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dc.creatorLima, Raysa de Melo-
dc.contributor.advisor1Furtado, Nielson José Silva-
dc.contributor.referee1Muniz Carvalho, Ednilton-
dc.contributor.referee2Soares da Cunha, Maria Elane-
dc.date.accessioned2025-12-09T11:19:43Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationLIMA, Raysa de Melo. Resíduos sólidos urbanos: interfaces entre química, meio ambiente e educação. 2025. 17 f. Artigo (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2849-
dc.description.resumoA crescente geração de resíduos sólidos urbanos (RSU) configura um dos maiores desafios ambientais do século XXI, exigindo soluções integradas entre ciência, tecnologia e educação. Este trabalho tem como objetivo analisar a aplicação da Química no tratamento dos RSU, bem como sua relevância na formação de uma consciência ambiental crítica por meio do Ensino. A pesquisa possui caráter qualitativo e bibliográfico, baseando-se em documentos oficiais, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), relatórios do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e autores da área de ensino de química e sustentabilidade. Observou-se que a composição química dos resíduos influencia diretamente os impactos ambientais e as possibilidades de reaproveitamento dos RSU. Processos como a incineração, a compostagem e a reciclagem química foram discutidos na ótica de práticas sustentáveis e de baixo impacto ambiental, dentro dos princípios da química verde. Além disso, constatou- se que a inserção da temática educação ambiental no ensino de Química contribui para a contextualização dos conteúdos químicos em sala de aula e para o desenvolvimento da cidadania dos estudantes frente ao problema da poluição pelos RSU. Portando, o artigo mostra que a integração entre química, meio ambiente e educação é essencial para promover um manejo mais consciente dos RSU e formar indivíduos capazes de atuar criticamente frente aos desafios ambientais contemporâneos.por
dc.description.abstractThe growing generation of municipal solid waste (MSW) represents one of the greatest environmental Challenger of the 21st century, requiring integrated solutions across science, technology, and education. This study aims to analyze the application of Chemistry in MSW treatment, as well as its relevance in fostering critical environmental awareness through Education. The research is qualitative and bibliographic in nature, drawing on official documents such as the National Solid Waste Policy (Law No. 12.305/2010), reports from the United Nations Environment Programme (UNEP), and authors in the fields of chemistry education and sustainability. It was observed that the chemical composition of waste directly influences environmental impacts and the possibilities for MSW reuse. Processes such as incineration, composting, and chemical recycling were discussed from the perspective of sustainable, low-impact practices aligned with the principles of green chemistry. Furthermore, the study found that incorporating environmental education into Chemistry teaching contributes to the contextualization of chemical content in the classroom and to the development of students’ citizenship in relation to the issue of pollution caused by MSW. Therefore, the article shows that the integration of chemistry, environment, and education is essential to promote more conscious MSW management and to prepare individuals capable of critically addressing contemporary environmental challengeeng
dc.description.provenanceSubmitted by Raysa Lima (rdemlima@aluno.uespi.br) on 2025-12-05T22:44:52Z No. of bitstreams: 2 TCC - Raysa de Melo Lima - Ultima versão.pdf: 801998 bytes, checksum: aa2586014e29c1557c3da57b1bb3315a (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI - Assinado (1).pdf: 189074 bytes, checksum: 666cd0d5be2d5e67c66ee14e9cf1879e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-09T11:19:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC - Raysa de Melo Lima - Ultima versão.pdf: 801998 bytes, checksum: aa2586014e29c1557c3da57b1bb3315a (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI - Assinado (1).pdf: 189074 bytes, checksum: 666cd0d5be2d5e67c66ee14e9cf1879e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-09T11:19:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC - Raysa de Melo Lima - Ultima versão.pdf: 801998 bytes, checksum: aa2586014e29c1557c3da57b1bb3315a (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI - Assinado (1).pdf: 189074 bytes, checksum: 666cd0d5be2d5e67c66ee14e9cf1879e (MD5) Previous issue date: 2025-11-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectResíduos Sólidos Urbanospor
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subject.cnpqQUIMICA ANALITICA::ANALISE DE TRACOS E QUIMICA AMBIENTALpor
dc.titleResíduos sólidos urbanos: interfaces entre química, meio ambiente e educaçãopor
dc.title.alternativeUrban solid waste: interfaces between chemistry, environment and educationeng
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Química (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

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