| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2699Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sousa, Erica Miranda de | - |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Luciano Ferreira da | - |
| dc.contributor.referee1 | Figueiredo, Allan Diêgo Rodrigues | - |
| dc.contributor.referee2 | Vieira, Wagner José Nunes | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-21T11:02:44Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA, Erica Miranda de. A representação antirracista e inclusiva presente na literatura infantil: uma análise do livro "Amoras". 2025. 31 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2699 | - |
| dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo analisar a obra Amoras, escrita por Emicida, sob a perspectiva da literatura antirracista. A pesquisa visa compreender a importância da obra no contexto da representatividade negra na literatura infantil e sua contribuição para a construção de cidadãos conscientes e críticos em relação ao racismo e à intolerância religiosa. O estudo foi desenvolvido por meio de uma análise detalhada da obra, com o objetivo de identificar os elementos que a situam como um manifesto antirracista. A obra foi discutida à luz da literatura infantil, com ênfase em sua abordagem inclusiva, que valoriza a identidade afro-brasileira e desconstrói estereótipos raciais. O trabalho também explorou a relação da obra com figuras históricas e referências culturais que enriquecem o entendimento da ancestralidade e da resistência. A análise foi fundamentada nos seguintes autores: Eliane Cavalleiro (2006), Oliveira (2008), Melo e Gonçalves (2017), Chimamanda Adichie (2019), e Lima (2017), entre outros. Os resultados confirmam que Amoras é uma obra essencial para o desenvolvimento de uma literatura inclusiva e transformadora, capaz de estimular a reflexão e o respeito à diversidade racial desde a infância. | por |
| dc.description.abstract | This study aims to analyze the book Amoras, written by Emicida, from the perspective of antiracist literature. The research seeks to understand the importance of the work in the context of Black representativity in children’s literature and its contribution to the development of conscious and critical citizens regarding racism and religious intolerance. The study was conducted through a detailed analysis of the work, aiming to identify the elements that position it as na antiracist manifesto. The book was discussed in light of children’s literature, with na emphasis on its inclusive approach that values Afro-Brazilian identity and deconstructs racial stereotypes. The research also explored the work’s connection with historical figures and cultural references that enhance the understanding of ancestry and resistance. The analysis was grounded in the following authors: Eliane Cavalleiro (2006), Oliveira (2008), Melo and Gonçalves (2017), Chimamanda Adichie (2019), and Lima (2017), among others. The results confirm that Amoras is na essential work for the development of inclusive and transformative literature, capable of stimulating reflection and respect for racial diversity from childhood. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Érica Sousa (ericamdesousa@aluno.uespi.br) on 2025-11-17T18:13:27Z No. of bitstreams: 2 Trabalho de conclusão de curso.pdf: 440894 bytes, checksum: 08ce404d1b8621552318c77b6b1778f3 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447_assinado.pdf: 129774 bytes, checksum: 5101cf8a8b9ce774ca0506511902d5a8 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: FALTOU COLOCAR SEU NOME COMPLETO NO TERMO DE AUTORIZAÇÃO on 2025-11-18T13:23:17Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Érica Sousa (ericamdesousa@aluno.uespi.br) on 2025-11-18T22:32:51Z No. of bitstreams: 2 Trabalho de conclusão de curso.pdf: 440894 bytes, checksum: 08ce404d1b8621552318c77b6b1778f3 (MD5) termo de autorização.pdf: 210611 bytes, checksum: b52616b63ca9a81ae0ba97216f63d3f0 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: FALTOU ASSINATURA DO AUTOR NO TERMO DE AUTORIZAÇÃO on 2025-11-19T11:06:03Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Érica Sousa (ericamdesousa@aluno.uespi.br) on 2025-11-19T20:02:03Z No. of bitstreams: 2 Trabalho de conclusão de curso.pdf: 440894 bytes, checksum: 08ce404d1b8621552318c77b6b1778f3 (MD5) termo de autorização repositório.pdf: 133954 bytes, checksum: c66c42268f7463935290d0ffe4d08b60 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-11-21T11:02:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Trabalho de conclusão de curso.pdf: 440894 bytes, checksum: 08ce404d1b8621552318c77b6b1778f3 (MD5) termo de autorização repositório.pdf: 133954 bytes, checksum: c66c42268f7463935290d0ffe4d08b60 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-11-21T11:02:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Trabalho de conclusão de curso.pdf: 440894 bytes, checksum: 08ce404d1b8621552318c77b6b1778f3 (MD5) termo de autorização repositório.pdf: 133954 bytes, checksum: c66c42268f7463935290d0ffe4d08b60 (MD5) Previous issue date: 2025-09-12 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Literatura Infantil | por |
| dc.subject | Antirracismo | por |
| dc.subject | Representatividade | por |
| dc.subject.cnpq | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
| dc.title | A representação antirracista e inclusiva presente na literatura infantil: uma análise do livro "Amoras" | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Josefina Demes – FLORIANO) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 430,56 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
