Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2679
Tipo do documento: Monografia
Título: As redações nota mil do Enem no ano de 2022: uma análise dos textos dentro das particularidades da tipologia dissertativo-argumentativa
Autor: Carmo, Thalita Araújo do
Primeiro orientador: Costa, Valmir Nunes
Resumo: A redação do Enem é uma avaliação de extrema repercussão em todo o Brasil. Muitas vezes pelo tema escolhido pelo Inep, outras vezes pelas notas negativas ou positivas, mas é de grande valia que sejam estudadas as suas competências de forma minuciosa, e é exatamente o teor desta pesquisa, com as redações pontuadas com nota máxima no ano de 2022, serão avaliadas todas as suas especificidades, desde o contexto do tema, textos motivadores, noção de texto, argumentação e textualidade até as suas competências, que extraem de si importantes fatores linguísticos a serem estudados. Em cada competência estudada será utilizada uma redação pontuada com nota máxima para identificar e destacar exemplos de como cada norma funciona e de como se produz um texto em formato dissertativo argumentativo. Para tal estudo e análise, utilizamo-nos como bases teóricas dos autores KOCH (2016); GERALDI (2011); CUNHA (2022); MENDONÇA (2011); ROCHA (2022); MARCUSCHI (2008) e OLIVEIRA (2021). Palavras-chave: Enem. Redação. Texto. Argumentação. Competências.
Abstract: The Enem essay is an assessment with extreme repercussion throughout Brazil. Often due to the theme chosen by Inep, other times due to negative or positive grades, but it is of great value that your skills are studied in detail, and this is exactly the content of this research, with the essays scored with maximum marks in the year 2022 , all its specificities will be evaluated, from the context of the topic, motivating texts, notion of text, argumentation and textuality to its skills, which extract important linguistic factors to be studied. In each competency studied, an essay scored with maximum marks will be used to identify and highlight examples of how each standard works and how a text is produced in an argumentative essay format. For this study and analysis, we used the theoretical bases of the authors KOCH (2016); GERALDI (2011); CUNHA (2022); MENDONÇA (2011); ROCHA (2022); MARCUSCHI (2008) and OLIVEIRA (2021). Keywords: Enem. Essay. Text. Argumentation. Skills.
Palavras-chave: ENEM
Texto
Redação
Argumentação
Competências
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: CARMO, Thalita Araújo do. As redações nota mil do Enem no ano de 2022: uma análise dos textos dentro das particularidades da tipologia dissertativo-argumentativa. 2023. 46 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2679
Data de defesa: 2023
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Josefina Demes – FLORIANO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf991,14 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.