Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2435
Tipo do documento: Monografia
Título: Marketing digital e o comportamento do consumidor: um estudo com usuários do Instagram em Uruçuí
Autor: Leite, Azirene Brandão
Eufrásio, Valéria Lima
Primeiro orientador: Cerqueira, Kaetana Alves
Primeiro membro da banca: Cerqueira, Kaetana Alves
Segundo membro da banca: Silva, Laíse do Nascimento
Terceiro membro da banca: Lima, Stefanny Maria Lopes de
Resumo: A conectividade digital está mudando o comportamento dos consumidores. Junto a isso, o marketing não segue mais uma forma linear, pois os consumidores são influenciados pelas plataformas digitais para tomar decisões de compra. Esse processo se dá por conteúdos gerados nas redes sociais, avaliações, comentários e recomendações de outros usuários. O presente estudo teve como objetivo analisar os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor no marketing digital, com ênfase na plataforma Instagram, em usuários residentes no município de Uruçuí – PI. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo, com aplicação de entrevistas semiestruturadas com dez perguntas a cinco participantes ativos da plataforma. A fundamentação teórica contempla temas como marketing digital, comportamento do consumidor, processo de decisão de compra e influência das mídias digitais. Os resultados evidenciam que aspectos como a atratividade visual, a atuação de influenciadores, a recorrência de anúncios e a facilidade de acesso impactam significativamente nas decisões de compra dos consumidores. Além disso, fatores emocionais e sociais, como opiniões de terceiros e experiências anteriores, também influenciam fortemente o comportamento do consumidor digital. Tais elementos, somados à facilidade de acesso às redes sociais e à personalização das campanhas, contribuem para a criação de um ambiente de consumo altamente estimulante, moldando desejos, necessidades e decisões de compra, até mesmo de forma inconsciente.
Abstract: Digital connectivity is changing consumer behavior. Along with this, marketing is no longer linear, as consumers are influenced by digital platforms when making purchasing decisions. This process is driven by content generated on social media, reviews, comments, and recommendations from other users. This study aimed to analyze the main factors that influence consumer behavior in digital marketing, with an emphasis on the Instagram platform, among users residing in the municipality of Uruçuí, Piauí. The research used a qualitative, exploratory-descriptive approach, with semi-structured interviews with ten questions administered to five active platform participants. The theoretical framework covers topics such as digital marketing, consumer behavior, the purchasing decision process, and the influence of digital media. The results show that aspects such as visual attractiveness, influencer activity, ad recurrence, and ease of access significantly impact consumer purchasing decisions. Furthermore, emotional and social factors, such as third-party opinions and previous experiences, also strongly influence digital consumer behavior. These elements, combined with the ease of access to social networks and the personalization of campaigns, contribute to the creation of a highly stimulating consumer environment, shaping desires, needs and purchasing decisions, even unconsciously.
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor
Estratégia Digital
Marketing Digital
Redes Sociais
Instagram
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Bacharelado em Administração
Citação: LEITE Alzirene Brandão; EUFRÁSIO, Valéria Lima. Marketing digital e o comportamento do consumidor: Um estudo com usuários do Instagram em Uruçuí. 2025. 37 f. Monografia (Bacharelado em Administração) - Universidade Estadual do Piauí, Uruçuí, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2435
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Bacharelado em Administração (Cerrado do Alto Parnaíba – URUÇUÍ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf782,85 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.