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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de animações sobre os tatuzinhos de jardim (Crustáceos terrestres)
Autor: Moura, Maria Kailly do Nascimento
Primeiro orientador: Grangeiro, Daniela Correia
Resumo: Os tatuzinhos de jardim, crustáceos terrestres pertencentes ao grupo dos isópodes, desempenham um papel importante no equilíbrio ecológico, atuando na decomposição da matéria orgânica e na ciclagem de nutrientes no solo. Apesar de sua relevância ambiental, esses organismos ainda são pouco valorizados e, muitas vezes, alvo de concepções equivocadas. Com o intuito de ampliar a divulgação científica sobre esses animais e promover uma percepção mais positiva deles, as animações têm se mostrado ferramentas eficazes para o ensino de conteúdos zoológicos de forma acessível e lúdica. Este estudo teve como objetivo analisar, descrever e categorizar as representações dos tatuzinhos de jardim em animações voltadas ao público infantojuvenil, buscando identificar como aspectos morfológicos, comportamentais e ecológicos desses crustáceos são retratados. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com a seleção e análise de animações disponíveis em plataformas digitais. As produções foram examinadas quanto à fidelidade científica, linguagem utilizada e possíveis contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicaram que as animações apresentam potencial educativo, ao mesmo tempo em que reforçam traços culturais e simbólicos associados aos tatuzinhos. Conclui-se que o uso de animações pode ser uma estratégia eficiente na valorização dos crustáceos terrestres, contribuindo para a popularização do conhecimento zoológico e para a construção de uma consciência ambiental desde as primeiras etapas da formação escolar. A presença dos tatuzinhos de jardim em produções animadas voltadas ao público infantojuvenil revela uma interessante convergência entre ciência e cultura, permitindo que conhecimentos sobre a zoologia desses crustáceos sejam transmitidos de maneira acessível e atraente. As animações analisadas neste trabalho evidenciam diferentes níveis de abordagem científica, variando desde representações mais lúdicas e fantasiosas até conteúdos com maior rigor informativo. Observou-se que muitos elementos das características biológicas dos tatuzinhos, como sua capacidade de se enrolar em forma de esfera (conhecida como conglobação), o hábito de viver em ambientes úmidos e sua alimentação baseada na matéria orgânica em decomposição, são frequentemente representados nas animações, contribuindo para o entendimento do papel ecológico desses animais. Além disso, as narrativas construídas em torno dos tatuzinhos costumam retratá-los como personagens curiosos, trabalhadores e resilientes, o que pode favorecer uma associação positiva e empática por parte das crianças. No entanto, também foram identificadas lacunas, como a ausência de contextualização mais aprofundada sobre sua classificação zoológica e o uso, em alguns casos, de termos imprecisos para descrever suas características. Tais aspectos reforçam a importância de uma curadoria criteriosa na escolha de materiais educativos e da atuação de profissionais da área de biologia na produção e validação desses conteúdos. Assim, conclui-se que as animações têm um papel significativo na formação do conhecimento científico no contexto escolar, podendo ser utilizadas como instrumentos pedagógicos eficazes, desde que alinhadas com fundamentos da zoologia e com práticas de educação científica crítica e reflexiva.
Abstract: Terrestrial Isopods, terrestrial crustaceans belonging to the isopod group, play an important role in maintaining ecological balance by contributing to the decomposition of organic matter and the cycling of nutrients in the soil. Despite their environmental relevance, these organisms are still undervalued and often subject to misconceptions. In order to expand scientific dissemination about these animals and promote a more positive perception of them, animations have proven to be effective tools for teaching zoological content in an accessible and engaging way. This study aimed to analyze, describe, and categorize the representations of pill bugs in animations aimed at children and adolescents, seeking to identify how morphological, behavioral, and ecological aspects of these crustaceans are portrayed. To this end, a qualitative approach was employed, involving the selection and analysis of animations available on digital platforms. The productions were examined in terms of scientific accuracy, the language used, and their potential contributions to the teaching and learning process. The results indicated that the animations have educational potential while also reinforcing cultural and symbolic traits associated with pill bugs. It is concluded that the use of animations can be an effective strategy for promoting the value of terrestrial crustaceans, contributing to the popularization of zoological knowledge and the development of environmental awareness from the early stages of schooling. The presence of pill bugs in animated productions targeted at young audiences reveals an interesting convergence between science and culture, allowing zoological knowledge about these crustaceans to be conveyed in an accessible and appealing manner. The animations analyzed in this study demonstrate varying levels of scientific approach, ranging from more playful and imaginative representations to content with greater informational accuracy. It was observed that many elements of the pill bugs’ biological characteristics—such as their ability to roll into a ball (known as conglobation), their preference for moist environments, and their diet based on decomposing organic matter—are frequently represented in the animations, aiding in the understanding of these animals’ ecological roles. Additionally, the narratives built around pill bugs often portray them as curious, hardworking, and resilient characters, which can foster a positive and empathetic association among children. However, some gaps were also identified, such as the lack of deeper contextualization regarding their zoological classification and, in some cases, the use of imprecise terms to describe their features. These aspects highlight the importance of careful curation in the selection of educational materials and the involvement of biology professionals in the production and validation of such content. Thus, it is concluded that animations play a significant role in shaping scientific knowledge in the educational context and can serve as effective pedagogical tools, as long as they are aligned with zoological foundations and practices of critical and reflective science education.
Palavras-chave: Zoologia Cultural
Animações
Tatuzinhos de Jardim
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Ciências Biológicas
Citação: MOURA, Maria Kailly do Nascimento. Análise de animações sobre os tatuzinhos de jardim (Crustáceos terrestres). 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2629
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Ciências Biológicas (Professor Barros Araújo – PICOS)

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