| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2533| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | O conceito de território no ensino de geografia: análises das suas concepções em duas escolas da rede pública da cidade Timon-MA |
| Autor: | Almeida, Wanderson da Costa |
| Primeiro orientador: | Alencar, Maria Tereza de |
| Resumo: | O presente trabalho apresenta uma pesquisa originada do nosso interesse nas concepções de território e na importância do conceito nas discussões da comunidade geográfica brasileira, especialmente no contexto do Ensino de Geografia. Nosso objetivo geral é analisar as concepções de território ensinadas no 7º ano do Ensino Fundamental em duas escolas públicas da rede municipal de Timon-Ma. Adotamos uma abordagem que combina métodos qualitativos e quantitativos, envolvendo pesquisa bibliográfica, documental e de campo, incluindo a aplicação de questionários aos alunos e entrevistas com os professores. Nossos resultados revelam diferenças nas percepções dos alunos em relação às concepções de território, com a prevalência da visão política e naturalista na escola A e uma abordagem fundamentada nas relações de poder na escola B. Além disso, observamos que as concepções dos alunos estão, em certa medida, alinhadas com o conteúdo do livro didático, suscitando questões acerca da influência desses materiais e das políticas educacionais na formação das concepções dos alunos sobre o território. Concluímos que as abordagens política e naturalista do território são concepções hegemônicas presentes em nossa pesquisa. Portanto, destacamos a necessidade de uma análise mais aprofundada e de discussões adicionais sobre o tema, já que existem questões que ainda precisam ser exploradas para um entendimento mais amplo. Acreditamos que futuras pesquisas podem contribuir para preencher as lacunas identificadas em nosso estudo, enriquecendo assim o campo do Ensino de Geografia. Por fim, desejamos que nosso estudo seja mais um a somar à temática do Ensino de Geografia e do território, contribuindo com pesquisas futuras e promovendo discussões sobre a importância de adotarmos uma perspectiva mais abrangente do território. Essa abordagem pode beneficiar os alunos, permitindo-lhes uma compreensão mais ampla do território e dos diversos agentes e fatores que influenciam a configuração do território, indo além da perspectiva estritamente política ou naturalista. |
| Abstract: | This paper presents a study stemming from our interest in the conceptions of territory and the significance of the concept in discussions within the Brazilian geographic community, particularly in the context of Geography Education. Our overall objective is to analyze the conceptions of territory taught in the 7th grade of Elementary School in two public schools in the municipal network of Timon-Ma. We adopted an approach that combines qualitative and quantitative methods, involving literature review, documentary research, and fieldwork, including the administration of questionnaires to students and interviews with teachers. Our findings reveal differences in students' perceptions regarding territory conceptions, with the prevalence of a political and naturalistic view in School A and an approach grounded in power relations in School B. Furthermore, we observed that students' conceptions are, to some extent, aligned with the content of the textbook, raising questions about the influence of these materials and educational policies on shaping students' perceptions of territory. We conclude that political and naturalistic approaches to territory are hegemonic conceptions present in our research. Therefore, we emphasize the need for a more in-depth analysis and additional discussions on the subject, as there are issues that still need to be explored for a broader understanding. We believe that future research can contribute to addressing the identified gaps in our study, enriching the field of Geography Education. Finally, we hope that our study adds to the discourse on Geography Education and territory, contributing to future research and fostering discussions on the importance of adopting a more comprehensive perspective on territory. This approach can benefit students, enabling them to have a broader understanding of territory and the various agents and factors influencing its configuration, beyond the strictly political or naturalistic perspective. |
| Palavras-chave: | Ensino de Geografia Território Conceitos-Chave Ciência Geográfica |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em Geografia |
| Citação: | ALMEIDA, Wanderson da Costa. O conceito de território no ensino de geografia: análises das suas concepções em duas escolas da rede pública da cidade Timon-MA. 2023. 76 f . Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2533 |
| Data de defesa: | 2023 |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
