| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2904Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Pereira, Laira Milena da Silva | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6434827563129208 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Sousa, Luciano de Melo | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3801957465653536 | por |
| dc.contributor.referee1 | Sousa, Lílian Gabriella Castelo Branco Alves de | - |
| dc.contributor.referee2 | Rocha, Roberto Alvares | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7520004927265045 | por |
| dc.date.accessioned | 2025-12-11T16:26:09Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | PEREIRA, Laira Milena da Silva. Importância do ensino de sociologia para a implementação da lei 10.639/03: educação antirracista. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2904 | - |
| dc.description.resumo | RESUMO Este trabalho analisa a importância da Sociologia no Ensino Médio para a implementação da Lei nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Partindo da constatação de que persistem desafios significativos na efetivação desta legislação, investiga-se de que maneira o arcabouço teórico-metodológico das Ciências Sociais pode contribuir para uma educação antirracista. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, o estudo discute os avanços e limites da lei, os obstáculos relacionados à formação docente e aos materiais didáticos, e a interface entre as competências da BNCC e o ensino de Sociologia. Conclui-se que a disciplina se configura como ferramenta fundamental para desnaturalizar o racismo e promover o reconhecimento da diversidade étnico racial, sendo sua consolidação no currículo escolar estratégica para a efetivação dos objetivos da Lei 10.639/03. | por |
| dc.description.abstract | ABSTRACT High School for the implementation of Brazilian Law No. 10.639/2003, which mandates the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture. Acknowledging the persistent challenges in enforcing this legislation, the study investigates how the theoretical and methodological framework of Sociology can contribute to anti-racist education. Through bibliographical and documentary research, the paper discusses the law’s progress and limitations, the obstacles related to teacher training and teaching materials, and the interface between the competencies outlined in the BNCC (National Common Curricular Base) and the teaching of Sociology. It concludes that this discipline is a fundamental tool for deconstructing racism and promoting the recognition of ethnic-racial diversity, with its consolidation in the school curriculum being strategic for achieving the objectives of Law 10.639/2003. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Laira Pereira (lairamilenadasilvapereira@aluno.uespi.br) on 2025-12-10T23:48:56Z No. of bitstreams: 3 ata_laira_assinado_assinado.pdf: 158910 bytes, checksum: c6dbd21a2042737970907d62413822d5 (MD5) Monografia completa -laira.pdf: 398692 bytes, checksum: a90686fb0734d834d3fa6fe524a93b30 (MD5) termo de autorização de reposição uespi.pdf: 205071 bytes, checksum: f6177cdfdcc9b90c8627cb65e6bd6603 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-11T16:26:09Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ata_laira_assinado_assinado.pdf: 158910 bytes, checksum: c6dbd21a2042737970907d62413822d5 (MD5) Monografia completa -laira.pdf: 398692 bytes, checksum: a90686fb0734d834d3fa6fe524a93b30 (MD5) termo de autorização de reposição uespi.pdf: 205071 bytes, checksum: f6177cdfdcc9b90c8627cb65e6bd6603 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-11T16:26:09Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ata_laira_assinado_assinado.pdf: 158910 bytes, checksum: c6dbd21a2042737970907d62413822d5 (MD5) Monografia completa -laira.pdf: 398692 bytes, checksum: a90686fb0734d834d3fa6fe524a93b30 (MD5) termo de autorização de reposição uespi.pdf: 205071 bytes, checksum: f6177cdfdcc9b90c8627cb65e6bd6603 (MD5) Previous issue date: 2025-11-26 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias Humanas e Letras | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
| dc.relation.references | ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. (Feminismos Plurais / coordenação de Djamila Ribeiro). ISBN: 978-85-98349-74-9. p.24-37. AZEVEDO, Samara Moço; VASCONCELOS, Vera Lúcia; MARTÍNEZ, Silvia Alicia; REIS, Maria Clareth Gonçalves. A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NA CAPES (2003 2020). Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 242–264, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.72760. Disponível em: A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NA CAPES (2003-2020) | Revista Interinstitucional Artes de Educar. Acesso em: 30 ago. 2025. HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. -2ed. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla - São Paulo: Editora WMF Martins fontes, 2017. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em:Download da BNCC. Acesso em: 11 abr. 2025. BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 10 jan. 2003. Disponível em: L10639 Acesso em: 11 abr. 2025. BRASIL Lei n° 11.684/08. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 2 jun. 2008. Disponível em :L'11684 Acesso em: 10 maio. 2025. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 11, 22 jun. 2004. Disponível em: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep Acesso em: 11 abr. 2025. BODART, Cristiano das Neves e FEIJÓ, Fernanda. A importância da Sociologia escolar: esclarecimentos necessários em tempos de obscurantismo. In: BODART, Cristiano das Neves e ROGÉRIO, Radamés de Mesquita. A importância do ensino das Ciências Humanas: Sociologia, Filosofia, História e Geografia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020. (p. 19-47) BODART, Cristiano; MORAES, Fabio; TAVARES, Caio. QUESTÕES ÉTNICOS- RACIAIS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA. Maceió-AL: Editora Café com Sociologia, 2025. CUNHA; AMORIM JÚNIOR; ANDRADE- DUVERNOY. Educação das relações étnico-raciais e BNCC: descontinuidade e silenciamento. In: ENCONTRO PERNAMBUCANO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO (EPEPE), 8., 2021, Pernambuco. Anais do VIII EPEPE. Pernambuco: Universidade de Pernambuco, 2021. GT 01 - Educação e diversidade étnico-racial e cultura. ISSN 2176-8153. p. 189 - 204. COQUEIRO, Marcos. A PRESENÇA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E A LEI 10.639/03. Revista Coletivo Seconba, Barreiras, BA, v. 8, n. 1, p. 40-51, nov. 2024 – ISSN 2594 9578.p44. CAVALLEIRO, Eliane. Discriminação racial e pluralismo em escolas públicas da cidade de São Paulo. In: Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal n. 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD. p. 65-202. 2005. CRUZ, Eliane e; OLIVEIRA, Luiz; LINS, Mônica. Ensino de Sociologia Antirracista: reflexões sobre formação docente. Inter-Legere, v. 2, n. 27, p. 277–300, 2023. 36 FELÍCIO, Valdimar Cruz; PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo. Lei nº 10.639/03 e racismo estrutural nas escolas. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, v. 6, n. 1, fluxo contínuo, 2024. FERREIRA, Aparecida de Jesus. Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 21, n. 46, p. 275-288, maio/ago. 2012. Disponível: Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Acesso em: 28 sembro.2025. FLORÊNCIO, Maria Amélia de Lemos. Algumas reflexões sobre o livro didático de Sociologia e sua importância para a transposição didática do saber escolar. In: BODART, Cristiano das Neves e LIMA, Wenderson Luan dos Santos. O ensino de Sociologia no Brasil (volume 1). Maceió: Ed. Café com Sociologia, 2019. p. 119-142. GOMES, Nilma Lino. O movimento negro no Brasil: ausências, emergências e a produção dos saberes. Revista Política & Sociedade, Florianópolis, v. 10, n. 18, p. 133-154, abr. 2011. DOI: 10.5007/2175-7984.2011v10n18p133. Acesso em: 07 junho.2025. GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes. 2019 JESUS, Fernando Santos de. O “negro” no livro didático de História do Ensino Médio e a Lei 10.639/03. História & Ensino, Londrina, v. 18, n. 1, p. 141-171, jan./jun. 2012. DOI: 10.5433/2238 3018.2012v18n1p141 MELO, Lucas. EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS. In: ANAIS DO SCIENCULT, v. 9, n. 1, 2023. Ciência e Sociedade: mudanças, expectativas e perspectivas. UEMS, p.186-191. 2023. OLIVEIRA, Luiz. Educação Antirracista: tensões e desafios para o ensino de sociologia Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica/RJ – Brasil. 2014. PEREIRA, Amilcar Araujo. O movimento negro brasileiro e a Lei nº 10.639/2003: da criação aos desafios para a implementação. Revista Contemporânea de Educação, v. 11, n. 22, p. 191-210, ago./dez. 2016. RUFATO, Marcela. CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO MÉDIO: práticas e saberes emergentes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul -faculdade de educação programa de pós-graduação em educação, Porto Alegre, 2024.p50. SANTOS, Maria Aparecida; SANTOS, Lourival; SANTOS, Janaina. Ensino de História para a (re)educação das relações raciais: processos de significação e produção de sentidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). História & Ensino, Londrina, v. 27, n. 1, p. 123-149, jan./jun. 2021. SANTOS, Sales. A LEI Nº 10.639/03 COMO FRUTO DA LUTA ANTI-RACISTA DO MOVIMENTO NEGRO. In: Brasil. Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal n. 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005. p21-35 Educação Antirracista SILVA, Afranio; FERREIRA, Lier Pires; ABREU, Bruno da Costa. Neoliberalismo, educação e sociologia: o Novo Ensino Médio à luz da pedagogia histórico-crítica. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, v. 6, n. 1, p. 79-104, jan./jul. 2022. ISSN 2594-3707. SILVA, Charles Luiz da. A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR: PRÁTICAS PARA O FOMENTO DA LEI Nº10.639/03 In: Dossiê “20 anos da Lei 10.639: Conversas Curriculares Entre Saberes, Práticas e Políticas Antirracistas II”. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 180-195, jan./abr. 2024. Disponível: Vista do A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR: PRÁTICAS PARA O FOMENTO DA LEI Nº 10639/03. Acesso: 10. Set. 2025. SILVA, Lady Daiana Oliveira da; MOREIRA, Núbia Regina. O currículo de sociologia e a luta política pela diversidade étnico-racial no ensino médio: BNCC. e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 37 1915-1933, out./dez. 2020. Disponível em: O CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA E A LUTA POLÍTICA PELA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO MÉDIO: BNCC. Acesso em: 20. Jun. 2025. SILVA, Paulo Nunes da. LEI 10.639/2003 – ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO BRASILEIRA E AFRICANA: CONQUISTAS E DESAFIOS. Monografia (Especialização em Literatura, História e Cultura Afro-brasileira e Africana) – Universidade Estadual do Piauí, Piauí, 2010. | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Lei 10.639/2003 | por |
| dc.subject | Ensino de Sociologia | por |
| dc.subject | Educação Antirracista | por |
| dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | por |
| dc.subject | Relações Étnico-raciais | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Importância do ensino de sociologia para a lei 10.639/03: uma educação antirracista | por |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | por |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Ciências Sociais (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Trabalho de Conclusão de Curso Completa.pdf | 389,35 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
