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Tipo do documento: Monografia
Título: A crítica ao consumismo e a manipulação midiática na obra *Jogos Vorazes* de Suzanne Collins
Título(s) alternativo(s): Criticism of consumerism and media manipulation in *The Hunger Games* by Suzanne Collins
Autor: Chaves, Daiana da Silva
Primeiro orientador: Gonçalves, Jivago Araújo H. R.
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Jivago Araújo H. R.
Segundo membro da banca: Cruz, Lylia Rachel Sousa Castro
Terceiro membro da banca: Nunes, Francisco Romário
Resumo: Este estudo tem como tema o consumismo e a manipulação midiática presente na obra Jogos Vorazes (2008), de Suzanne Collins, situando esses aspectos no contexto da sociedade atual. Esta pesquisa surge da análise de como os elementos narrativos de uma distopia voltada para jovens podem evidenciar estratégias de controle social e a exibição da violência e alienação culturais presentes na vida real. Pretende-se examinar como a obra apresenta uma crítica às práticas de consumo e ao papel desempenhado pela mídia na imposição simbológica. Como metas do estudo foram definidas as seguintes ações: definir o conceito de cultura de massa e sua interação com a influência da mídia manipuladora; discutir as influências das teorias da sociedade de consumo (Bauman) e do espetáculo (Debord) na obra; e identificar como os personagens Katniss Everdeen e Peeta Mellark simbolizam resistência. O método utilizado é de natureza qualitativa e exploratória; ele se fundamenta em análises literárias respaldadas por teorias de autores como Zygmunt Bauman (2007), Guy Debord (2013), Jean Baudrillard (1981), Herbert Marcuse (1969) e Luís Costa Lima (1982). Foram escolhidos trechos do primeiro livro da série Jogos Vorazes para serem relacionados a práticas contemporâneas como o consumo digital, marketing de influenciadores e a transformação em espetáculo dos conteúdos nas plataformas online. Os resultados indicam que a obra utiliza a ficção distópica como instrumento de denúncia social, revelando as sutilezas do controle cultural e incentivando o pensamento crítico. Conclui-se que Jogos Vorazes (2008) ultrapassa seu valor literário de entretenimento, sendo uma ferramenta simbólica de resistência e reflexão sobre os mecanismos de dominação na sociedade atual.
Abstract: This study focuses on consumerism and media manipulation in Suzanne Collins's The Hunger Games (2008), placing these themes in the context of today's society. This research arises from the analysis of how the narrative elements of a dystopia aimed at young people can reveal strategies of social control and the display of cultural violence and alienation present in real life. The aim is to examine how the work presents a critique of consumer practices and the role played by the media in imposing symbols. The following actions were defined as the goals of the study: to define the concept of mass culture and its interaction with the influence of manipulative media; to discuss the influences of theories of consumer society (Bauman) and spectacle (Debord) in the work; and to identify how the characters Katniss Everdeen and Peeta Mellark symbolize resistance. The method used is qualitative and exploratory in nature; it is based on literary analyses supported by theories of authors such as Zygmunt Bauman (2007), Guy Debord (2013), Jean Baudrillard (1981), Herbert Marcuse (1969) and Luís Costa Lima (1982). Excerpts from the first book in The Hunger Games (2008) series were chosen to relate to contemporary practices such as digital consumption, influencer marketing, and the transformation of content into a spectacle on online platforms. The results indicate that the work uses dystopian fiction as an instrument of social denunciation, revealing the subtleties of cultural control and encouraging critical thinking. It is concluded that The Hunger Games goes beyond its literary value of entertainment, being a symbolic tool of resistance and reflection on the mechanisms of domination in today's society.
Palavras-chave: Distopia
Cultura de Massa
Consumismo
Espetáculo
Mídia
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: CHAVES, Daiana da Silva. A crítica ao consumismo e a manipulação midiática na obra *Jogos Vorazes* de Suzanne Collins. 2025. 43 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2585
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Inglês (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

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