Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Yrusca Thamires de Sousa Santos-
dc.contributor.advisor1Santana, Maria do Perpetuo Socorro Castelo Branco-
dc.date.accessioned2025-09-22T11:45:27Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Yrusca Thamires de Sousa Santos. Os desafios enfrentados pelos professores no ensino-aprendizagem em escolas multiseriadas da zona rural de Piripiri: um estudo sobre Rosa do Deserto. 2024. 33 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2607-
dc.description.resumoA educação é um direito de todos, embora em sua trajetória fosse vista como pertencente apenas para a elite, e esse caráter segregador é observado quando ofertado para as minorias da educação do campo, como as classes multisseriadas. Assim compreende-se que essas pessoas tem o direito em seu processo de seu ensino-aprendizagem, a ter acesso a recursos sejam eles materiais ou humanos que facilitem essa alfabetização e esse pertencimento dentro das suas vivências e saberes. Esse estudo propõe uma reflexão sobre a relação do processo de alfabetização nas salas multisseriadas. A partir disso surgiu como objetivo geral investigar como acontece o processo de alfabetização nas salas multisseriadas na zona rural de Piripiri (PI). A metodologia utilizada foi a qualitativa Richardson (2012, p. 91) compreende que a pesquisa qualitativa pode ser caracterizada como a tentativa de uma compreensão e minuciosa sobre seu objeto de estudo. A pesquisa foi realizada na Escola Rosa do Deserto, com uma professora, cujo nome neste trabalho colocamos fictícios, a fim de preservar seu verdadeiro nome. Esse estudo tiveram autores que fundamentaram a pesquisa Gusso e Almeida (2009), Caldart (2010), Rocha e Hage (2010), Creswell (2007), que auxiliaram a compreensão acerca da Educação no/do Campo e das Classes Multisseriadas; e Ribeiro (2012), Ferreiro (2017) e Soares (2009) entre outros. E esse estudo mostrou que esse processo de ensino/aprendizagem em salas multisseriadas acontece com um trabalho árduo muito cansativo com vários planejamentos, onde colocam em prática todos os seus métodos com uso também de recursos didáticos e materiais para auxiliarem. As dificuldades encontradas pela professora são falta de tempo para os planejamentos, apoio recursos humano e materiais, falta de um currículo específico para a Educação do campo e para a forma de ensino, visto que são várias séries em uma sala e a falta de uma formação específica para as classes multisseriadas.por
dc.description.abstractEducation is a right for everyone, although in its history it was seen as belonging only to the elite, and this segregating nature is observed when offered to minorities in rural education, such as multigrade classes. Thus, it is understood that these people have the right, in their teaching-learning process, to have access to resources, whether material or human, that facilitate this literacy and belonging within their experiences and knowledge. This study proposes a reflection on the relationship between the literacy process in multigrade classrooms. From this, the general objective emerged to investigate how the literacy process happens in multigrade classrooms in the rural area of ​​Piripiri (PI). The methodology used was qualitative. Richardson (2012, p. 91) understands that qualitative research can be characterized as an attempt to gain a thorough understanding of its object of study. The research was carried out at school Rosa do Deserto, with a teacher, whose name in this work we have fictitious, in order to preserve her real name. This study had authors who supported the research Gusso and Almeida (2009), Caldart (2010), Rocha and Hage (2010), Creswell (2007), which helped the understanding of Rural Education and Multigrade Classes; and Ribeiro (2012), Ferreiro (2017) and Soares (2009) among others. And this study showed that this teaching/learning process in multi-grade classrooms involves very tiring hard work with various plans, where they put all their methods into practice while also using teaching resources and materials to help. The difficulties encountered by the teacher are lack of time for planning, support of human and material resources, lack of a specific curriculum for rural education and the form of teaching, given that there are several grades in one room and the lack of training specific to multigrade classes.por
dc.description.provenanceSubmitted by Yrusca Silva (yruscasantos@aluno.uespi.br) on 2025-09-20T00:17:17Z No. of bitstreams: 2 Manografia Completa.pdf: 492325 bytes, checksum: 0491f0c24b8b00a43690ceb99f18d217 (MD5) Termo de Autorização para Publicação (1).pdf: 175953 bytes, checksum: 8ae137683a807ca0d11da9e7cb929bf7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-09-22T11:45:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Manografia Completa.pdf: 492325 bytes, checksum: 0491f0c24b8b00a43690ceb99f18d217 (MD5) Termo de Autorização para Publicação (1).pdf: 175953 bytes, checksum: 8ae137683a807ca0d11da9e7cb929bf7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-22T11:45:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Manografia Completa.pdf: 492325 bytes, checksum: 0491f0c24b8b00a43690ceb99f18d217 (MD5) Termo de Autorização para Publicação (1).pdf: 175953 bytes, checksum: 8ae137683a807ca0d11da9e7cb929bf7 (MD5) Previous issue date: 2024-06-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectClasse Multisseriadapor
dc.subjectProcesso de Alfabetizaçãopor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOs desafios enfrentados pelos professores no ensino- aprendizagem em escolas multiseriadas da zona rural de Piripiri: um estudo sobre Rosa do Desertopor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manografia Completa.pdf480,79 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.