| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2405Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sousa, Willian Fernandes Silva | - |
| dc.contributor.advisor1 | Marinho, Alex de Mesquita | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-30T11:51:26Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA, Willian Fernandes Silva. Alfabetização na idade certa: desafios da alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. 2025. 41 f. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2405 | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho aborda os desafios e possibilidades da alfabetização na idade certa nas séries iniciais do ensino fundamental. O objetivo foi investigar os principais entraves e estratégias pedagógicas que contribuem para a consolidação do processo de leitura e escrita, considerando aspectos históricos, estruturais, culturais e tecnológicos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica, baseada em autores como Emília Ferreiro, Ana Teberosky e Paulo Freire, além de documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados indicaram que a alfabetização enfrenta desafios relacionados à precariedade da infraestrutura, desigualdades regionais e formação docente insuficiente. Contudo, destacaram-se possibilidades emergentes, como o uso de tecnologias educacionais, práticas pedagógicas inclusivas e a valorização da diversidade cultural dos alunos. Conclui-se que a superação dos desafios exige formação continuada dos professores, políticas públicas eficazes e estratégias educacionais que respeitem as especificidades regionais e culturais, promovendo uma alfabetização crítica, inclusiva e transformadora. | por |
| dc.description.abstract | This study addresses the challenges and possibilities of literacy at the right age in the early years of elementary school. The objective was to investigate the main obstacles and pedagogical strategies that contribute to the consolidation of the reading and writing process, considering historical, structural, cultural, and technological aspects. The research adopted a qualitative bibliographic approach, based on authors such as Emília Ferreiro, Ana Teberosky, and Paulo Freire, as well as normative documents such as the National Common Curricular Base (BNCC). The results indicated that literacy faces challenges related to precarious infrastructure, regional inequalities, and insufficient teacher training. However, emerging possibilities were highlighted, such as the use of educational technologies, inclusive pedagogical practices, and the appreciation of students' cultural diversity. It is concluded that overcoming these challenges requires continuous teacher training, effective public policies, and educational strategies that respect regional and cultural specificities, promoting critical, inclusive, and transformative literacy. Keywords: literacy, primary education, pedagogical practices, public policies. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Willian fernades Silva sousa (williansousa@aluno.uespi.br) on 2025-07-29T14:07:10Z No. of bitstreams: 2 ALFABETIZAO_NA_IDADE_CERTA 1.0.docx: 139114 bytes, checksum: faecbdcf4b0c02948d166bc3efbba6ef (MD5) tcc_assinado_assinado.pdf: 189907 bytes, checksum: fe42abf8325ca655bdbcfff39decac75 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO O TCC E OTERMO, E DEVEM SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA-DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL on 2025-07-30T10:22:31Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Willian fernades Silva sousa (williansousa@aluno.uespi.br) on 2025-07-30T11:30:41Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ASSINADO.pdf: 189907 bytes, checksum: fe42abf8325ca655bdbcfff39decac75 (MD5) TCC MONOGRAFIA.pdf: 425618 bytes, checksum: 83f521678a612b015f9345c48a27c5db (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-30T11:51:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ASSINADO.pdf: 189907 bytes, checksum: fe42abf8325ca655bdbcfff39decac75 (MD5) TCC MONOGRAFIA.pdf: 425618 bytes, checksum: 83f521678a612b015f9345c48a27c5db (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-30T11:51:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ASSINADO.pdf: 189907 bytes, checksum: fe42abf8325ca655bdbcfff39decac75 (MD5) TCC MONOGRAFIA.pdf: 425618 bytes, checksum: 83f521678a612b015f9345c48a27c5db (MD5) Previous issue date: 2025-01-15 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Alfabetização | por |
| dc.subject | Ensino Fundamental | por |
| dc.subject | Práticas Pedagógicas | por |
| dc.subject | Políticas Públicas | por |
| dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
| dc.title | Alfabetização na idade certa: desafios da alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 415,64 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
