Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2729
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Suzana Germano da-
dc.contributor.advisor1Farias, Francisca Neuza de Almeida-
dc.date.accessioned2025-11-27T16:18:13Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Suzana germano da.Estratégias de leitura para alunos com autismo: uma revisão sobre prática e desafios. 2025. 48 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2729-
dc.description.resumoO presente estudo, intitulado: Estratégias de leitura para alunos com autismo: uma revisão sobre práticas e desafios, tem como objetivo analisar as estratégias de leitura utilizadas para alunos do Ensino Fundamental maior com Transtorno do Espectro Autista (TEA), buscando compreender sua eficácia e aplicabilidade no processo de aprendizagem. Para alcançar esse propósito, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e abordagem descritiva, fundamentada em estudos teóricos e artigos científicos disponíveis em bases de dados como SciELO, Google Acadêmico e periódicos da CAPES. Os resultados da revisão apontam que os alunos dentro do espectro autista apresentam dificuldades específicas na compreensão leitora, especialmente em aspectos relacionados à interpretação de inferências, metáforas e elementos implícitos do texto, devido às particularidades cognitivas, linguísticas e socioemocionais. As estratégias mais eficazes identificadas envolvem o uso de recursos visuais, métodos multissensoriais, leitura guiada, leitura preditiva, atividades fônicas e mediação linguística, que, quando aplicadas de forma adaptada, favorecem o desenvolvimento da compreensão, da autonomia e do engajamento no processo de leitura. Conclui-se, que o ensino da leitura para alunos com TEA deve ir além da simples decodificação, valorizando a leitura como prática social e instrumento de inclusão. A atuação docente sensível e a formação continuada são essenciais para promover práticas mais acessíveis, que respeitem as singularidades dos alunos e contribuam para a efetiva inclusão escolar e social.por
dc.description.abstractThis study, entitled: Reading Strategies for Students with Autism: A Review of Practices and Challenges, aims to analyze the reading strategies used by students in the upper elementary grades with Autism Spectrum Disorder (ASD), seeking to understand their effectiveness and applicability in the learning process. To achieve this purpose, a qualitative bibliographic research with a descriptive approach was carried out, based on theoretical studies and scientific articles available in databases such as SciELO, Google Scholar, and CAPES journals. The results of the review indicate that students within the autism spectrum present specific difficulties in reading comprehension, especially in aspects related to the interpretation of inferences, metaphors, and implicit elements of the text, due to cognitive, linguistic, and socio- emotional particularities. The most effective strategies identified involve the use of visual resources, multisensory methods, guided reading, predictive reading, phonics activities, and linguistic mediation, which, when applied in an adapted way, favor the development of comprehension, autonomy, and engagement in the reading process. In conclusion, teaching reading to students with ASD should go beyond simple decoding, valuing reading as a social practice and an instrument of inclusion. Sensitive teaching practices and ongoing professional development are essential to promote more accessible practices that respect the unique characteristics of students and contribute to effective school and social inclusion.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Silva (suzanagermanodasilva@aluno.uespi.br) on 2025-11-25T23:16:38Z No. of bitstreams: 1 pdf24_merged.pdf: 1865208 bytes, checksum: 70ba0cad69ae09a2a898f3cb5facd56e (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA, O TERMO DE AUTORIZAÇÃO DEVE SER SUBMETIDO EM ARQUIVO SEPARADO DO TCC. on 2025-11-26T12:02:29Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Silva (suzanagermanodasilva@aluno.uespi.br) on 2025-11-26T18:14:09Z No. of bitstreams: 1 pdf24_merged.pdf: 1865208 bytes, checksum: 70ba0cad69ae09a2a898f3cb5facd56e (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: O TERMO DE AUTORIZAÇÃO É SEPARADO DO TCC. on 2025-11-27T13:15:27Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Silva (suzanagermanodasilva@aluno.uespi.br) on 2025-11-27T13:45:58Z No. of bitstreams: 2 TCC SUZANA.pdf: 832827 bytes, checksum: 7a4b6323c7ad092dc0cad41faf0dd816 (MD5) CamScanner 25-11-2025 18.33.pdf: 1070747 bytes, checksum: c0d3ab8e6f8dd45959c0eb0a7f0b43dc (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: FALTOU ASSINSTURA DO AUTOR E DO ORIENTADOR NO TERMO DE AUTORIZAÇÃO on 2025-11-27T14:37:20Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Silva (suzanagermanodasilva@aluno.uespi.br) on 2025-11-27T16:00:11Z No. of bitstreams: 2 TCC SUZANA.pdf: 832827 bytes, checksum: 7a4b6323c7ad092dc0cad41faf0dd816 (MD5) CamScanner 27-11-2025 12.54.pdf: 958466 bytes, checksum: 328cb0a81a812285f68f215b456c98bd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-11-27T16:18:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC SUZANA.pdf: 832827 bytes, checksum: 7a4b6323c7ad092dc0cad41faf0dd816 (MD5) CamScanner 27-11-2025 12.54.pdf: 958466 bytes, checksum: 328cb0a81a812285f68f215b456c98bd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-27T16:18:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC SUZANA.pdf: 832827 bytes, checksum: 7a4b6323c7ad092dc0cad41faf0dd816 (MD5) CamScanner 27-11-2025 12.54.pdf: 958466 bytes, checksum: 328cb0a81a812285f68f215b456c98bd (MD5) Previous issue date: 2025-11-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)por
dc.subjectEstratégias de Leiturapor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleEstratégias de leitura para alunos com autismo: uma revisão sobre práticas e desafiospor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf813,31 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.