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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2720| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | O ensino da ortografia no ensino fundamental: uma proposta de análise de coleção de livro didático de língua portuguesa |
| Autor: | Silva, Railson Bezerra da |
| Primeiro orientador: | Ramos, Norma Suely Campos |
| Primeiro membro da banca: | Neres, Bruna Rodrigues da Silva |
| Segundo membro da banca: | Carvalho, Anna Glyds Alves Melo |
| Resumo: | Neste estudo, pretende-se analisar o ensino da ortografia nos livros didáticos através da análise de uma coleção de livros didáticos destinada às séries finais do Ensino Fundamental do (do 6º, 7º, 8º e 9º ano) da qual se coleta o corpus desse estudo: a coleção Português: linguagens, de autoria de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Dado o exposto, emerge a seguinte questão-problema: Como é abordado o ensino da ortografia nos livros didáticos de Língua Portuguesa?. A partir desse questionamento, investiga-se a abordagem do ensino da ortografia na coleção de livro didático direcionada para o Ensino Fundamental. Objetiva-se verificar qual a perspectiva de ensino da ortografia, se tradicional ou reflexiva; analisar a distinção das regularidades e irregularidades da ortografia, assim como analisar as atividades propostas no livro didático para facilitação dessa aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido mediante abordagem qualitativa, com foco nas pesquisas de caráter bibliográfico e documental sendo empregados na análise. Através do estudo constatou-se que a coleção pesquisada, visto que o livro didático como norteador do trabalho docente, cumpre o poder de mediar o processo ensino aprendizagem. |
| Abstract: | In this study, it is intended to problematize through a collection of textbooks intended for the final grades of Elementary School (7th, 8th and 9th grade) that constitutes the corpus of this study the collection Portuguese: languages, authored by William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães the orthography. Given the above, the following problem-question emerges: How is the teaching of orthography approached in Portuguese language textbooks? From this questioning, the approach to the teaching of orthography in a textbook collection directed to Elementary School is investigated. The objective is to verify the perspective of teaching orthography, whether traditional or reflective; analyze the distinction of regularities and irregularities of spelling, as well as analyze the activities proposed in the textbook to facilitate this learning. The work was developed through a qualitative approach, focusing on bibliographic and documentary research being used in the analysis. Through the study it was found that the researched works are efficient to work the teaching of orthography in the intended perspective, since the textbook as a guide for the teaching work, fulfills the power to mediate the teaching-learning process. |
| Palavras-chave: | Livro Didático Ortografia Português |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | SILVA, Railson Bezerra da. O ensino da ortografia no ensino fundamental: uma proposta de análise de coleção de livro didático de língua portuguesa. 2025. 56 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2720 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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