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dc.creatorSantos, Luan Gonçalves dos-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=3A553F4960F451782AED40676ACBC9D7por
dc.contributor.advisor1Santos, Ana kariele da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Santos, Ana Kariele da Silva-
dc.contributor.referee1santos, Ana Kariele da SIlva-
dc.contributor.referee2Moura, Edenia-
dc.contributor.referee3Costa, Francisco-
dc.date.accessioned2025-08-20T11:47:31Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSANTOS, Luan Gonçalves dos. Desafios enfrentados pelos professores de educação física na inclusão de alunos com o transtorno do espectro autista. 2025.52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2518-
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado principalmente por déficits na comunicação social e por padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados. Há uma heterogeneidade na apresentação fenotípica do TEA, assim como nos níveis de severidade dos sintomas. Esta pesquisa procurou identificar os principais desafios enfrentados pelos professores de Educação Física na inclusão de alunos com autismo. A metodologia utilizada foi de uma abordagem mista, entre o método quantitativo e qualitativo, onde foi aplicado um questionário estruturado padrão, que buscou coletar dados sobre a experiência profissional e a percepção de cada professor. A investigação teve como foco compreender as dificuldades encontradas por docentes de Educação Física no processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto das escolas municipais da cidade de PicosPI. Os resultados apontam carência de capacitação, escassez de recursos e ausência de apoio institucional como principais obstáculos. Apesar disso, os docentes buscaram adaptar suas práticas, evidenciando que houve potencial para avanços mediante investimentos em formação e infraestrutura inclusiva. O presente estudo poderá auxiliar futuros professores de Educação Física no desenvolvimento de estratégias eficazes capazes de oferecer uma melhoria na qualidade de vida dos alunos com TEA como no fortalecimento da inclusão educacional. Estes resultados poderão contribuir significativamente para melhorar a inclusão de alunos com transtornos do espectro autista na Educação Física.por
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is primarily characterized by deficits in social communication and patterns of repetitive and stereotyped behaviors. There is heterogeneity in the phenotypic presentation of ASD, as well as in the severity levels of symptoms. This research aimed to identify the main challenges faced by Physical Education teachers in the inclusion of students with autism. The methodology used was a mixed approach, combining quantitative and qualitative methods, through the application of a standardized structured questionnaire designed to collect data on the professional experience and perceptions of each teacher. This study investigated the challenges faced by Physical Education teachers in the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in municipal schools in Picos-PI. The results highlight a lack of training, scarcity of resources, and absence of institutional support as the main obstacles. Despite these challenges, teachers sought to adapt their practices, demonstrating potential for progress through investments in training and inclusive infrastructure. This study may assist future Physical Education teachers in developing effective strategies capable of improving the quality of life for students with ASD, as well as strengthening educational inclusion. These findings may significantly contribute to improving the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder in Physical Education.por
dc.description.provenanceSubmitted by Luan Santos (luangoncalvesdoss@aluno.uespi.br) on 2025-08-20T00:20:39Z No. of bitstreams: 2 Luan Gonçalves dos Santos TCC.pdf: 569556 bytes, checksum: a7822938a172fd6885b4d5f91e7e25f2 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado.pdf: 480093 bytes, checksum: 7c539d3554f3cdacfc284805708af5f7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-20T11:47:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Luan Gonçalves dos Santos TCC.pdf: 569556 bytes, checksum: a7822938a172fd6885b4d5f91e7e25f2 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado.pdf: 480093 bytes, checksum: 7c539d3554f3cdacfc284805708af5f7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-20T11:47:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Luan Gonçalves dos Santos TCC.pdf: 569556 bytes, checksum: a7822938a172fd6885b4d5f91e7e25f2 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado.pdf: 480093 bytes, checksum: 7c539d3554f3cdacfc284805708af5f7 (MD5) Previous issue date: 2025-06-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Educação Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectInclusão na Escolapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDesafios enfrentados pelos professores de educação física na inclusão de alunos com o transtorno do espectro autistapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS)

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