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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2505| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | A atuação de profissionais da Psicologia Escolar e Educacional junto a estudantes com Altas Habilidades/Superdotação |
| Autor: | Silva, Érica Beatriz Portela da |
| Primeiro orientador: | Monte, Patrícia Melo do |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a atuação de profissionais da Psicologia Escolar e Educacional (PEE) no atendimento a estudantes com Altas habilidades/Superdotação (Ah/Sd). A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi conduzida por meio de revisão bibliográfica nas bases Google Scholar, Portal Regional da BVS e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de Brasília (UnB), abrangendo produções nacionais dos últimos nove anos. Os resultados evidenciam que a atuação da(o) PEE é multifacetada, envolvendo avaliação e identificação de alunos, apoio emocional, orientação às famílias, formação docente e promoção de práticas pedagógicas inclusivas. Apesar disso, ainda existem diversos entraves, como a escassez de recursos, desconhecimento sobre Ah/Sd, formação insuficiente dos profissionais da educação e baixa adesão aos serviços de atendimento especializado. A pesquisa reforça a importância do trabalho interdisciplinar e da valorização das dimensões emocionais e sociais dos alunos superdotados, destacando o papel essencial da(o) PEE na construção de uma educação verdadeiramente inclusiva e significativa |
| Abstract: | This study aims to analyze the role of School and Educational Psychologists (SEPs) in assisting students with High Abilities/Giftedness (HA/GD). The research, of a qualitative and exploratory nature, was conducted through a bibliographic review in databases such as Google Scholar, BVS and the UnB Digital Library of Theses and Dissertations, covering national productions from the last ten years. The results show that the role of SEPs is multifaceted, involving assessment and identification of students, emotional support, guidance to families, teacher training and promotion of inclusive pedagogical practices. Despite this, there are still several obstacles, such as the scarcity of resources, lack of knowledge about HA/GD, insufficient training of professionals and low adherence to specialized care services. The research reinforces the importance of interdisciplinary work and the appreciation of the emotional and social dimensions of gifted students, highlighting the essential role of the school psychologist in building a truly inclusive and meaningful education. |
| Palavras-chave: | Altas Habilidades/Superdotação Psicologia Escolar Psicologia Educacional |
| Área(s) do CNPq: | FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Saude |
| Programa: | Bacharelado em Psicologia |
| Citação: | SILVA, Érica Beatriz Portela da. A atuação de profissionais da Psicologia Escolar e Educacional junto a estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. 2025. 31 f. TCC ( Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí,Teresina-PI . |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2505 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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