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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2655Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Alessandra Raquel de Azevedo | - |
| dc.creator | Mendes, Ana Maria Nunes | - |
| dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Valéria Madeira Martins | - |
| dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Valéria Madeira Martins | - |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Antonia Alves Pereira | - |
| dc.contributor.referee3 | Machado, Maria do Socorro da Costa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-22T12:08:36Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Alessandra Raquel de Azevedo; MENDES, Ana Maria Nunes. A indissociabilidade do cuidar e educar na prática pedagógica de professora e estagiárias de uma pré-escola da rede pública municipal de Teresina. 2025. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2655 | - |
| dc.description.resumo | Neste trabalho delimitou-se como objeto de estudo a indissociabilidade do cuidar e educar na prática pedagógica de professora e estagiárias que atuam na Educação Infantil. Para tanto, o objetivo geral foi analisar a indissociabilidade da díade cuidar e educar nas práticas pedagógicas de professora e estagiárias da pré-escola da rede pública municipal de Teresina. Como objetivos específicos foram delineados os seguintes: conhecer as concepções de professora e estagiárias da pré-escola da rede pública municipal de Teresina sobre Educação Infantil, criança e infância; identificar o cuidar e educar nas práticas pedagógicas diárias da professora e estagiárias na pré-escola; relacionar as características que se acentuam nas práticas pedagógicas diárias da professora e estagiárias com as concepções manifestadas sobre o binômio cuidar e educar. O estudo, de abordagem qualitativa, foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado na zona norte da capital Teresina, Piauí, e contou com a participação de uma professora e duas estagiárias que forneceram dados, através de questionários. A pesquisa está fundamentada nos pensamentos e conceitos de autores como Alves e Paula (2011), Craidy e Kaercher (2001), Flôr e Durli (2012) e Staccioli (2013), bem como em documentos da área como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), além das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Constatou-se, pelas análises dos dados obtidos, a necessidade de repensar as políticas públicas do município que garantam a formação adequada dos profissionais que atuam na Educação Infantil, respeitando as exigências legais e as especificidades da primeira infância. O cuidado precisa ser reconhecido como dimensão pedagógica essencial e intencional, ao ser planejado e integrado nas práticas educativas. Assim, promover uma Educação Infantil de qualidade significa assegurar que o cuidar e o educar caminhem juntos, em favor do bem-estar, dos direitos e do desenvolvimento integral da criança. | por |
| dc.description.abstract | This study defined as its object of research the inseparability of care and education in the pedagogical practices of a teacher and interns working in Early Childhood Education. The general objective was to analyze the inseparability of the care–education dyad in the pedagogical practices of a teacher and interns in a public municipal preschool in Teresina. The specific objectives were: to identify the conceptions of the teacher and interns from the municipal public preschool network of Teresina regarding Early Childhood Education, children, and childhood; to identify care and education in the daily pedagogical practices of the teacher and interns in preschool; and to relate the characteristics emphasized in the daily pedagogical practices of the teacher and interns to the conceptions expressed about the care–education binomial. The qualitative study was conducted in a Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), located in the northern zone of Teresina, Piauí, with the participation of one teacher and two interns who provided data through questionnaires. The research is grounded in the thoughts and concepts of authors such as Alves and Paula (2011), Craidy and Kaercher (2001), Flôr and Durli (2012), and Staccioli (2013), as well as in key documents in the field, such as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), the Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), and the Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). The data analysis revealed the need to rethink the municipality’s public policies to ensure the adequate training of professionals working in Early Childhood Education, in compliance with legal requirements and the specificities of early childhood. Care must be recognized as an essential and intentional pedagogical dimension, planned and integrated into educational practices. Thus, promoting quality Early Childhood Education means ensuring that care and education go hand in hand, in favor of the well-being, rights, and holistic development of the child. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Ana Maria Nunes Mendes (anamendes081@aluno.uespi.br) on 2025-10-21T18:27:56Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 575483 bytes, checksum: bd05c396111c926364cae6d36c70f548 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 205202 bytes, checksum: df972d4e4cdff23f9ccc56bfa56fabaa (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-10-22T12:08:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 575483 bytes, checksum: bd05c396111c926364cae6d36c70f548 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 205202 bytes, checksum: df972d4e4cdff23f9ccc56bfa56fabaa (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-22T12:08:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 575483 bytes, checksum: bd05c396111c926364cae6d36c70f548 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 205202 bytes, checksum: df972d4e4cdff23f9ccc56bfa56fabaa (MD5) Previous issue date: 2025-07-03 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias da Educacao Comunicacao e Artes | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.relation.references | ALVES, C. M. S. D.; R. C. PAULA. O que as políticas públicas de educação infantil e as práticas pedagógicas observadas em creches e pré-escolas no município de Campinas trazem sobre o educar e o cuidar. In: CULTURAS infantis em creches e pré-escolas: estágio e pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. p.87- 108. ARIÉS, P. História social da criança e da família. 2ª ed. Philipp Ariès; tradução Dora Flaksman.-2ª ed- Rio de Janeiro: Guanabara: 1986. BARDIN, L. Análise de conteúdo / Laurence Bardin: tradução Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. – São Paulo: Edições 70, 2016. Disponível em: https://madmunifacs.wordpress.com/wp-content/uploads/2016/08/anc3a1lise-de-contec3bado-laurence-bardin.pdf. Acesso em: 25 de abr. 2025. BRASIL. C. R. F. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 10 out. 2024. BRASIL. 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| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Cuidar | por |
| dc.subject | Educar | por |
| dc.subject | Educação Infanti | por |
| dc.subject | Prática Pedagógica | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | A indissociabilidade do cuidar e educar na prática pedagógica de professora e estagiárias de uma pré-escola da rede pública municipal de Teresina | por |
| dc.title.alternative | The inseparability of caring and educating in the pedagogical practice of a teacher and interns at a public municipal preschool in Teresina | eng |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CCECA - Licenciatura em Pedagogia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
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