Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2583
Tipo do documento: Monografia
Título: Análise das relações intertextuais nas charges de Jean Galvão
Autor: Araújo, Geysa Catarina Fernandes
Primeiro orientador: Silva, Franklin Oliveira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as relações intertextuais, com ênfase nas alusões amplas, presentes em charges do cartunista Jean Galvão, à luz da Linguística Textual. A pesquisa insere-se no campo dos estudos discursivos e da leitura crítica, partindo do pressuposto de que a charge, enquanto gênero multimodal e opinativo, utiliza o interdiscurso e a memória discursiva para ativar conhecimentos compartilhados socialmente e construir significados implícitos. A fundamentação teórica apoia-se principalmente em Cavalcante (2021), para tratar da noção de texto e das categorias de intertextualidade, e em Carvalho (2018), com sua proposta classificatória, que amplia os estudos a respeito da intertextualidade. A abordagem metodológica é qualitativa e interpretativa, baseada na análise documental de quatro charges publicadas no jornal Folha de S. Paulo. Os resultados demonstram que as intertextualidades amplas e estritas, especialmente a alusão estrita e ampla, a citação e a paródia, intensificam a crítica e a ironia das charges, exigindo do leitor competência interpretativa para compreender os sentidos implícitos. Conclui-se que a intertextualidade é um recurso discursivo relevante para a construção da crítica social nas charges, reforçando seu papel na formação de leitores críticos e na mediação entre linguagem e sociedade.
Abstract: This paper aims to analyze intertextual relations, with an emphasis on broad allusions, present in cartoons by cartoonist Jean Galvão, using Textual Linguistics as a framework. The research falls within the field of discursive studies and critical reading, based on the assumption that cartoons, as a multimodal and opinionated genre, utilize interdiscourse and discursive memory to activate socially shared knowledge and construct implicit meanings. The theoretical foundation is based primarily on Cavalcante (2021), which addresses the notion of text and the categories of intertextuality, and on Carvalho (2018), with his classificatory proposal. The methodological approach is qualitative and interpretative, based on the documentary analysis of four cartoons published in the Folha de S.Paulo newspaper. The results demonstrate that broad and narrow intertextuality, especially narrow and broad allusion, quotation, and parody, intensify the criticism and irony of cartoons, requiring readers to possess interpretative skills to understand the implicit meanings. We conclude that intertextuality is a relevant discursive resource for constructing social critique in cartoons, reinforcing its role in developing critical readers and mediating between language and society.
Palavras-chave: Intertextualidade
Linguística Textual
Charges
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: ARAÚJO, Geysa Catarina Fernandes. Análise das relações intertextuais nas charges de Jean Galvão. 2025. 33 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2583
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf725,14 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.