| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2667Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Mota, Marciano dos Santos | - |
| dc.creator | Brito, Wedison Campos | - |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Diego Cardoso dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T11:55:42Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | MOTA, Marciano dos Santos; BRITO, Wedison Campos. A importância do lúdico no ensino de matemática. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Redenção do Gurguéia, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2667 | - |
| dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo promover uma reflexão acerca da importância do lúdico como ferramenta pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, com base em autores que defendem o uso do lúdico como um recurso essencial no processo de ensino-aprendizagem. Entende-se que, nessa etapa da escolarização, as crianças aprendem de forma mais efetiva quando estão envolvidas em atividades que despertam o interesse, a curiosidade e a imaginação, características fundamentais do brincar. As atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, além de favorecerem a construção do conhecimento de forma prazerosa e significativa. O estudo aponta que há uma grande diversidade de jogos, dinâmicas e estratégias que podem ser utilizados como instrumentos pedagógicos, desde que estejam alinhados aos objetivos educacionais e à realidade dos alunos. Nesse sentido, é fundamental que o professor tenha sensibilidade para planejar e aplicar essas atividades de forma intencional e estruturada, garantindo que o lúdico não seja apenas um momento recreativo, mas uma prática integrada ao currículo escolar. Conclui-se que o uso do lúdico nos anos iniciais potencializa a aprendizagem, estimula o raciocínio, desenvolve a autonomia e fortalece o vínculo entre o aluno e o conhecimento. Portanto, o lúdico deve ser valorizado como parte integrante das práticas pedagógicas, contribuindo para uma educação mais inclusiva, motivadora e eficaz. | por |
| dc.description.abstract | This study aims to reflect on the importance of play as a pedagogical tool in the early years of Elementary Education. The research was conducted through a literature review, based on authors who support the use of playfulness as an essential resource in the teaching-learning process. It is understood that at this stage of schooling, children learn more effectively when engaged in activities that stimulate interest, curiosity, and imagination—key features of playful learning. Playful activities contribute to cognitive, emotional, and social development, as well as to the meaningful and enjoyable construction of knowledge. The study highlights the wide variety of games, dynamics, and strategies that can be used as pedagogical tools, provided they are aligned with educational goals and the students’ reality. Thus, it is essential for teachers to plan and implement these activities in an intentional and structured way, ensuring that play is not merely recreational, but integrated into the school curriculum. It is concluded that the use of play in early education enhances learning, stimulates reasoning, develops autonomy, and strengthens the bond between the student and knowledge. Therefore, play should be valued as an integral part of pedagogical practice, contributing to more inclusive, motivating, and effective education. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Iara Azevedo (iaraazevedo@aluno.uespi.br) on 2025-10-28T11:32:18Z No. of bitstreams: 2 Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf: 496962 bytes, checksum: 5b1d884ebc7851b2daf83f1035142eff (MD5) Termo de Autorização.pdf: 637719 bytes, checksum: c932c5cb372972b95cf222e4a9ba3551 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-10-28T11:55:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf: 496962 bytes, checksum: 5b1d884ebc7851b2daf83f1035142eff (MD5) Termo de Autorização.pdf: 637719 bytes, checksum: c932c5cb372972b95cf222e4a9ba3551 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-28T11:55:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf: 496962 bytes, checksum: 5b1d884ebc7851b2daf83f1035142eff (MD5) Termo de Autorização.pdf: 637719 bytes, checksum: c932c5cb372972b95cf222e4a9ba3551 (MD5) Previous issue date: 2025-10-01 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Lúdico | por |
| dc.subject | Ensino Fundamental | por |
| dc.subject | Aprendizagem | por |
| dc.subject | Prática Pedagógica | por |
| dc.subject | Desenvolvimento Infantil | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
| dc.title | A importância do lúdico no ensino de matemática | por |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Matemática | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf | 485,31 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
