Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Tiago Frankalino de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3324859652425376por
dc.contributor.advisor1Sousa, Gildo Jesus-
dc.date.accessioned2025-10-03T11:54:59Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUZA, Tiago Frankalino de. Inclusão, práticas e a importância do ensino de matemática para crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA). 2025. 19 f. Artigo (Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio) - Universidade Estadual do Piauí, Piracuruca, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2623-
dc.description.resumoO presente trabalho se destaca dentro de um contexto histórico sobre os processos de inclusão, educação e de alunos com autismo em especifico crianças portadoras de Transtorno de Espectro Autista (TEA) no âmbito educacional no eixo de ensino de matemática. Os estudos que envolvem o ensino de matemática para crianças com transtorno de espectro autista não se iniciaram do nada, nesse contexto é fundamental e relevante destacar no cenário histórico os processos de inclusão de pessoas com deficiência em um contexto geral e abordando posteriormente a área educacional com destaque em especifico para crianças portadoras de espectro autista e o ensino de matemática. Além de uma abordagem histórica sobre os estudos iniciais na busca de inclusão de pessoas com deficiência no cenário de inclusão geral e educacional o presente trabalho também abordará sobre práticas e métodos pensados e colocados em execução na busca do aperfeiçoamento das metodologias e nas práticas do ensino de matemática voltadas para crianças autistas. Além do mais será destacada a relevância da importância do ensino da matemática para crianças com transtorno de espectro autista (TEA). O presente trabalho terá como meios metodológicos uma pesquisa de caráter qualitativo em que serão abordados os tópicos relacionados com a temática por meio de revisões bibliográficas, revisões essas a qual serão compostos por teses, dissertações, monografias, artigos dentre outras produções acadêmicas existentes sobre a temática abordada no trabalho em destaque.por
dc.description.abstractThis paper stands out within a historical context concerning the processes of inclusion and education, specifically focusing on students with autism children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) within the educational framework, particularly in mathema- tics education. Studies related to teaching mathematics to children with autism spectrum disorder did not emerge from nowhere. In this context, it is both essential and relevant to highlight, from a historical perspective, the processes of inclusion of people with disabi- lities in a general context, and subsequently address the educational field with a specific emphasis on children with autism and mathematics teaching. In addition to providing a historical overview of the initial efforts toward the inclusion of individuals with disabili- ties in both general and educational contexts, this study will also discuss the practices and methods developed and implemented to improve the methodologies and practices of mathematics teaching for autistic children. Furthermore, it will emphasize the impor- tance and relevance of teaching mathematics to children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The methodological approach of this research will be qualitative in nature, ad- dressing topics related to the central theme through literature review. These reviews will include theses, dissertations, monographs, academic articles, and other scholarly works related to the subject of this study.por
dc.description.provenanceSubmitted by Tiago Souza (tiagosouza@aluno.uespi.br) on 2025-10-02T17:22:33Z No. of bitstreams: 2 publicação Envio Biblio teca TCC Tiago Frankalino (4).pdf: 351929 bytes, checksum: 86603b8aa1dfacaa5e241a98682052f0 (MD5) UESPI_ASSINADO Tia e Gil Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado (2).pdf: 80420 bytes, checksum: 71b1d1e6367475541f3cf30e29043d13 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-10-03T11:54:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 publicação Envio Biblio teca TCC Tiago Frankalino (4).pdf: 351929 bytes, checksum: 86603b8aa1dfacaa5e241a98682052f0 (MD5) UESPI_ASSINADO Tia e Gil Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado (2).pdf: 80420 bytes, checksum: 71b1d1e6367475541f3cf30e29043d13 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-03T11:54:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 publicação Envio Biblio teca TCC Tiago Frankalino (4).pdf: 351929 bytes, checksum: 86603b8aa1dfacaa5e241a98682052f0 (MD5) UESPI_ASSINADO Tia e Gil Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado (2).pdf: 80420 bytes, checksum: 71b1d1e6367475541f3cf30e29043d13 (MD5) Previous issue date: 2025-07-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Matemática no Ensino Médiopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão Escolarpor
dc.subjectTranstorno de Espectro Autista (TEA)por
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleInclusão, práticas e a importância do ensino de matemática para crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA)por
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:EAD - Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf343,68 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.