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Tipo do documento: Monografia
Título: Educação de jovem e adultos: uma análise dos trabalhos monográficos sobre a EJA no curso de pedagogia da UESPI, campus de Piripiri–PI
Autor: Sousa, Rosiane Magalhaes
Primeiro orientador: Santana, Maria do Perpétuo Socorro Castelo Branco
Resumo: O presente estudo insere-se no campo de pesquisa da Educação de Jovens e Adultos, com o objetivo de compreender as temáticas que os alunos do curso de Pedagogia da UESPI, campus de Piripiri–PI, abordaram nos seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) neste município, no período de 2010 a 2023. Para isso, a metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e de campo. A seleção das sete monografias para análise foi feita durante uma visita à biblioteca da UESPI, campus de Piripiri–PI, com a finalidade de escolher todos os trabalhos sobre a EJA, relacionados ao tema central e com ênfase nas zonas urbana e rural de Piripiri–PI, defendidos entre o período de 2010 e 2023. Trabalhos de outros municípios foram descartados, pois não estavam alinhados à proposta deste estudo. A delimitação de 2010 a 2023 se justifica pelo fato que, em 2010, após a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE/CP n.º 1, de 15 de maio de 2006), que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, a UESPI implementou um novo currículo para este curso, adotando um currículo comum a todos os campi da instituição onde o curso de Pedagogia é oferecido. Sendo assim, a delimitação final para o ano de 2023 ocorreu porque o Núcleo Docente Estruturante do Curso (NDE) aprovou um novo currículo, que passou a vigorar no ano de 2024. É importante ressaltar que, entre o início da licenciatura, em 2004, e o ano de 2023, o curso de Pedagogia da UESPI, campus de Piripiri–PI, adotou três currículos, numerados como 01,14 e 22, entretanto, essa pesquisa considerou apenas os dois últimos. Os principais resultados indicam que a disciplina de EJA foi ofertada no 8° período do Currículo 14 (2010) e antecipada para o 4° bloco no Currículo 22 (2014/2022), proporcionando aos discentes um contato precoce com a temática. Houve uma redução das disciplinas de pesquisa, de cinco para três, e seu posicionamento nos últimos semestres favoreceu um maior amadurecimento teórico nos alunos. No entanto, esses fatores não representaram um aumento significativo na quantidade de pesquisas sobre a EJA dentro do curso de Pedagogia no recorte analisado. As monografias analisadas evidenciaram que os inúmeros desafios enfrentados na EJA se repetem ao longo dos anos, indicando a continuidade ou até o agravamento desses problemas. Além disso, observou-se que temas contemporâneos, como tecnologias e metodologias ativas, ainda não foram abordados, apontando lacunas na produção acadêmica. Os trabalhos também destacaram a necessidade de formação continuada para os professores que atuam na área. Dessa forma, este estudo atingiu seus objetivos e contribui para uma maior compreensão dos desafios da EJA, servindo de suporte para futuras pesquisas e intervenções mais eficazes na educação de jovens e adultos.
Abstract: The present study is part of the research field of Youth and Adult Education, with the aims to understand the themes which the students from the Pedagogy Course at UESPI, Piripiri-PI campus, approached in their Final Course Work (TCC - Trabalho de Conclusão de Curso) on Youth and Adult Education (EJA - Educação de Jovens e Adultos) in this municipality, in the period of 2010 to 2023. For this, the methodology adopted was the bibliographic and field research. The selection of the seven monographs for the analysis was made during a visit to the library of the UESPI, Piripiri-PI campus, with the purpose of chose all works about EJA, related to the central theme and with emphasis in the rural and urban areas of Piripiri-PI defended between 2010 to 2023. Studies of other municipalities were discarded, because they were not aligned with the proposal of the study. The delimitation of 2010 to 2023 is justified by the fact that, in 2010, after the resolution of National Education Council (CNE/CP n.º 1, of May 15, 2006), which institutes the National Curricular Guidelines (DCN - Diretrizes Curriculares Nacionais) for the Pedagogy Course, degree, the Uespi implemented a new curriculum for this course, adopting a common curriculum for all campus of institution where the Pedagogy Course is offered. Therefore, the delimitation for the year 2023, occurred because the Course Structuring Teaching Core (NDE - Núcleo Docente Estruturante) approved a new curriculum, which passed to hold in the year 2024. It is important to highlight, between the beginning of the degree, in 2004, and the year 2023, the pedagogy course of UESPI, Piripiri-PI campus, adopted 3 curriculum numbered as 01, 14 and 22, however this research only the last two. The main results indicate that the subject offered in the 8° period of the curriculum 14 (2010) is anticipated for the 4° period in the curriculum 22 (2014/2022), providing to the students an early contact with the subject. There was a reduction in research disciplines, from five to three, and the positioning in the last semesters favored a greater maturation in the students. However, these factors do not represented a significant increase in the amount of research about EJA inside of the Pedagogy Course in the analyzed section. The monographs analyzed evidenced which the numerous challenges faced in the EJA are repeated over the years, indicating continuity or even worsening of these problems. Moreover, it was observed that the contemporary themes, such as technologies and active methodologies, have yet to be addressed, pointing to the gaps in the academic production. The works also highlight the necessity for the continuing education for the teachers which work in the area. That way this study achieved your goals and contributed for the greater understanding of the EJA challenges, serving as support for future research and interventions more effective in the education of youth and adult education.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Pedagogia
Projeto Pedagógico de Curso (PPC)
Disciplina
Trabalho de Conclusão de Curso
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: SOUSA, Rosiane Magalhães. Educação de jovens e adultos: uma análise dos trabalhos monográficos sobre a EJA no curso de Pedagogia da UESPI, campus de Piripiri–PI. 2025. 61 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2515
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

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