Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2468
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Associação entre o nível de aptidão física, saúde e desempenho acadêmico de estudantes do ensino superior
Autor: Soares, Éber José de Sousa
Primeiro orientador: Silva, Glauber Castelo Branco
Primeiro membro da banca: Santos, Ana Kariele da Silva
Segundo membro da banca: Moura, Ayla de Jesus
Resumo: A prática regular de atividade física tem sido associada a melhorias no desempenho cognitivo, influenciando positivamente o desempenho acadêmico. Este estudo buscou associar os níveis de aptidão física (avaliados pelo International Physical Activity Questionnaire – IPAQ) com o desempenho acadêmico em estudantes universitários, investigando também relações com tempo dedicado aos estudos e capacidade de conciliação entre atividades acadêmicas e pessoais. Trata-se de um estudo observacional descritivo e correlacional, com amostra de 42 estudantes (idade média = 22,85 ±2,5 anos). Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva (frequências e porcentagens) e inferencial, utilizando o teste não paramétrico Exato de Fisher para verificar associações, com auxílio do software SPSS (nível de significância p < 0,05). As variáveis analisadas incluíram: Nível de aptidão física (IPAQ) Índice acadêmico; Tempo semanal de estudo; Concílio entre estudo e vida pessoal. Os resultados demonstraram associações estatisticamente significativas entre: IPAC e Índice Acadêmico (p < 0,05), indicando que estudantes com maior aptidão física tendem a apresentar melhor desempenho acadêmico. IPAC e Tempo de Estudo (p < 0,05), sugerindo que a aptidão física pode influenciar positivamente a dedicação aos estudos. IPAC e Conciliação Estudo-Vida Pessoal (p < 0,05), refletindo uma possível relação entre saúde física e equilíbrio nas demandas acadêmicas. Conclui-se que o nível de aptidão física está associado ao desempenho acadêmico, reforçando a importância de políticas educacionais que integrem promoção da saúde física ao ambiente universitário. Os achados destacam a necessidade de incentivar práticas regulares de atividade física como estratégia potencial para melhorar indicadores educacionais.
Abstract: Regular physical activity has been associated with improvements in cognitive performance, positively influencing academic achievement. This study aimed to associate levels of physical fitness (assessed by the International Physical Activity Questionnaire – IPAQ) with academic performance among university students, also investigating relationships with time dedicated to studying and the ability to balance academic and personal activities. This is a descriptive and correlational observational study with a sample of 42 students (mean age = 22.85 ± 2.5 years). Data were analyzed using descriptive statistics (frequencies and percentages) and inferential statistics, employing Fisher’s Exact Test to verify associations, with the aid of SPSS software (significance level p < 0.05). The variables analyzed included: Level of physical fitness (IPAQ), Academic index, Weekly study time, and Balance between study and personal life. The results showed statistically significant associations between: IPAQ and Academic Index (p < 0.05), indicating that students with higher physical fitness tend to have better academic performance; IPAQ and Study Time (p < 0.05), suggesting that physical fitness may positively influence study dedication; and IPAQ and Balance between Study and Personal Life (p < 0.05), reflecting a possible relationship between physical health and balance in academic demands. It is concluded that the level of physical fitness is associated with academic performance, reinforcing the importance of educational policies that integrate health promotion within the university environment. The findings highlight the need to encourage regular physical activity as a potential strategy to improve educational indicators. Keywords: Physical fitness, academic performance, university students, Fisher’s Exact Test, IPAQ.
Palavras-chave: Aptidão Física
Desempenho Acadêmico
Estudantes Universitários
Teste de Fisher
IPAC
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Educação Física
Citação: SOARES, Éber José de Sousa. Associação entre o nível de aptidão física, saúde e desempenho acadêmico de estudantes do ensino superior. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2468
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf631,69 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.