Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMota, Marciano dos Santos-
dc.creatorBrito, Wedison Campos-
dc.contributor.advisor1Santos, Diego Cardoso dos-
dc.date.accessioned2025-10-28T11:55:42Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMOTA, Marciano dos Santos; BRITO, Wedison Campos. A importância do lúdico no ensino de matemática. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Redenção do Gurguéia, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2667-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo promover uma reflexão acerca da importância do lúdico como ferramenta pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, com base em autores que defendem o uso do lúdico como um recurso essencial no processo de ensino-aprendizagem. Entende-se que, nessa etapa da escolarização, as crianças aprendem de forma mais efetiva quando estão envolvidas em atividades que despertam o interesse, a curiosidade e a imaginação, características fundamentais do brincar. As atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, além de favorecerem a construção do conhecimento de forma prazerosa e significativa. O estudo aponta que há uma grande diversidade de jogos, dinâmicas e estratégias que podem ser utilizados como instrumentos pedagógicos, desde que estejam alinhados aos objetivos educacionais e à realidade dos alunos. Nesse sentido, é fundamental que o professor tenha sensibilidade para planejar e aplicar essas atividades de forma intencional e estruturada, garantindo que o lúdico não seja apenas um momento recreativo, mas uma prática integrada ao currículo escolar. Conclui-se que o uso do lúdico nos anos iniciais potencializa a aprendizagem, estimula o raciocínio, desenvolve a autonomia e fortalece o vínculo entre o aluno e o conhecimento. Portanto, o lúdico deve ser valorizado como parte integrante das práticas pedagógicas, contribuindo para uma educação mais inclusiva, motivadora e eficaz.por
dc.description.abstractThis study aims to reflect on the importance of play as a pedagogical tool in the early years of Elementary Education. The research was conducted through a literature review, based on authors who support the use of playfulness as an essential resource in the teaching-learning process. It is understood that at this stage of schooling, children learn more effectively when engaged in activities that stimulate interest, curiosity, and imagination—key features of playful learning. Playful activities contribute to cognitive, emotional, and social development, as well as to the meaningful and enjoyable construction of knowledge. The study highlights the wide variety of games, dynamics, and strategies that can be used as pedagogical tools, provided they are aligned with educational goals and the students’ reality. Thus, it is essential for teachers to plan and implement these activities in an intentional and structured way, ensuring that play is not merely recreational, but integrated into the school curriculum. It is concluded that the use of play in early education enhances learning, stimulates reasoning, develops autonomy, and strengthens the bond between the student and knowledge. Therefore, play should be valued as an integral part of pedagogical practice, contributing to more inclusive, motivating, and effective education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Iara Azevedo (iaraazevedo@aluno.uespi.br) on 2025-10-28T11:32:18Z No. of bitstreams: 2 Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf: 496962 bytes, checksum: 5b1d884ebc7851b2daf83f1035142eff (MD5) Termo de Autorização.pdf: 637719 bytes, checksum: c932c5cb372972b95cf222e4a9ba3551 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-10-28T11:55:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf: 496962 bytes, checksum: 5b1d884ebc7851b2daf83f1035142eff (MD5) Termo de Autorização.pdf: 637719 bytes, checksum: c932c5cb372972b95cf222e4a9ba3551 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-28T11:55:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf: 496962 bytes, checksum: 5b1d884ebc7851b2daf83f1035142eff (MD5) Termo de Autorização.pdf: 637719 bytes, checksum: c932c5cb372972b95cf222e4a9ba3551 (MD5) Previous issue date: 2025-10-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleA importância do lúdico no ensino de matemáticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso Completo.pdf485,31 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.