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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2563Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Azevedo, Maria Viviane Melo de | - |
| dc.contributor.advisor1 | Cruz, Lylia Rachel Sousa Castro | - |
| dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Jivago Araújo Holanda Ribeiro | - |
| dc.contributor.referee2 | Nunes, Francisco Romário | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-29T11:41:37Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | AZEVEDO, Maria Viviane Melo de. Ambiguidade da narrativa e tensão psicológica: a construção do suspense em a outra volta do parafuso, de Henry James. 2025. 43 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2563 | - |
| dc.description.resumo | Este estudo analisa a narrativa A outra volta do parafuso (1898), de Henry James, focando na ambiguidade deixada pela narrativa e na tensão psicológica da história. O suspense é abordado na literatura enquanto um elemento narrativo e refere-se a um componente fundamental que compõe a estrutura de uma obra literária, ou seja, é o que estrutura e desenvolve uma narrativa, seja ela um conto, romance, poema ou peça teatral. Esses elementos são essenciais para a construção da narrativa e para a compreensão da obra pelo leitor ou espectador. A escolha da obra é justificada pela sua complexidade estrutural e pela sofisticada aplicação de estratégias que mantêm o enigma ativo. O objetivo principal do estudo é entender como o suspense é construído pela narradora não confiável e pela indefinição entre realidade e fantasia. A pesquisa foi subsidiada teoricamente por autores como Pereira (2009), Friedman (2002), Leite (1994), Gancho (2006), Silva (2011) e Todorov (2006; 2017), cujas reflexões fundamentam a ambiguidade como elemento central da narrativa. A metodologia utilizada é qualitativa, exploratória e interpretativa, orientada pelo método hipotético-dedutivo utilizando procedimentos de caráter histórico e observacional. A análise dos dados permite concluir que o suspense da obra é gerado, principalmente, pela falta de certezas, estratégia e tensão entre o que está dito, oculto ou negado. Conclusivamente, a novela apresenta um modelo de suspense, assente na oscilação contígua entre verdade e ilusão. | por |
| dc.description.abstract | This study analyzes Henry James The Turn of the Screw (1898), focusing on the narrative's ambiguity and the story's psychological tension. Suspense is approached in literature as a narrative element and refers to a fundamental component that makes up the structure of a literary work—that is, it structures and develops a narrative, be it a short story, novel, poem, or play. These elements are essential to the construction of the narrative and to the reader's or spectator's understanding of the work. The choice of this work is justified by its structural complexity and the sophisticated application of strategies that maintain the enigma. The main objective of the study is to understand how suspense is constructed by the unreliable narrator and the blurring of lines between reality and fantasy. The research was theoretically supported by authors such as Pereira (2009), Friedman (2002), Leite (1994), Gancho (2006), Silva (2011), and Todorov (2006; 2017), whose reflections support ambiguity as a central element of narrative. The methodology used is qualitative, exploratory, and interpretative, guided by the hypothetical-deductive method, utilizing historical and observational procedures. Data analysis allows us to conclude that the work's suspense is generated primarily by the lack of certainty, strategy, and tension between what is said, hidden, or denied. In conclusion, the novel presents a model of suspense, based on the continuous oscillation between truth and illusion. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Maria Viviane Melo de Azevedo Azevedo (mvmelodea@aluno.uespi.br) on 2025-08-28T22:17:42Z No. of bitstreams: 2 Monografia completa Maria Viviane.pdf: 617076 bytes, checksum: c031ed86412e37b2bf0c16b334df7e94 (MD5) termo de autorização 01.pdf: 769799 bytes, checksum: 6f447ccbf7a85ef702dd7eea2313058d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-08-29T11:41:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia completa Maria Viviane.pdf: 617076 bytes, checksum: c031ed86412e37b2bf0c16b334df7e94 (MD5) termo de autorização 01.pdf: 769799 bytes, checksum: 6f447ccbf7a85ef702dd7eea2313058d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-29T11:41:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia completa Maria Viviane.pdf: 617076 bytes, checksum: c031ed86412e37b2bf0c16b334df7e94 (MD5) termo de autorização 01.pdf: 769799 bytes, checksum: 6f447ccbf7a85ef702dd7eea2313058d (MD5) Previous issue date: 2025-07-25 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Inglês | por |
| dc.relation.references | CAMARANI, Ana Luiza Silva. A Literatura Fantástica: caminhos teóricos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. FRANÇA, Júlio. Das formas de narrar o medo ao gótico: Como o horror na arte tornou-se a arte do horror. In: KHALIL, Marisa Martins Gama; SANTOS, Jamille da Silva (org.). Labirintos do medo. 1. ed. Rio de Janeiro: Bonecker, 2018. FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito criativo. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 53, p. 166-182, 2002. Disponível em: DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i53p166-182. Disponível https://revistas.usp.br/revusp/article/view/33195. Acesso em: 18 mai. 2025. GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. 9. ed. São Paulo: Ática, 2006. em: GARCÍA, Flavio; PINTO, Marcello de Oliveira; FRANÇA, Júlio (org.). Arquitetura do medo e insólito ficcional. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2014. JAMES, Henry. A outra volta do parafuso. São Paulo: Penguin Companhia, 2011. JAMES, Henry. The turn of the screw. Londres: Global Grey, 2018. KHALIL, Marisa Martins Gama; SANTOS, Jamille da Silva (org.). Labirintos do medo. Rio de Janeiro: Bonecker, 2018. LEITE, Ligia Chiappine Morais. Foco narrativo. 10. ed. São Paulo: Ática, 1994. MENDES, Jéssica Cristine Fernandes; SILVA, Alexander Meireles da. O medo refletido nos olhos de botões e o gótico através da porta em Coraline. In GARCÍA, Flavio; PINTO, Marcello de Oliveira; FRANÇA, Júlio (org.). Arquitetura do medo e insólito ficcional. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2014. PEREIRA, Fabiana Pequeno. Psicanálise e suspense: um diálogo entre conceitos psicanalíticos e suspense hitchcockiano. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2009. PINNA, Daniel Moreira de Souza. Animadas personagens brasileiras: a linguagem visual das personagens do cinema de animação contemporâneo brasileiro. Dissertação (Mestrado em Artes e Design). Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2006. ROSSI, Aparecido Donizete. O medo na literatura gótica. In KHALIL, Marisa Martins Gama; SANTOS, Jamille da Silva (org.). Labirintos do medo. 1. ed. Rio de Janeiro: Bonecker, 2018. SILVA, Raquel Rocha da. Estratégias de construção textual do enigma em narrativas de suspense. Dissertação (Mestrado em Literatura). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2011. 43 SIMÕES, Maria João. Fantástico, Ficção e Estética: O medo e a incerteza em Calvino, Rubião e Borges. In KHALIL, Marisa Martins Gama; SANTOS, Jamille da Silva (org.). Labirintos do medo. 1. ed. Rio de Janeiro: Bonecker, 2018. SIGNIFICADO DE SUSPENSE. Dicionário online de Português, 2025. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/suspense/> Acesso em: 10 Jul 2025. TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Tradução: Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 2017. TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. Tradução: Leila Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 2006. | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | A Outra Volta do Parafuso | por |
| dc.subject | Henry James | por |
| dc.subject | Suspense | por |
| dc.subject | Ambiguidade Narrativa | por |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
| dc.title | Ambiguidade da narrativa e tensão psicológica: a construção do suspense em a outra volta do parafuso, de Henry James | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Inglês (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI) | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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