Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2538
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Antonia Alves Fernandes de-
dc.contributor.advisor1Paula, Maria Luzineide Gomes-
dc.date.accessioned2025-08-25T11:23:31Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUSA, Antonia Alves Fernandes de. Oficina de tintas de solo como prática no desenvolvimento da educação de solos no ensino de geografia. 2023. 38 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2538-
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda o ensino de Geografia e a educação de solo em uma escola de ensino fundamental da rede pública de Teresina/PI, dando ênfase à tinta de solo. O solo é componente integrador dos diversos ecossistemas e sua relevância para sustentação da vida é indiscutível, em função dos inúmeros serviços ecossistêmicos que sustenta, todavia, o tema solos ainda é pouco trabalhado nas escolas. Por ser um recurso complexo e finito é urgente que seus conceitos sejam abordados nos conteúdos escolares, por meio de metodologias significativas que estimulem o interesse dos estudantes. O estudo visou apresentar a oficina de tintas como possibilidade de aborda a educação de solos nas aulas de geografia. A metodologia utilizada no trabalho configurou-se como exploratória com abordagens qualitativas e quantitativas, utilizando de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, onde se realizou a oficina de tintas de solo, de maneira que se aplicaram questionários no período pré e pós oficina a fim de compreender a opinião dos alunos sobre a temática e a importância da tinta de solo como uso sustentável na rede pública de ensino. O conhecimento dos alunos inicialmente sobre o tema era superficial, mas após as intervenções com o tema e a oficina de tinta a metodologia proporcionou uma interação entre os alunos e o aprendizado do conteúdo aplicado. Conclui-se que a metodologia utilizada permitiu uma maior aprendizagem e participação ativa dos alunos no ensino de geografia e que a educação de solo e a tinta de solo passaram a ter outra visão para o uso sustentável na prática escolar da rede pública de ensino fundamental.por
dc.description.abstractThe present research addresses the teaching of Geography and soil education in a public elementary school in Teresina/PI, emphasizing the soil paint. Soil is an integrating component of the various ecosystems and its relevance for sustaining life is indisputable, due to the many ecosystem services it supports. As it is a complex and finite resource, it is urgent that its concepts are addressed in school contents, through meaningful methodologies that stimulate the students' interest. The study aimed to present the paint workshop as a possibility to approach soil education in geography classes. The methodology used in the work was exploratory with qualitative and quantitative approaches, using bibliographic research field research, where the workshop of soil paints was carried out, so that questionnaires were applied before and after the workshop in order to understand the students' opinion about the theme and the importance of soil paint as a sustainable use in public schools. The students' knowledge about the theme was initially superficial, but after the interventions with the theme and the paint workshop the methodology provided an interaction among the students and the learning of the applied content. It is concluded that the methodology used allowed greater learning and active participation of students in geography teaching and that soil education and soil paint started to have another vision for sustainable use in school practice in the public elementary school network.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Iara Azevedo (iaraazevedo@aluno.uespi.br) on 2025-08-22T17:43:59Z No. of bitstreams: 2 Termo de Autorização.pdf: 1478128 bytes, checksum: d8f948161ccbd532e043d2c91d1abfde (MD5) Monografia Completa.pdf: 824215 bytes, checksum: a291faa56f878529bed73fd971a4f217 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-25T11:23:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de Autorização.pdf: 1478128 bytes, checksum: d8f948161ccbd532e043d2c91d1abfde (MD5) Monografia Completa.pdf: 824215 bytes, checksum: a291faa56f878529bed73fd971a4f217 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-25T11:23:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de Autorização.pdf: 1478128 bytes, checksum: d8f948161ccbd532e043d2c91d1abfde (MD5) Monografia Completa.pdf: 824215 bytes, checksum: a291faa56f878529bed73fd971a4f217 (MD5) Previous issue date: 2023-08-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectEducação de Solopor
dc.subjectTinta de Solopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleOficina de tintas de solo como prática no desenvolvimento da educação de solos no ensino de geografiapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf804,9 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.