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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2632Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Pindaíba, Bruna Marques | - |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Judson jorge da | - |
| dc.contributor.referee1 | Freire, Bernardo Curvelano | - |
| dc.contributor.referee2 | Barbosa, David Tavares | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-08T11:55:11Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | - |
| dc.identifier.citation | PINDAIBA, Bruna marques. Educação do campo e o fechamento da unidade escolar Zeferino Marques da comunidade Lagoa do Moisés (território quilombola Lagoas). 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, São Raimundo Nonato, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2632 | - |
| dc.description.resumo | RESUMO Este trabalho examina o fechamento da Unidade Escolar Zeferino Marques, situada na comunidade Moisés, território quilombola Lagoas, município de São Raimundo Nonato – PI. O fechamento ocorreu sem um aviso prévio, muito menos consulta prévia, livre e informada, realizada à comunidade e mães de alunos. Entre os objetivos da pesquisa destacam-se a análise do papel da educação do campo e os problemas resultantes da não efetivação desse modelo de educação; a identificação dos danos causados pelo fechamento da unidade escolar Zeferino Marques e dos processos de resistência da comunidade; além de discutir a respeito das condições de ensino dos estudantes nas novas escolas para as quais foram transferidos. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa foi a análise qualitativa, fundamentada em levantamento bibliográfico e entrevistas com mães de alunos da comunidade. Os resultados evidenciam a importância da educação do campo para o ensino e valorização das comunidades rurais, bem como constatou-se a relevância que a Unidade Escolar Zeferino Marques possuía para a comunidade e para o território quilombola. Como resultado das entrevistas, observou-se que as mães de alunos destacam problemas ocasionados pelo fechamento da escola, especialmente a precariedade do transporte escolar disponibilizado pelo município para que os alunos estudem em escolas distantes. As análises apontam que o fechamento da escola não representou avanços ou melhorias, resultando em vários transtornos para a comunidade Moisés. | por |
| dc.description.abstract | ABSTRACT This study examines the closure of the Zeferino Marques School, located in the Moisés community, part of the Quilombola territory of Lagoas in the municipality of São Raimundo Nonato, Piauí. The closure occurred without prior notice, much less free, prior, and informed consent from the community and the students’ mothers. The research objectives include analyzing the role of rural education and the problems resulting from the failure to implement this educational model. It also identifies the damages caused by the school's closure and the community's resistance efforts, in addition to discussing the learning conditions of students in the new schools to which they were transferred. The methodology used was qualitative analysis, based on a literature review and interviews with the students’ mothers from the community. The results highlight the importance of rural education for the teaching and valuation of rural communities, as well as the significance that the Zeferino Marques School held for the community and the Quilombola territory. The interviews revealed that the students’ mothers emphasize the problems caused by the school's closure, especially the precariousness of the school transportation provided by the municipality for students to attend distant schools. The analysis indicates that the school's closure did not represent progress or improvements, but rather resulted in several hardships for the Moisés community. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by BRUNA PINDAIBA (brunasrn03@gmail.com) on 2025-10-08T02:50:15Z No. of bitstreams: 2 TCC Bruna Marques - revisado_acrescentar ficha catalográfica 1 (6) (1).pdf: 1938132 bytes, checksum: 85ee2dab85b8dd0b0eaa5ebee776a29e (MD5) TERMO_UESPI_assinado_assinado.pdf: 545063 bytes, checksum: b07f45a7d692feb9d5efb7d6d2a89727 (MD5) | eng |
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| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Geografia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Escola | por |
| dc.subject | Quilombo Lagoas | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | por |
| dc.title | Educação do campo e o fechamento da unidade escolar Zeferino Marques da comunidade Lagoa do Moisés (território quilombola Lagoas) | por |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Geografia (Ariston Dias Lima – SÃO RAIMUNDO NONATO) | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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