Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2696
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFé, Daniel de Moura-
dc.contributor.advisor1Costa, Valmir Nunes-
dc.date.accessioned2025-11-18T13:13:32Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationFÉ, Daniel de Moura. A inteligência artificial como ferramenta de apoio para o professor iniciante no processo de ensino e aprendizagem. 2025. 43 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2696-
dc.description.resumoA inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma das principais tecnologias mais inovadoras do século XXI, que transforma diversos setores, incluindo a educação. Nesse contexto, é essencial entender as diversas perspectivas e abordagens empregadas por alunos e docentes, com o objetivo de viabilizar uma prática mais eficaz e condizente com as demandas dos estudantes. Desse modo, procura-se responder à seguinte pergunta de pesquisa: De que forma, o uso da Inteligência Artificial pode apoiar os docentes durante os processos de ensino-aprendizagem? Esta pesquisa tem como objetivo geral: Analisar como a Inteligência Artificial pode apoiar os professores iniciantes no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, proporcionando uma compreensão das suas aplicações práticas e dos resultados obtidos com a sua implementação durante as aulas da disciplina de Língua Portuguesa (LP). Com relação à metodologia utilizada neste estudo, esclarece-se que esta pesquisa é de natureza bibliográfica e com o caráter teórico, utilizando uma abordagem qualitativa, e cuja dinâmica envolveu a análise de outros estudos científicos que igualmente investigam a utilização da inteligência artificial como ferramenta de apoio para o professor durante o processo de ensino e aprendizagem. No que se refere ao aporte teórico desta pesquisa, ele se deu através dos principais autores que ancoram a temática, bem como estudiosos da área, como, por exemplo: Franco (2023), Harari (2016), Kaufman (2016), Santaella (2023), Papi (2018), dentre entre outros. No que tange à segunda conclusão tirada das informações e das análises obtidas durante a produção desta pesquisa, é que a IA possui a habilidade de proporcionar uma resposta imediata e precisa para os estudantes acerca da percepção e compreensão de suas próprias dificuldades de aprendizagem. Diante disso, conclui-se que a inserção da IA no ensino de Lingua Portuguesa deve ser vista como uma oportunidade para melhorar e renovar as formas de ensinar. No entanto, é muito importante ter uma visão crítica e de reflexão sobre isso, para que a combinação do uso da tecnologia com o apoio à independência e à imaginação dos alunos se torne muito importante para conseguir bons resultados durante as aulas. Palavras-chave: Inteligência Artificial. Ensino e aprendizagem. Lingua Portuguesapor
dc.description.abstractArtificial intelligence (AI) has established itself as one of the most innovative technologies of the 21st century, transforming various sectors, including education. In this context, it is essential to understand the diverse perspectives and approaches employed by students and teachers to enable more effective practices that meet student needs. Therefore, we seek to answer the following research question: How can the use of Artificial Intelligence support teachers during the teaching-learning process? This research has the general objective: To analyze how Artificial Intelligence can support beginning teachers in the teaching and learning process in the classroom, providing an understanding of its practical applications and the results obtained through its implementation during Portuguese Language (PL) classes. Regarding the methodology used in this study, it is clarified that this research is bibliographical and theoretical in nature, using a qualitative approach. Its dynamics involved the analysis of other scientific studies that also investigate the use of artificial intelligence as a support tool for teachers during the teaching and learning process. The theoretical framework for this research was drawn from the main authors who anchor the topic, as well as scholars in the field, such as Franco (2023), Harari (2016), Kaufman (2016), Santaella (2023), and Papi (2018), among others. The second conclusion drawn from the information and analyses obtained during this research is that AI has the ability to provide immediate and accurate responses to students regarding the perception and understanding of their own learning difficulties. Therefore, it is concluded that the inclusion of AI in Portuguese language teaching should be seen as an opportunity to improve and renew teaching methods. However, it is crucial to have a critical and reflective perspective on this issue, so that the combination of technology use with support for students' independence and imagination becomes crucial to achieving good results during classes. Keywords: Artificial Intelligence. Teaching and learning. Portuguese language.por
dc.description.provenanceSubmitted by Daniel Moura Fé (daniel.de.moura.fe@aluno.uespi.br) on 2025-11-17T22:51:21Z No. of bitstreams: 2 A INTELIGENCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA O PROFESSOR INICIANTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.pdf: 766332 bytes, checksum: 614e287a908c5ed92adc897ca990e3be (MD5) CamScanner_17-11-2025_19.28_assinado.pdf: 473511 bytes, checksum: 93560150c37734716c1e09982ec717a5 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-11-18T13:13:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 A INTELIGENCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA O PROFESSOR INICIANTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.pdf: 766332 bytes, checksum: 614e287a908c5ed92adc897ca990e3be (MD5) CamScanner_17-11-2025_19.28_assinado.pdf: 473511 bytes, checksum: 93560150c37734716c1e09982ec717a5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-18T13:13:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 A INTELIGENCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA O PROFESSOR INICIANTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.pdf: 766332 bytes, checksum: 614e287a908c5ed92adc897ca990e3be (MD5) CamScanner_17-11-2025_19.28_assinado.pdf: 473511 bytes, checksum: 93560150c37734716c1e09982ec717a5 (MD5) Previous issue date: 2025-07-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteligência Artificialpor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectLingua Portuguesapor
dc.subjectPrática Docente-
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA inteligência artficial como ferramenta de apoio para o professor iniciante no processo de ensino e aprendizagempor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Josefina Demes – FLORIANO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf748,37 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.