| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2550| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A contribuição dos contos de fadas no ensino da língua inglesa como ferramenta facilitadora para a aquisição da habilidade leitora |
| Autor: | Barroso, Tainara de Melo |
| Primeiro orientador: | Cruz, Lylia Lylia Rachel Sousa Castro |
| Primeiro membro da banca: | Nunes, Francisco Francisco Romário |
| Segundo membro da banca: | Gonçalves, Jivago Araújo Holanda Ribeiro |
| Resumo: | Os contos de fadas são histórias curtas e fictícias que surgiram no século XVII. Por transmitir emoção, diversão, suspense e terror, é uma leitura que pode ser atraente para o púbico infantil, com isso este trabalho tem como objetivo analisar como artigos científicos discutem a recepção de contos de fadas como uma ferramenta facilitadora para a aquisição da leitura em língua inglesa. A pesquisa é de caráter bibliográfico com cunho qualitativo nos artigos a respeito do tema. Os dados foram analisados a luz de teorias sobre a importância e incentivo à leitura em língua inglesa e teve como referência bibliográfica e autores base Bettelhem (2002), Vasconcellos (2008), Cruz (2022), Chomsky (1957), Brasil (2017), Martins (2004), Almeida, Oliveira (2013) Coelho (2003) e Nogueira (2008). Os resultados indicam que embora os alunos possam apresentar alguma dificuldade no domínio da língua inglesa, a aplicação de atividades e estratégias específicas contribui para compreensão de textos. Conclui-se que aquisição de leitura através dos contos de fadas é possível a partir de atividades que cativem os alunos a prática |
| Abstract: | Fairy tales are short stories that emerged in the 17th century. They are fictional stories that convey emotion, fun, suspense, and terror. They are an attractive reading for children, so this work aims to analyze how scientific articles discuss the reception of fairy tales as a facilitating tool for the acquisition of reading in the English language. The research is bibliographic with a qualitative approach.The data were analyzed in light of theories about the importance and encouragement of reading in the English language and had as bibliographic references and authors based on Bettelhem (2002), Vasconcellos (2008), Cruz (2022), Chomsky (1957), Brasil (2017), Martins (2004), Almeida, Oliveira (2013), Coelho (2003), and Nogueira (2008). The results indicate that although students may have difficulties in mastering the English language, the application of specific activities and strategies contribute to the understanding of texts in the target language. It is concluded that the acquisition of reading skills through fairy tales is viable, starting with the application of activities that engage students in the practice. |
| Palavras-chave: | Literatura Língua Inglesa Contos de Fadas |
| Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
| Citação: | BARROSO, Tainara de Melo. A contribuição dos contos de fadas no ensino da língua inglesa como ferramenta facilitadora para a aquisição da habilidade leitora. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) – Universidade Estadual do Piauí, Campus Antônio Giovanni Alves de Sousa, Piripiri, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2550 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Inglês (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa .pdf | 401,66 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
