| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2537| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Conceito de "lugar" no ensino de geografia, no 6° ano do ensino fundamental: um estudo através da literatura piauiense |
| Autor: | Sousa, Polianna Rodrigues de |
| Primeiro orientador: | Baptista, Elisabeth Mary de Carvalho |
| Resumo: | Os conceitos-chaves da ciência geográfica se constituem em elementos fundamentais para o estudo de determinadas áreas, por proporcionarem um recorte espacial através do qual as pesquisas podem ser realizadas com maior eficácia. A pesquisa em questão teve por finalidade discorrer sobre o conceito geográfico de lugar no 6º ano do Ensino Fundamental mediado pela literatura piauiense, cuja relevância da utilização desse recurso didático se constitui em propiciar melhor aproveitamento no aprendizado do conteúdo curricular da disciplina, além da aproximação com a literatura local. Deste modo, a seguinte questão conduziu o estudo: Como as obras literárias piauienses podem contribuir para a compreensão do conceito de lugar no processo ensino-aprendizagem de Geografia no 6° ano do Ensino Fundamental? O objetivo geral se constituiu em: analisar as possibilidades de utilização de obras literárias piauienses, como forma de abordar o conceito de lugar visando sua utilização no processo ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia no 6° ano do Ensino Fundamental e como objetivos específicos: discutir os fundamentos teóricos referentes à Geografia Humanista, com enfoque na Geografia Cultural, abordando as possibilidades da relação da Geografia com a Literatura; apontar aspectos relevantes da utilização da Literatura como recurso didático de aprendizagem de conteúdos geográficos no 6° ano do Ensino Fundamental; e discorrer sobre o conceito de lugar, observado em obras literárias piauienses e suas possíveis formas de utilização nas aulas de Geografia. A pesquisa realizada se constituiu enquanto descritiva e explicativa com abordagem qualitativa empreendendo a pesquisa bibliográfica e documental como procedimentos metodológicos, utilizando-se ainda da análise de conteúdo. Assim, analisou-se o livro didático de Geografia do 6º ano e trechos de obras literárias piauienses no que se refere abordagem do conceito de lugar, por meio de roteiros de análise, visando a utilização destes textos no processo ensinoaprendizagem nas aulas de Geografia. Pôde-se constatar a possibilidade do estudo do conceito de lugar com auxílio da literatura piauiense, de forma mais compreensível e lúdica, tornando-se esta um instrumento relevante para análise e entendimento do conteúdo, facilitando assim o processo ensino-aprendizagem. |
| Abstract: | The key concepts of geographic science constitute fundamental elements for the study of certain areas, as they provide a spatial clipping through which research can be carried out with greater efficiency. The purpose of the research in question was to discuss the geographic concept of place in the 6th year of Elementary School mediated by Piaui literature, whose relevance of using this didactic resource is to provide better use in learning the curricular content of the discipline, in addition to approximation with the local literature. Thus, the following question led the study: How can literary works from Piaui contribute to understanding the concept of place in the teaching-learning process of Geography in the 6th year of Elementary School? The general objective was: to analyze the possibilities of using literary works from Piaui, as a way of approaching the concept of place, aiming at its use in the teaching-learning process of the discipline of Geography in the 6th year of Elementary School and as specific objectives: to discuss the theoretical foundations referring to Humanist Geography, with a focus on Cultural Geography, approaching the possibilities of the relationship between Geography and Literature; point out relevant aspects of the use of Literature as a didactic resource for learning geographic content in the 6th year of Elementary School; and to discuss the concept of place, observed in literary works from Piaui and its possible forms of use in Geography classes. The research carried out was descriptive and explanatory with a qualitative approach, undertaking bibliographical and documentary research as methodological procedures, using content analysis. Thus, the 6th grade Geography textbook and excerpts from literary works from Piaui were analyzed regarding the approach to the concept of place, through analysis scripts, aiming at the use of these texts in the teaching-learning process in Geography classes. It was possible to verify the possibility of studying the concept of place with the help of Piaui literature, in a more understandable and playful way, making it a relevant tool for analyzing and understanding the content, thus facilitating the teachinglearning process. |
| Palavras-chave: | Lugar Ensino de Geografia Literatura Piauiense Recurso Didático Processo de Ensino-Aprendizagem |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em Geografia |
| Citação: | SOUSA, Polianna Rodrigues de. Conceito de "lugar" no ensino de geografia, no 6° ano do ensino fundamental: um estudo através da literatura piauiense. 2023. 71 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2537 |
| Data de defesa: | 2023 |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 644,66 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
