Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRicarte, Kátia Magaly Pires (org.)-
dc.creatorSantos, Kelly Polyana Pereira dos (org.)-
dc.creatorCruz, Warlen Ranniery Araújo (org.)-
dc.date.accessioned2025-07-31T16:24:55Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationRICARTE, Kátia Magaly Pires; SANTOS, Kelly Polyana Pereira dos; CRUZ, Warlen Ranniery Araújo. Residência Pedagógica: retrospectiva PIBID/RP/UESPI - Linguagens e Suas Tecnologias, Vol. 01. Teresina: FUESPI, 2025. Disponível em: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2421. Acesso em: [data de acesso].por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2421-
dc.description.resumoEsta obra foi dividida em 03 exemplares para reunir reflexões, experiências e análises resultantes das ações desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que visou fomentar projetos institucionais voltados à formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. Este exemplar por sua vez, além de destacar as contribuições dos subprojetos na área das de Pedagogia, Educação e suas Tecnologias, campo essencial tanto para a formação de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental quanto para o desenvolvimento de práticas educativas interdisciplinares e inovadoras. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação e suas tecnologias integram um conjunto de conhecimentos e competências fundamentais para garantir a aprendizagem significativa, o acesso ao conhecimento, o desenvolvimento das competências socioemocionais e a atuação crítica, ética e colaborativa dos estudantes nos diversos contextos sociais. No campo acadêmico, o PRP se estabeleceu como uma política pública de formação voltada ao fortalecimento e aprofundamento da formação teórico-prática dos licenciandos, ultrapassando os limites da sala de aula universitária e contribuindo diretamente para a construção da identidade profissional docente, a partir da articulação entre instituições de ensino superior (IES), redes de ensino e escolas públicas, em regime de colaboração. Entre seus principais objetivos, destacaram-se: promover o diálogo entre teoria e prática; valorizar a experiência dos professores da educação básica na formação dos futuros docentes; estabelecer uma corresponsabilidade entre as IES e as redes públicas de ensino; além de estimular a aplicação das metodologias ativas, pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas práticas pedagógicas reais e contextualizadas. Os projetos apoiados pela CAPES no âmbito do PRP eram selecionados por meio de editais públicos. A última edição aprovada e desenvolvida na UESPI (Edital de 2022 a 2024) permaneceu com o feito da edição anterior, conquistou o primeiro lugar no Estado do Piauí e ainda somou a sua conquista todas as cotas solicitadas no ato da submissão do projeto. Após a aprovação e implantação na IES, iniciou a articulação com redes de ensino municipais, estaduais e federais, estabelecendo escolas-campo como locais de atuação dos residentes. A formalização dessas parcerias ocorreu por meio de Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) entre CAPES e as instituições envolvidas, garantindo a legitimidade e o comprometimento das partes. No contexto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o programa iniciou sua primeira edição em 2018, e a última em 2022, por decisão da CAPES que não ofertou mais os editais. As edições ficavam em vigência por 18 meses e na sua última edição ocorreu um feito inédito, a universidade consolidou sua participação com um expressivo número de bolsistas: 657 bolsas CAPES, sendo 510 residentes, 103 preceptores, 34 docentes orientadores e 01 coordenador institucional. As ações foram desenvolvidas em 09 Campi da UESPI: Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Teresina (Campus Clóvis Moura e Campus Torquato Neto), Picos, Oeiras, Floriano, São Raimundo Nonato e Bom Jesus, evidenciando o alcance estadual do projeto. Os preceptores atuaram em institutos federais, unidades escolares estaduais e municipais, promovendo uma formação contextualizada e próxima à realidade das escolas públicas. Os residentes foram organizados em subprojetos das mais diversas áreas do conhecimento, refletindo a amplitude do campo do saber na área de Pedagogia, Educação e suas Tecnologias. A BNCC reconhece a educação como um campo articulador entre as diferentes áreas do saber, promovendo o trabalho com metodologias ativas, uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, e estratégias que assegurem o direito à aprendizagem, à equidade e à inclusão. Dentro dessa perspectiva, a formação docente no âmbito do PRP oportunizou aos residentes a experimentação e o aprimoramento de práticas pedagógicas contextualizadas, reflexivas e comprometidas com os princípios de uma educação pública, democrática e de qualidade. Ao contemplar o subprojeto de Pedagogia, esta publicação oferece ao meio acadêmico uma amostra do esforço coletivo de formar professores aptos a lidar com os desafios contemporâneos da educação. O registro das práticas, dos desafios enfrentados e das conquistas alcançadas reafirma o compromisso da UESPI com a qualidade da formação inicial de professores e com a construção de uma educação pública crítica, reflexiva e socialmente referenciada. Esta obra, portanto, representa o resultado concreto de uma política pública que, ao longo de seus ciclos, contribuiu de forma significativa para a melhoria da formação docente inicial. Reunindo experiências, relatos, estudos e análises, o livro convida o leitor a compreender os impactos do Programa Residência Pedagógica no cenário educacional piauiense, destacando o compromisso da UESPI com a formação de professores críticos, reflexivos e comprometidos com a transformação social. Kátia Magaly Pires Ricarte Profa Dra da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (PRP) Edição 2022 - 2024/UESPI Port. 0394/2022/Matr.268849-2por
dc.description.abstractThis work was divided into three copies to bring together reflections, experiences, and analyses resulting from the actions developed within the Pedagogical Residency Program (PRP), an initiative of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), which aimed to foster institutional projects focused on the initial training of basic education teachers in undergraduate programs. This copy, in turn, highlights the contributions of subprojects in the area of Pedagogy, Education, and its Technologies, an essential field both for the training of early childhood and early elementary school teachers and for the development of interdisciplinary and innovative educational practices. According to the National Common Curricular Base (BNCC), education and its technologies integrate a set of fundamental knowledge and skills to ensure meaningful learning, access to knowledge, the development of socio-emotional skills, and the critical, ethical, and collaborative action of students in diverse social contexts. In the academic field, the PRP established itself as a public training policy aimed at strengthening and deepening the theoretical and practical training of undergraduates, going beyond the confines of the university classroom and directly contributing to the development of the professional identity of teachers, through collaborative collaboration between higher education institutions (HEIs), education systems, and public schools. Its main objectives included: promoting dialogue between theory and practice; valuing the experience of basic education teachers in the training of future teachers; establishing co-responsibility between HEIs and public education systems; and encouraging the application of active methodologies, collaborative research, and academic production based on real and contextualized pedagogical practices. Projects supported by CAPES under the PRP were selected through public calls for proposals. The latest edition, approved and developed at UESPI (Call for Proposals from 2022 to 2024), maintained the achievement of the previous edition, winning first place in the state of Piauí and also achieving all the quotas requested at the time of project submission. After approval and implementation at the HEI, collaboration with municipal, state, and federal education networks began, establishing field schools as locations for residents to work. These partnerships were formalized through Technical Cooperation Agreements (ACTs) between CAPES and the participating institutions, ensuring the legitimacy and commitment of both parties. At the State University of Piauí (UESPI), the program began its first edition in 2018, and the last in 2022, following a decision by CAPES to discontinue the call for applications. The editions were valid for 18 months, and in its latest edition, an unprecedented feat occurred: the university consolidated its participation with a significant number of scholarship recipients: 657 CAPES scholarships, including 510 residents, 103 preceptors, 34 faculty advisors, and 1 institutional coordinator. The initiatives were developed at nine UESPI campuses: Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Teresina (Clóvis Moura Campus and Torquato Neto Campus), Picos, Oeiras, Floriano, São Raimundo Nonato, and Bom Jesus, demonstrating the project's statewide reach. The preceptors worked at federal institutes and state and municipal schools, providing contextualized training that closely reflects the realities of public schools. The residents were organized into subprojects spanning a wide range of fields, reflecting the breadth of knowledge in Pedagogy, Education, and its Technologies. The BNCC recognizes education as a field that connects different areas of knowledge, promoting work with active methodologies, the use of digital information and communication technologies, and strategies that ensure the right to learning, equity, and inclusion. From this perspective, teacher training within the PRP provided residents with the opportunity to experiment with and refine contextualized, reflective pedagogical practices committed to the principles of a public, democratic, and quality education. By addressing the Pedagogy subproject, this publication offers the academic community a glimpse into the collective effort to train teachers capable of addressing contemporary educational challenges. Recording the practices, challenges faced, and achievements achieved reaffirms UESPI's commitment to the quality of initial teacher training and to building a critical, reflective, and socially informed public education system. This work, therefore, represents the concrete result of a public policy that, throughout its cycles, has contributed significantly to improving initial teacher training. Bringing together experiences, reports, studies, and analyses, the book invites the reader to understand the impacts of the Pedagogical Residency Program on the educational landscape in Piauí, highlighting UESPI's commitment to training critical, reflective teachers committed to social transformation. Kátia Magaly Pires Ricarte Profa Dra da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica (PRP) Edição 2022 - 2024/UESPI Port. 0394/2022/Matr.268849-2eng
dc.description.provenanceSubmitted by Francinaldo Sousa (francinaldosilva@uespi.br) on 2025-07-30T16:03:36Z No. of bitstreams: 2 252-Manuscrito de livro-1297-1-10-20250523.pdf: 3168803 bytes, checksum: 3265f92f8f49d8dbade5d3470ff242ed (MD5) thumbnail.png: 560423 bytes, checksum: a46eebc66736e61d7c6875ed2c80b665 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-07-31T16:24:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 252-Manuscrito de livro-1297-1-10-20250523.pdf: 3168803 bytes, checksum: 3265f92f8f49d8dbade5d3470ff242ed (MD5) thumbnail.png: 560423 bytes, checksum: a46eebc66736e61d7c6875ed2c80b665 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-31T16:24:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 252-Manuscrito de livro-1297-1-10-20250523.pdf: 3168803 bytes, checksum: 3265f92f8f49d8dbade5d3470ff242ed (MD5) thumbnail.png: 560423 bytes, checksum: a46eebc66736e61d7c6875ed2c80b665 (MD5) Previous issue date: 2025-05-23eng
dc.formatimage/png*
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentFUESPIpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectResidência Pedagógicapor
dc.subjectLicenciaturaspor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleResidência Pedagógica : retrospectiva PIBID/RP/UESPI - Linguagens e Suas Tecnologias, Vol. 01por
dc.typeAnais e Livros de Resumospor
Aparece nas coleções:Anais e Livros de Resumos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro Completo.pdf3,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.