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dc.creatorSilva, Giovanessa Rackel de Sousa-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=30786CC90A2578F54C23395D1C51E2CBpor
dc.contributor.advisor1Sousa, Luciano de Melo-
dc.contributor.referee1Machado, Maria do Socorro da Costa-
dc.contributor.referee2Souza, Bruno de Mello-
dc.date.accessioned2025-07-30T13:01:44Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Giovanessa Rackel de Sousa. A influência do residente no ambiente escolar: perspectiva de transformação e aprendizagem. 2025. 48 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2408-
dc.description.resumoEste trabalho analisa os métodos de ensino empregados durante a Residência Pedagógica em Sociologia no Ensino Médio, com o objetivo de aproximar os conteúdos da realidade dos estudantes e superar práticas tradicionais pouco atrativas. A pesquisa, configura-se como um relato de experiência, fundamentado na revisão dos relatórios da Residência Pedagógica, em rodas de conversa e na aplicação de um formulário online com os discentes. A investigação parte da seguinte questão: os métodos utilizados contribuíram para a compreensão dos conteúdos e a articulação entre teoria e prática? Fundamentado em autores como Freire (1996), Dewey (1959), Bodart e Feijó (2020), Bacich e Moran (2018), o estudo demonstra que a utilização de metodologias ativas como o uso de músicas, filmes e debates favoreceu a aproximação dos conteúdos à vivência dos estudantes, estimulando o pensamento crítico e reflexivo. Apesar das limitações de recursos, observou-se avanços significativos na aprendizagem. Conclui-se que a atuação do residente, ao adotar práticas pedagógicas ativas, torna o ensino mais significativo, participativo e emancipador.por
dc.description.abstractThis work analyzes the teaching methods employed during the Pedagogical Residence in Sociology in High School, with the objective of bringing the contents closer to the reality of the students and overcoming traditional practices that are not attractive. The research is configured as a report of experience, based on the review of the reports of the Pedagogical Residency, in conversation rounds and the application of an online form with the students. The research starts from the following question: did the methods used contribute to the understanding of the contents and the articulation between theory and practice? Based on authors such as Freire (1996), Dewey (1959), Bodart and Feijó (2020), Bacich and Moran (2018), the study demonstrates that the use of active methodologies such as music, films and debates stimulating critical and reflective thinking. Despite resource limitations, significant advances in learning were observed. It is concluded that the performance of the resident, by adopting active pedagogical practices, makes teaching more meaningful, participatory and emancipatorypor
dc.description.provenanceSubmitted by Giovanessa Rackel (giovanessasilva@aluno.uespi.br) on 2025-07-30T12:09:05Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.docx (1).pdf: 678303 bytes, checksum: 85e6ea17130054b31de2cfcbbf61e428 (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_PARA_A_PUBLICACAO_assinado (1).pdf: 150404 bytes, checksum: 305a6eceefb658de23422de46d4fd413 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-30T13:01:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.docx (1).pdf: 678303 bytes, checksum: 85e6ea17130054b31de2cfcbbf61e428 (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_PARA_A_PUBLICACAO_assinado (1).pdf: 150404 bytes, checksum: 305a6eceefb658de23422de46d4fd413 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Sociaispor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Sociologiapor
dc.subjectMetodologias Ativaspor
dc.subjectSociologia Escolarpor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectResidência Pedagógicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.titleA influência do residente no ambiente escolar: perspectiva de transformação e aprendizagempor
dc.typeMonografiapor
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