Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2539
Tipo do documento: Monografia
Título: Hidrografia no livro didático de geografia: conteúdos e abordagens no ensino fundamental
Autor: Sousa, Arinéia Torres
Primeiro orientador: Baptista, Elisabeth Mary de Carvalho
Resumo: O livro didático se constitui em recurso didático importante no contexto da Educação Básica e para as aulas de Geografia, podendo ser um excelente aliado do professor para trabalhar conteúdos geográficos, dentre eles os relacionados à Hidrografia. Neste sentido, o problema desta pesquisa tratou em responder a seguinte questão: como são abordados os conteúdos de Hidrografia no livro didático de Geografia do 6º ao 9º do Ensino Fundamental? A justificativa parte da preocupação em saber como a abordagem dos conteúdos de Hidrografia nos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental poderá contribuir para uma melhor compreensão sobre os conteúdos de Hidrografia em sala de aula, considerando a importância destes para a Geografia Escolar, bem como para o cotidiano social dos estudantes. O objetivo geral foi analisar a abordagem dos conteúdos de Hidrografia no livro didático do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, definiu-se: discutir sobre o ensino de Geografia e Hidrografia e a importância do livro didático; conhecer os livros didáticos de Geografia para o Ensino Fundamental e investigar os conteúdos de Hidrografia abordados nestes; elaborar sugestões de Recursos Didáticos para o ensino de Hidrografia. A pesquisa empreendida se constituiu em aplicada, descritiva e explicativa, com abordagem qualitativa. Fez-se uso da pesquisa bibliográfica e documental, como procedimentos metodológicos, a partir da elaboração de roteiro para a analisar os quatro livros didáticos da coleção “Expedições Geográficas”, com construção de quadros sínteses e destaque para o conteúdo hidrográfico. Os resultados indicam que todos os livros estão organizados em consonância com a BNCC, apresentando linguagem acessível, atividades criativas e ilustrações adequadas, com sugestões de leituras adicionais contemporâneas. Em relação ao conteúdo de Hidrografia, o livro do 6º ano é o que apresenta este como unidade específica, com textos explicativos, infográficos, ilustrações e atividades coerentes com o objetivo do ano de ensino e proposto na obra. Sugere-se para cada ano um Recurso Didático relacionado ao conteúdo de Hidrografia como complementação do livro didático, visando auxiliar o professor de Geografia e favorecer a aprendizagem dos alunos.
Abstract: The textbook is an important didactic resource in the context of Basic Education and for Geography classes, and can be an excellent ally for teachers to work on geographic content, including those related to Hydrography. In this sense, the problem of this research aimed to answer the following question: how are Hydrography contents approached in the Geography textbook from 6th to 9th grade of Elementary School? The justification stems from the concern about how the approach to Hydrography contents in textbooks in the final years of elementary school can contribute to a better understanding of Hydrography contents in the classroom, considering their importance for School Geography, as well as for the students' social daily life. The general objective was to analyze the approach to Hydrography contents in the textbook from 6th to 9th grade of Elementary School. As specific objectives, it was defined: to discuss the teaching of Geography and Hydrography and the importance of the textbook; to know the Geography textbooks for Elementary School and investigate the Hydrography contents covered in them; to elaborate suggestions for Didactic Resources for teaching Hydrography. The research undertaken was applied, descriptive, and explanatory, with a qualitative approach. Bibliographic and documentary research was used as methodological procedures, based on the elaboration of a script to analyze the four textbooks of the "Expedições Geográficas" collection, with the construction of synthesis tables and highlighting the hydrographic content. The results indicate that all books are organized in accordance with the BNCC, presenting accessible language, creative activities, and adequate illustrations, with suggestions for additional contemporary readings. Regarding the Hydrography content, the 6th-grade book is the one that presents it as a specific unit, with explanatory texts, infographics, illustrations, and activities consistent with the objective of the teaching year and proposed in the work. It is suggested for each year a Didactic Resource related to the Hydrography content as a complement to the textbook, aiming to assist the Geography teacher and favor student learning.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Livro Didático
Hidrografia
Recurso Didático
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Geografia
Citação: SOUSA, Arinéia Torres. Hidrografia no livro didático de geografia: conteúdos e abordagens no ensino fundamental. 2024. 73 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2539
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.