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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2614| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Perfil da qualidade de vida e saúde mental de estudantes de educação física de uma instituição pública do Piauí |
| Autor: | Albuquerque, Thiago Rêgo Mazullo Filho, João Batista Raposo |
| Primeiro orientador: | Marques, Rosemarie Brandim |
| Primeiro membro da banca: | Marques, Rosemarie Brandin |
| Segundo membro da banca: | Maia Filho, Antônio Luiz Martins |
| Terceiro membro da banca: | Pinto, Lucielma Salmito Soares |
| Resumo: | Os universitários passam por diversas situações estressantes, como diminuição do tempo para lazer, repouso, necessidade de conciliar estudo e trabalho, má alimentação, sedentarismo, exigências no desempenho acadêmico, problemas financeiros, dentre outras. A pesquisa objetivou analisar o perfil de qualidade de vida e de sintomas de ansiedade, depressão e estresse em estudantes do curso de Educação Física de Instituição de Ensino Superior Pública. A pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa (Nº 6.772.224). Amostra de 69 estudantes, ambos os sexos, distribuídos do 1º ao 5º período. Utilizou-se escala DASS-21 para avaliação de sintomas psicológicos e WHOQOL-bref para mensuração da qualidade de vida. Os resultados indicaram níveis moderados de estresse (média: 16), ansiedade (média: 10) e depressão (média: 13), sem diferenças estatisticamente significativas entre sexos ou períodos acadêmicos. No entanto, o 3º período apresentou os maiores escores de estresse e ansiedade, enquanto o 5º teve os menores. A maioria dos estudantes classificou sua qualidade de vida como “boa” (73,9%) e estava satisfeita com a própria saúde (71,0%). Houve diferença 2 significativa na satisfação com a saúde entre os sexos (p=0,012), sendo maior entre mulheres. Nos domínios do WHOQOL-bref (físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente), não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre grupos, embora o domínio ambiental tenha apresentado os menores escores. Conclui-se que, apesar da avaliação geral positiva da qualidade de vida, os sintomas de sofrimento psicológico estão presentes entre os universitários, ressaltando a necessidade de estratégias institucionais voltadas à promoção da saúde mental e bem-estar no ambiente acadêmico. |
| Abstract: | University students go through several stressful situations, such as reduced time for leisure, rest, the need to balance study and work, poor diet, sedentary lifestyle, demands on academic performance, financial problems, among others. The research aimed to analyze the profile of quality of life and symptoms of anxiety, depression and stress in students of the Physical Education course at a Public Higher Education Institution. The research was approved by the Research Ethics Committee (No. 6,772,224). Sample of 69 students, both sexes, distributed from the 1st to the 5th period. The DASS-21 scale was used to assess psychological symptoms and the WHOQOL-bref to measure quality of life. The results indicated moderate levels of stress (mean: 16), anxiety (mean: 10) and depression (mean: 13), with no statistically significant differences between sexes or academic periods. However, the 3rd period presented the highest stress and anxiety scores, while the 5th had the lowest. Most students rated their quality of life as “good” (73.9%) and were satisfied with their health (71.0%). There was a significant difference in health satisfaction between the sexes (p=0.012), with women being more satisfied. In the WHOQOL-bref domains (physical, psychological, social relationships and environment), no statistically significant differences were observed between groups, although the environmental domain presented the lowest scores. It is concluded that, despite the overall positive assessment of quality of life, symptoms of psychological distress are present among university students, highlighting the need for institutional strategies aimed at promoting mental health and well-being in the academic environment. |
| Palavras-chave: | Estresse Depressão Vida Acadêmica Qualidade de Vida Stress Depression Academic Life Quality of Life |
| Área(s) do CNPq: | MEDICINA::PSIQUIATRIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Saude |
| Programa: | Bacharelado em Medicina |
| Citação: | ALBUQUERQUE, Thiago Rêgo; MAZULLO FILHO, João Batista Raposo. Perfil da qualidade de vida e saúde mental de estudantes de educação física de uma instituição pública do Piauí. 2025. 15 f. Artigo (Bacharelado em Medicina) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2614 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCS - Bacharelado em Medicina (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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