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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria Beatriz de Abreu-
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria Goreti da Silva-
dc.contributor.referee1Sousa, Maria Goreti da Silva-
dc.contributor.referee2Batista,  Suênya Marley Mourão-
dc.contributor.referee3Sousa, Valdirene Gomes-
dc.date.accessioned2025-08-18T11:13:22Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Beatriz de Abreu. A ludicidade como ferramenta pedagógica e suas contribuições para a aprendizagem de crianças em processo de alfabetização. 2025. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2500-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi compreender de que forma a ludicidade, enquanto ferramenta pedagógica, contribui na aprendizagem de crianças em processo de alfabetização. A discussão teórica foi fundamentada em autores que defendem o uso da ludicidade na educação, dentre os quais, destacam-se: Kishimoto (2002), Macedo; Petty e Passos (2005), Vygotsky (1991). Além disso, destaca-se a fundamentação em documentos legais como a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Quanto aos aspectos metodológicos, usou-se a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Para tanto, foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado na zona sul de Teresina-Pi, com a colaboração de duas professoras alfabetizadoras. Como instrumento para a produção de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada. As análises foram realizadas orientadas por três categorias, sendo elas: Concepções sobre o uso da ludicidade como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização; a utilização da ludicidade na aprendizagem de crianças no processo de alfabetização; e as contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no processo de alfabetização. Como resultados, o estudo apontou que, para as professoras, a ludicidade se apresenta como ferramenta pedagógica que contribui para a aprendizagem de crianças na alfabetização. Nos relatos docentes, destacam-se ainda que o uso de práticas lúdicas favorece no avanço do processo de ensino-aprendizagem, o que possibilita tornar a alfabetização mais acessível e eficiente para as crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Demonstra ainda como a ludicidade, usada pelos professores como uma ferramenta auxiliar, tem a função de inserir a criança neste cenário e contribuir para a aprendizagem da leitura e escrita. Por conseguinte, ressalta-se que, em decorrência de tais aquisições, o domínio da ludicidade, contribui também nos campos cognitivo, comportamental e afetivo.por
dc.description.abstractThe objective of this study was to understand how playfulness, as a pedagogical tool, contributes to the learning of children in the literacy process. The theoretical discussion was based on authors who defend the use of playfulness in education, among which the following stand out: Kishimoto (2002), Macedo; Petty and Passos (2005), Vygotsky (1991). In addition, the basis for this study is based on legal documents such as the Federal Constitution (1988), the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB, 1996) and the National Common Curricular Base (BNCC, 2017). Regarding the methodological aspects, field research with a qualitative approach was used. For this purpose, it was carried out in a Municipal Center for Early Childhood Education, located in the southern area of ​​Teresina-PI, with the collaboration of two literacy teachers. As an instrument for data production, a semi-structured interview was used. The analyses were carried out guided by three categories, namely: Conceptions about the use of playfulness as a pedagogical tool in the literacy process; the use of playfulness in children's learning in the literacy process; and the contributions of playfulness in children's learning in the literacy process. As a result, the study indicated that, for the teachers, playfulness presents itself as a pedagogical tool that contributes to children's learning in literacy. Teachers’ reports also highlight that the use of playful practices favors the advancement of the teaching-learning process, which makes it possible to make literacy more accessible and efficient for children in the early years of elementary school. It also demonstrates how playfulness, used by teachers as an auxiliary tool, has the function of inserting the child into this scenario and contributing to the learning of reading and writing. Therefore, it is emphasized that, as a result of such acquisitions, mastery of playfulness also contributes to the cognitive, behavioral and affective fields.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Santos (mbeatrizdeabreus@aluno.uespi.br) on 2025-08-11T19:30:39Z No. of bitstreams: 2 TCC CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE.pdf: 553538 bytes, checksum: bda34eb1fba55a16e0b9d8fc22f3e2d8 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 496918 bytes, checksum: 37b2eb0fd3d701d882bb865086156b8a (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-08-12T11:35:40Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Santos (mbeatrizdeabreus@aluno.uespi.br) on 2025-08-15T21:28:50Z No. of bitstreams: 2 TCC CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE.pdf: 553538 bytes, checksum: bda34eb1fba55a16e0b9d8fc22f3e2d8 (MD5) Termo de autorização assinado.pdf: 202390 bytes, checksum: 908a198081846d75818c60c2824e2c42 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-18T11:13:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE.pdf: 553538 bytes, checksum: bda34eb1fba55a16e0b9d8fc22f3e2d8 (MD5) Termo de autorização assinado.pdf: 202390 bytes, checksum: 908a198081846d75818c60c2824e2c42 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-18T11:13:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE.pdf: 553538 bytes, checksum: bda34eb1fba55a16e0b9d8fc22f3e2d8 (MD5) Termo de autorização assinado.pdf: 202390 bytes, checksum: 908a198081846d75818c60c2824e2c42 (MD5) Previous issue date: 2025-06-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Educacao Comunicacao e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, E. B. C. Conceituando alfabetização e letramento. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M. (Org). Alfabetização e Letramento: Conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.   ALMEIDA, A. Ludicidade como instrumento pedagógico. Cooperativa do Fitness, 23 de janeiro de 2009. Disponível em: https://www.cdof.com.br/recrea22.htm. Acesso em: 23 de jun. 2025.   BORBA, Â. M.; G, C. As diversas expressões e o desenvolvimento da criança na escola. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (Orgs.). Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 47-56.   BORBA, Â. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. Petrópolis: Vozes, 2007.   BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 24 jun. 2025.   BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24 jun. 2025.   BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA ludicidade como ferramenta pedagógica e suas contribuições para a aprendizagem de crianças em processo de alfabetizaçãopor
dc.title.alternativePlayfulness as a pedagogical tool and its contributions to the learning of children in the literacy processeng
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCECA - Licenciatura em Pedagogia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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