Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2405
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Willian Fernandes Silva-
dc.contributor.advisor1Marinho, Alex de Mesquita-
dc.date.accessioned2025-07-30T11:51:26Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA, Willian Fernandes Silva. Alfabetização na idade certa: desafios da alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. 2025. 41 f. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2405-
dc.description.resumoEste trabalho aborda os desafios e possibilidades da alfabetização na idade certa nas séries iniciais do ensino fundamental. O objetivo foi investigar os principais entraves e estratégias pedagógicas que contribuem para a consolidação do processo de leitura e escrita, considerando aspectos históricos, estruturais, culturais e tecnológicos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica, baseada em autores como Emília Ferreiro, Ana Teberosky e Paulo Freire, além de documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados indicaram que a alfabetização enfrenta desafios relacionados à precariedade da infraestrutura, desigualdades regionais e formação docente insuficiente. Contudo, destacaram-se possibilidades emergentes, como o uso de tecnologias educacionais, práticas pedagógicas inclusivas e a valorização da diversidade cultural dos alunos. Conclui-se que a superação dos desafios exige formação continuada dos professores, políticas públicas eficazes e estratégias educacionais que respeitem as especificidades regionais e culturais, promovendo uma alfabetização crítica, inclusiva e transformadora.por
dc.description.abstractThis study addresses the challenges and possibilities of literacy at the right age in the early years of elementary school. The objective was to investigate the main obstacles and pedagogical strategies that contribute to the consolidation of the reading and writing process, considering historical, structural, cultural, and technological aspects. The research adopted a qualitative bibliographic approach, based on authors such as Emília Ferreiro, Ana Teberosky, and Paulo Freire, as well as normative documents such as the National Common Curricular Base (BNCC). The results indicated that literacy faces challenges related to precarious infrastructure, regional inequalities, and insufficient teacher training. However, emerging possibilities were highlighted, such as the use of educational technologies, inclusive pedagogical practices, and the appreciation of students' cultural diversity. It is concluded that overcoming these challenges requires continuous teacher training, effective public policies, and educational strategies that respect regional and cultural specificities, promoting critical, inclusive, and transformative literacy. Keywords: literacy, primary education, pedagogical practices, public policies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Willian fernades Silva sousa (williansousa@aluno.uespi.br) on 2025-07-29T14:07:10Z No. of bitstreams: 2 ALFABETIZAO_NA_IDADE_CERTA 1.0.docx: 139114 bytes, checksum: faecbdcf4b0c02948d166bc3efbba6ef (MD5) tcc_assinado_assinado.pdf: 189907 bytes, checksum: fe42abf8325ca655bdbcfff39decac75 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO O TCC E OTERMO, E DEVEM SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA-DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL on 2025-07-30T10:22:31Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Willian fernades Silva sousa (williansousa@aluno.uespi.br) on 2025-07-30T11:30:41Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ASSINADO.pdf: 189907 bytes, checksum: fe42abf8325ca655bdbcfff39decac75 (MD5) TCC MONOGRAFIA.pdf: 425618 bytes, checksum: 83f521678a612b015f9345c48a27c5db (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-30T11:51:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ASSINADO.pdf: 189907 bytes, checksum: fe42abf8325ca655bdbcfff39decac75 (MD5) TCC MONOGRAFIA.pdf: 425618 bytes, checksum: 83f521678a612b015f9345c48a27c5db (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-30T11:51:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ASSINADO.pdf: 189907 bytes, checksum: fe42abf8325ca655bdbcfff39decac75 (MD5) TCC MONOGRAFIA.pdf: 425618 bytes, checksum: 83f521678a612b015f9345c48a27c5db (MD5) Previous issue date: 2025-01-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleAlfabetização na idade certa: desafios da alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf415,64 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.