Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2685
Tipo do documento: Monografia
Título: O estágio supervisionado e a formação de professores no curso de pedagogia da UESPI, em Piripiri-PI: contribuições, tensões e desafios
Autor: Carvalho, Rosiane Costa de 
Primeiro orientador: Santana, Maria do Perpétuo Socorro Castelo Branco
Resumo: O presente trabalho apresenta como temática central o estágio supervisionado e a formação de professores, sendo intitulado “O estágio supervisionado e a formação de professores no curso de pedagogia da UESPI, em Piripiri-PI: contribuições, tensões e desafios”. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar de que forma o estágio supervisionado contribui para a formação de professores no curso de Pedagogia da UESPI de Piripiri, considerando as tensões e os desafios enfrentados durante essa experiência. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa teórica, por meio de revisões bibliográficas, e de uma pesquisa de campo, com a realização de entrevista semiestruturada. Como resultados da pesquisa constatou-se que embora o estágio seja um momento de grande aprendizado e descoberta, ele também apresenta diversos desafios que impactam a formação docente. Os principais desafios identificados incluem a resistência dos professores supervisores em confiar nos estagiários, a dificuldade em gerenciar o tempo das aulas e a necessidade de dominar a sala de aula. Quanto ao impacto dos desafios na formação profissional, os estudantes relataram que as experiências vivenciadas no estágio supervisionado contribuíram significativamente para a construção de sua identidade docente. Eles destacaram a importância do estágio para a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos, bem como para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais à docência. Como principais contribuições, esta pesquisa oportuniza repensar sobre a organização e acompanhamento dos estágios supervisionados, visando minimizar os desafios enfrentados pelos estudantes e potencializar os aspectos positivos dessa experiência formativa.
Abstract: The central theme of this paper is the supervised internship and teacher training. It is entitled “The supervised internship and teacher training in the pedagogy course at UESPI, in Piripiri-PI: contributions, tensions and challenges”. The main aim of this research was to investigate how the supervised internship contributes to teacher training in the Pedagogy course at UESPI in Piripiri, considering the tensions and challenges faced during this experience. The methodology used consisted of theoretical research, through bibliographical reviews, and field research, with semi-structured interviews. The results of the research showed that although the internship is a time of great learning and discovery, it also presents a number of challenges that impact on teacher training. The main challenges identified include the resistance of supervising teachers to trusting trainees, the difficulty in managing class time and the need to master the classroom. As for the impact of the challenges on their professional training, the students reported that their experiences during the supervised internship contributed significantly to the construction of their teaching identity. They highlighted the importance of the internship for the practical application of the theoretical knowledge acquired, as well as for the development of skills and competencies essential to teaching. As its main contributions, this research provides an opportunity to rethink the organization and monitoring of supervised internships, with a view to minimizing the challenges faced by students and enhancing the positive aspects of this training experience.
Palavras-chave: Formação de Professores
Pedagogia
Universidade Estadual do Piauí
Estágio Supervisionado
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: CARVALHO, Rosiane Costa de. O estágio supervisionado e a formação de professores no curso de pedagogia da UESPI, em Piripiri-PI: contribuições, tensões e desafios. 2025. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2685
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf852,86 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.