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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2727| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Incidência de acidentes automobilísticos no SAMU durante a pandemia de covid-19 |
| Autor: | Souza, Adailton Leal de |
| Primeiro orientador: | Barroso, Laise Maria Formiga Moura |
| Resumo: | O SAMU é um serviço de Atendimento Pré-Hospitalar gratuito disponibilizado à população pelo SUS, sendo acionado ligando para o número 192 e funcionando em regime de 24 horas todos os 7 dias da semana, prestando apoio a vários tipos de situações de risco de vida iminente à vítima (urgências e emergências de saúde). O mundo enfrentou recentemente uma pandemia, a COVID-19, onde se fez necessário que houvesse um isolamento e distanciamento social entre pessoas para evitar a disseminação do vírus. O objetivo do presente estudo foi conhecer a incidência de acidentes automobilísticos no SAMU durante o período que se estendeu de 2020 a 2023, anos que marcaram a caracterização e o fim, segundo a OMS, da pandemia de COVID-19. Os resultados mostraram que o isolamento realmente teve efeito sobre o número de acidentes, mas foi um efeito muito rápido, ficando restrito apenas a alguns meses do ano de 2020. Entre os meses de março, mês no qual a OMS declarou a COVID como pandemia, e abril houve uma queda de 56,6% nos índices de acidentes, demonstrando claramente o efeito primário que a declaração da OMS e o início do isolamento social tiveram na diminuição do tráfego de pessoas e veículos. Os números de acidentes em 2020 se mantiveram constantes entre os meses de maio a julho, sempre na casa das 30 ocorrências, até que tiveram nova queda em agosto e caíram para 19. Entre os meses de setembro a outubro os números oscilaram, mas nunca ultrapassaram a casa dos 50 acidentes, até que chegaram os meses de novembro (55) e dezembro (56) e, pela primeira vez desde o início da pandemia, os números mensais de acidentes ultrapassaram o pico deste índice no período pré-pandemia, realmente evidenciando que a influência do isolamento social no trânsito havia acabado. Em relação a epidemiologia dos casos, notabilizou–se que a maioria das vítimas gerais que foram atendidas pelo SAMU nestes anos foi de homens e que a maioria das vítimas tinham 60 anos ou mais, sempre seguidas pelas vítimas de 20-39 anos e 40-59 anos, nesta sequência, revelando duas constantes que se repetiram em todos os anos que foram abordados na pesquisa. No ano de 2020, o número de homens socorridos foi de 54,9% e de mulheres 45,1%, estatística bem parecida com a do ano de 2021 (54,5% homens e 45,5% mulheres. No ano de 2022, ano com maior equilíbrio entre o número de homens e mulheres socorridos dentre os anos que foram pesquisados, 52,7% das vítimas foram homens e 47,3% mulheres, e 2023, último ano pesquisado, teve 55% de vítimas do sexo masculino e 45% do sexo feminino, comprovando a existência de uma constante epidemiológica nos atendimentos anuais prestados pelo SAMU. Na etiologia dos acidentes de trânsito que ocorreram neste intervalo de tempo, observou–se uma enorme disparidade entre os números, com a constante que em todos os anos o número de acidentes causados por motocicletas foi maior que o de acidentes causados por veículos de 4 rodas. Inclusive, sendo mais de 10 vezes maior em cada ano (11,6 vezes em 2020, 12,7 vezes em 2021, 15,6 vezes em 2022; e 15,9 vezes em 2023, ano com a maior diferença matemática nessa estatística). Conclui-se que o isolamento social não teve influência duradora nos dados analisados e que a maioria dos usuários do SAMU são de homens e pessoas com 60 anos ou mais. Por fim, também se concluiu que os índices de acidentes causados por motocicletas foram maiores que os números de acidentes cuja causa foram veículos de 4 rodas. |
| Abstract: | SAMU is a free pre-hospital care service provided to the population by the SUS (Brazilian Public Health System), activated by calling 192 and operating 24 hours a day, 7 days a week, providing support for various types of life-threatening situations (health emergencies and urgent cases). The world recently faced a pandemic, COVID-19, which made isolation and social distancing necessary to prevent the spread of the virus. The objective of this study was to determine the incidence of car accidents in the SAMU (Mobile Emergency Care Service) during the period from 2020 to 2023, years that marked the characterization and end, according to the WHO, of the COVID-19 pandemic. The results showed that isolation did have an effect on the number of accidents, but it was a very rapid effect, limited to only a few months of 2020. Between March, the month in which the WHO declared COVID-19 a pandemic, and April, there was a 56.6% drop in accident rates, clearly demonstrating the primary effect that the WHO declaration and the beginning of social isolation had on reducing the traffic of people and vehicles. Accident numbers in 2020 remained constant between May and July, always around 30 occurrences, until they dropped again in August to 19. Between September and October, the numbers fluctuated, but never exceeded 50 accidents, until November (55) and December (56) arrived and, for the first time since the beginning of the pandemic, the monthly accident numbers surpassed the peak of this index in the pre-pandemic period, truly showing that the influence of social isolation on traffic had ended. Regarding the epidemiology of the cases, it was noted that the majority of general victims attended by SAMU (Mobile Emergency Care Service) in these years were men, and that the majority of victims were 60 years of age or older, always followed by victims aged 20-39 and 40-59, in that order, revealing two constants that were repeated in all the years covered in the research. In 2020, the number of men assisted was 54.9% and women 45.1%, a statistic very similar to that of 2021 (54.5% men and 45.5% women). In 2022, the year with the greatest balance between the number of men and women assisted among the years studied, 52.7% of the victims were men and 47.3% women, and 2023, the last year studied, had 55% male victims and 45% female victims, proving the existence of an epidemiological constant in the annual services provided by SAMU. In the etiology of traffic accidents that occurred during this time interval, a huge disparity was observed between the numbers, with the constant being that in all years the number of accidents caused by motorcycles was greater than the number of accidents caused by four-wheeled vehicles. In fact, it was more than 10 times greater each year (11.6 times in 2020, 12.7 times in 2021, 15.6 times in 2022; and 15.9 times in 2023, the year with the greatest mathematical difference in this statistic). It is concluded that social isolation did not have a lasting influence on the analyzed data and that the majority of SAMU (Mobile Emergency Care Service) users are men and people aged 60 or older. Finally, it was also concluded that the rates of accidents caused by motorcycles were higher than the number of accidents caused by four-wheeled vehicles. |
| Palavras-chave: | Pandemia Incidência Epidemiologia Acidente de Trânsito Etiologia |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Bacharelado em Enfermagem |
| Citação: | SOUZA, Adailton Leal de. Incidência de acidentes automobilísticos no SAMU durante a pandemia de covid-19. 2025. 41 f. Monografia ( Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2727 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Bacharelado em Enfermagem (Professor Barros Araújo – PICOS) |
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