Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2550
Tipo do documento: Monografia
Título: A contribuição dos contos de fadas no ensino da língua inglesa como ferramenta facilitadora para a aquisição da habilidade leitora
Autor: Barroso, Tainara de Melo
Primeiro orientador: Cruz, Lylia Lylia Rachel Sousa Castro
Primeiro membro da banca: Nunes, Francisco Francisco Romário
Segundo membro da banca: Gonçalves, Jivago Araújo Holanda Ribeiro
Resumo: Os contos de fadas são histórias curtas e fictícias que surgiram no século XVII. Por transmitir emoção, diversão, suspense e terror, é uma leitura que pode ser atraente para o púbico infantil, com isso este trabalho tem como objetivo analisar como artigos científicos discutem a recepção de contos de fadas como uma ferramenta facilitadora para a aquisição da leitura em língua inglesa. A pesquisa é de caráter bibliográfico com cunho qualitativo nos artigos a respeito do tema. Os dados foram analisados a luz de teorias sobre a importância e incentivo à leitura em língua inglesa e teve como referência bibliográfica e autores base Bettelhem (2002), Vasconcellos (2008), Cruz (2022), Chomsky (1957), Brasil (2017), Martins (2004), Almeida, Oliveira (2013) Coelho (2003) e Nogueira (2008). Os resultados indicam que embora os alunos possam apresentar alguma dificuldade no domínio da língua inglesa, a aplicação de atividades e estratégias específicas contribui para compreensão de textos. Conclui-se que aquisição de leitura através dos contos de fadas é possível a partir de atividades que cativem os alunos a prática
Abstract: Fairy tales are short stories that emerged in the 17th century. They are fictional stories that convey emotion, fun, suspense, and terror. They are an attractive reading for children, so this work aims to analyze how scientific articles discuss the reception of fairy tales as a facilitating tool for the acquisition of reading in the English language. The research is bibliographic with a qualitative approach.The data were analyzed in light of theories about the importance and encouragement of reading in the English language and had as bibliographic references and authors based on Bettelhem (2002), Vasconcellos (2008), Cruz (2022), Chomsky (1957), Brasil (2017), Martins (2004), Almeida, Oliveira (2013), Coelho (2003), and Nogueira (2008). The results indicate that although students may have difficulties in mastering the English language, the application of specific activities and strategies contribute to the understanding of texts in the target language. It is concluded that the acquisition of reading skills through fairy tales is viable, starting with the application of activities that engage students in the practice.
Palavras-chave: Literatura
Língua Inglesa
Contos de Fadas
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: BARROSO, Tainara de Melo. A contribuição dos contos de fadas no ensino da língua inglesa como ferramenta facilitadora para a aquisição da habilidade leitora. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) – Universidade Estadual do Piauí, Campus Antônio Giovanni Alves de Sousa, Piripiri, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2550
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Inglês (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa .pdf401,66 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.