| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2833| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Psicoterapia inclusiva no atendimento a pessoas surdas no contexto clínico-psicológico |
| Título(s) alternativo(s): | Inclusive psychotherapy in the care of deaf people in a clinical-psychological context |
| Autor: | Fernandes, Dara Cloe Aguiar de Almeida |
| Primeiro orientador: | Andrade, Marília Santana |
| Primeiro membro da banca: | Sá, Rafaella Coêlho |
| Segundo membro da banca: | Freitas, Thayane Nascimento |
| Resumo: | A inclusão de pessoas com deficiência nos serviços de saúde mental tem sido um desafio constante na prática psicológica, especialmente no que se refere ao atendimento psicoterapêutico de pessoas com surdez. Apesar dos avanços legais e sociais, ainda se observam barreiras significativas relacionadas à comunicação, ao desconhecimento da cultura surda e à escassez de profissionais habilitados em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este trabalho teve como objetivo analisar os principais desafios enfrentados por psicólogos e pessoas com surdez na psicoterapia, bem como identificar estratégias e práticas clínicas que favoreçam um atendimento mais acessível, eficaz e culturalmente sensível. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base em revisão bibliográfica, desenvolvida por meio da análise de artigos científicos, livros e documentos oficiais que tratam da psicoterapia inclusiva, da surdez e da acessibilidade em saúde mental. A coleta de dados foi realizada nas bases Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC), utilizando os descritores “psicoterapia”, “surdez” e “inclusão”, considerando publicações em língua portuguesa no período de 2003 a 2023. Os resultados evidenciaram que os principais desafios estão relacionados à comunicação, à ausência de formação em Libras por parte dos profissionais e à falta de sensibilidade cultural. Como estratégias eficazes, destacam-se o uso de intérpretes, o investimento na formação bilíngue, a adaptação de técnicas terapêuticas e o uso de recursos visuais. Conclui-se que a promoção de uma psicoterapia inclusiva exige transformações estruturais e conceituais na formação em Psicologia, bem como o fortalecimento de políticas públicas que assegurem o acesso equitativo e humanizado às pessoas com deficiência. |
| Abstract: | The inclusion of people with disabilities in mental health services has been a constant challenge in psychological practice, especially regarding the psychotherapeutic care of deaf people. Despite legal and social advances, significant barriers related to communication, lack of knowledge of deaf culture, and a shortage of professionals skilled in Brazilian Sign Language (Libras) are still observed. This study aimed to analyze the main challenges faced by psychologists and deaf people in psychotherapy, as well as to identify strategies and clinical practices that promote more accessible, effective, and culturally sensitive care. This is a qualitative research study, based on a literature review, developed through the analysis of scientific articles, books, and official documents that address inclusive psychotherapy, deafness, and accessibility in mental health. Data collection was carried out using the Google Scholar, Scientific Electronic Library Online (SciELO), and Electronic Journals of Psychology (PePSIC) databases, using the descriptors "psychotherapy," "deafness," and "inclusion," considering publications in Portuguese from 2003 to 2023. The results showed that the main challenges are related to communication, the lack of training in Libras (Brazilian Sign Language) among professionals, and a lack of cultural sensitivity. Effective strategies include the use of interpreters, investment in bilingual training, adaptation of therapeutic techniques, and the use of visual resources. It is concluded that promoting inclusive psychotherapy requires structural and conceptual transformations in psychology training, as well as the strengthening of public policies that ensure equitable and humanized access for people with disabilities. |
| Palavras-chave: | inclusão psicoterapia surdez |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Saude |
| Programa: | Bacharelado em Psicologia |
| Citação: | FERNANDES, Dara Cloe Aguiar de Almeida. Psicoterapia inclusiva no atendimento a pessoas surdas no contexto clínico-psicológico. 2025. 20 f. Monografia (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2833 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa | 406,52 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
