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dc.creatorRipardo, Danda Gabrielly Ferreira-
dc.contributor.advisor1Bezerra, Sandra Marina Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-12-04T15:34:58Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationRIPARDO, Danda Gabrielly Ferreira. Efeito da intervenção educativa no conhecimento de profissionais de enfermagem acerca do comportamento sanitário e disfunção miccional. 2025. 51 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Teresina-PI, 2025por
dc.identifier.urihttps://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2828-
dc.description.resumoIntrodução: Os comportamentos sanitários são definidos por ações voluntárias relacionadas ao esvaziamento fisiológico da bexiga, os quais influenciam diretamente a saúde urinária, essa série de ações incluem a seleção do local, a posição adotada durante o ato de micção, o tempo de esvaziamento da bexiga e frequência miccional. Objetivo: Analisar o efeito da intervenção educativa no conhecimento de profissionais de enfermagem sobre o comportamento sanitário e as disfunções miccionais. Métodos: Estudo quase-experimental, de grupo único, do tipo antes e depois, prospectivo, com abordagem quantitativa. A amostra do estudo foi de 100 participantes sendo profissionais da saúde, incluindo auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, enfermeiros, realizado em um hospital de alta complexidade em Teresina-PI. A metodologia utilizada foi aula expositiva dialogada e o conteúdo do curso foi apresentado por slides. Os participantes responderam ao pré-teste, por meio do Instrumento de Avaliação do Conhecimento, sem consulta a qualquer base de dados ou material de apoio. Na sequência, ainda no mesmo dia, foi ministrada a primeira aula da intervenção educativa. Após a conclusão da intervenção educativa, foram esclarecidas as dúvidas dos participantes e, em seguida, aplicado o pós-teste utilizando as mesmas questões do pré-teste. Resultados esperados: A amostra total foi de 100 participantes, sendo predominantemente profissionais do sexo feminino (93%), a média de idade dos profissionais foi de 36,94 anos (DP=11,56), na distribuição dos participantes de acordo com a categoria profissional, observa-se que a maioria é composta por técnicos(as) de enfermagem (50%), a análise da carga horária diária dos profissionais de saúde que participaram deste estudo demonstrou uma média de 8,44 horas (DP=2,76 horas) de trabalho por dia, com uma média de 32,76 horas semanais (DP=3,87 horas). O questionário acerca da incontinência urinária e comportamentos sanitários totalizou 20 itens, com a média de acertos no pré-teste de 70% (DP=21,92%), e no pós-teste, a média aumentou para 88,6% (DP=14,14%). Os valores obtidos demonstram que a intervenção educativa proporcionou um aumento geral no número de acertos em todas as questões relacionadas aos domínios de anatomia, fisiologia e prevalência. No entanto, é importante destacar que, apesar da melhora geral, as questões relacionadas à prevalência da IU em homens apresentaram menor percentual de acertos, mesmo após a intervenção. A análise do desempenho dos participantes revelou um avanço significativo no domínio de conceitos e definições relacionados ao tema. No entanto, os dados relativos ao conhecimento sobre tratamento da incontinência urinária, revelou que este foi o domínio com menor média de acertos no pré-teste, indicando um conhecimento prévio mais limitado entre os profissionais de enfermagem. Conclusão: A análise dos dados demonstrou que os participantes apresentaram avanços significativos em todos os domínios acerca do comportamento sanitário e as disfunções miccionais. O que evidencia a importância da educação continuada como ferramenta para reduzir lacunas de conhecimento e promover o cuidado e prevenção de disfunções miccionais.por
dc.description.abstractIntroduction: Sanitary behaviors are defined by voluntary actions related to the physiological emptying of the bladder, which directly influence urinary health. This series of actions includes the selection of the location, the position adopted during urination, the time of bladder emptying, and voiding frequency. Objective: To analyze the effect of educational intervention on the knowledge of nursing professionals regarding sanitary behavior and voiding dysfunctions. Methods: Quasi-experimental, single-group, before-and-after, prospective study with a quantitative approach. The study sample consisted of 100 participants, including healthcare professionals (nursing assistants, nursing technicians, nurses), conducted in a high-complexity hospital in Teresina-PI. The methodology used was an expository and dialogic class, and the course content was presented via slides. Participants completed a pre-test using the Knowledge Assessment Instrument, without consulting any database or support material. Immediately afterwards, on the same day, the first class of the educational intervention was delivered. After the completion of the educational intervention, participants' questions were clarified, and then a post-test was applied using the same questions as the pre-test. Expected Results: The total sample was 100 participants, predominantly female professionals (93%), with an average age of 36.94 years (SD=11.56). In the distribution of participants according to professional category, the majority were nursing technicians (50%). The analysis of the daily workload of the healthcare professionals who participated in this study showed an average of 8.44 hours (SD=2.76 hours) of work per day, with an average of 32.76 weekly hours (SD=3.87 hours). The questionnaire regarding urinary incontinence and sanitary behaviors totaled 20 items, with an average of 70% correct answers in the pre-test (SD=21.92%), and in the post-test, the average increased to 88.6% (SD=14.14%). The obtained values demonstrate that the educational intervention led to an overall increase in the number of correct answers across all questions related to anatomy, physiology, and prevalence domains. However, it is important to note that, despite the general improvement, questions related to the prevalence of UI in men showed a lower percentage of correct answers, even after the intervention. The analysis of participants' performance revealed significant progress in mastering concepts and definitions related to the topic. However, data regarding knowledge about urinary incontinence treatment showed this to be the domain with the lowest average score in the pre-test, indicating more limited prior knowledge among nursing professionals. Conclusion: Data analysis demonstrated that participants showed significant improvements in all domains concerning sanitary behavior and voiding dysfunctions. This highlights the importance of continuing education as a tool to reduce knowledge gaps and promote the care and prevention of voiding dysfunctions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Danda Ripardo (dgabriellyferreirar@aluno.uespi.br) on 2025-12-04T15:24:38Z No. of bitstreams: 2 TCC-Danda_Ripardo_29.novem_assinado_assinado_assinado (1).pdf: 1281367 bytes, checksum: 6eaaf25aeeac837b68a5bb6035aa8014 (MD5) Termo_repositotio_Danda_%281%29_assinado.pdf: 54588 bytes, checksum: 82f9764ae4adeb3dc9becc5278b14c20 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Saudepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Enfermagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDisfunções do Assoalho Pélvicopor
dc.subjectEstomaterapiapor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectTecnologia Educacionalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.titleEfeito da intervenção educativa no conhecimento de profissionais de enfermagem acerca do comportamento sanitário e disfunção miccionalpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCS - Bacharelado em Enfermagem (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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