Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2590
Tipo do documento: Monografia
Título: Desafios do ensino da literatura no ensino médio em uma instituição pública na cidade de Elesbão Veloso, Piauí
Autor: Silva, Maria da Cruz da.
Primeiro orientador: Silva, Djalma carvalha da.
Primeiro membro da banca: Silva, Djalma carvalho da.
Segundo membro da banca: Araújo, Ana Lucia Ostrenes de.
Terceiro membro da banca: Mesquita, Eliane Oliveira
Resumo: Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar a importância do ensino de literatura no ensino médio e para o desenvolvimento deste objetivo utilizamos metodologia que teve como suporte uma pesquisa de campo e bibliográfica de cunho descrito que nos permitiu analisar os fatos como eles acontecem através de questionários com perguntas fechadas e abertas que consolidou na Unidade escolar Moises Lima Verde, uma escola da rede estadual de ensino no município de Elesbão Veloso PI, A literatura é considerada um bem cultural onde o pleno conhecimento da mesma possibilita o desenvolvimento cognitivo e literário do educando contribuindo de forma direta para sua formação intelectual onde esse jovem tende a se torna um cidadão com capacidade crítica, capaz de agir e reconhecer seu espaço social a pesquisa buscou analisar a atuação dos professores no desenvolvimento do ensino de literatura na referida escola, através da observação e pesquisa junto à mesma. Entre os resultados obtidos compreendeu – se que o ensino de literatura passa por transformações atemporais e que está em constante mudança e aprimoramento, a escola pesquisada tenta fazer com que se concretize esse ensino literário de qualidade contribui como pode para que isso aconteça. Ainda foi possível averiguar que o ensino literário conta com novos aliados através das tecnologias que chegaram pra se somar com os métodos já existentes buscam juntos uma melhor maneira de se trabalhar o ensino de literatura em sala de aula. Outro fato importante observado foi a atuação dos docentes, a grade curricular em relação ao ensino de literatura as leituras utilizadas pelos professores da escola no ensino, sendo assim se buscou esclarecer como o currículo escolar naquela escola, contribui para o ensino literário e como esse ensino contribui para o desenvolvimento do educando em busca de transforma– ló em um cidadão critico, reflexivo.
Abstract: This monographic work aims to analyze the importance of teaching literature in high school and to develop this objective we used methodology that was supported by a field and bibliographic research of a described nature that allowed us to analyze the facts as they happen through questionnaires with closed and open questions that consolidated in the Moises Lima Verde School Unit, a school of the state education network in the municipality of Elesbão Veloso PI. Literature is considered a cultural asset where full knowledge of it enables the cognitive and literary development of the student, contributing directly to his intellectual formation where this young person tends to become a citizen with critical capacity, capable of acting and recognizing his social space. The research sought to analyze the performance of teachers in the development of the teaching of literature in the referred school, through observation and research with it. Among the results obtained it was understood that the teaching of literature goes through timeless transformations and that it is in constant change and improvement, the school researched tries to make this quality literary teaching come true and contributes as much as it can to make this happen. It was also possible to verify that literary teaching has new allies through the technologies that have arrived to complement existing methods and seek together a better way to work on teaching literature in the classroom. Another important fact observed was the performance of teachers, the curriculum in relation to teaching literature, and the readings used by school teachers in teaching. Thus, we sought to clarify how the school curriculum in that school contributes to literary teaching and how this teaching contributes to the development of the student in search of transforming him/her into a critical, reflective citizen.
Palavras-chave: Literatura Infantil
Ensino Médio
Leitura
Professores
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: SILVA, Maria da Cruz da. Desafios do ensino da literatura no ensino médio em uma instituição pública na cidade de Elesbão Veloso, Piauí. 2025. 41 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Elesbão Veloso, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2590
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf634,61 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.