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dc.creatorSilva, Reidner Morais-
dc.contributor.advisor1Furtado, Nielson José Silva-
dc.date.accessioned2025-12-12T16:14:29Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Reidner Morais da. O experimento “camaleão químico” para aprendizagem de reações redox: uma atividade experimental. 2025. 20 f. Artigo (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2922-
dc.description.resumoO ensino de química no ensino no nível básico de educação enfrenta desafios, especialmente pelas dificuldades dos estudantes na compreensão dos conceitos abstratos presentes, por exemplo, no conteúdo de eletroquímica. Nesse sentido, é necessário a busca e utilização de metodologias alternativa para aumentar o interesse dos estudantes e assim alcançar uma aprendizagem significativa. Neste trabalho é apresentado o experimento “camaleão químico” como uma ferramenta didática de apoio ao ensino de eletroquímica. Esse experimento simples consiste da reação entre o permanganato de potássio e a glicose em meio básico. Foram pesquisados artigos que mostre a aplicação desse experimento no ensino de eletroquímica foi notado que é possível usar o experimento “camaleão químico” para apoiar o ensino sobre número de oxidação, reações de oxirredução e cinética. A redução do manganês é observada através da mudança de cor da solução, permitindo aos estudantes ver na prática as transformações realizadas durante uma reação redox. Os artigos pesquisados demonstram que o uso do experimento “camaleão químico” como metodologia ativa gera mais engajamento dos estudantes e facilitando a compreensão dos conteúdos de eletroquímica e tornando a aprendizagem mais significativa e eficiente. O mesmo é um experimento de baixo custo e de fácil execução, permitindo ser aplicado em diferentes realidades educacionais, como é o caso de escolas sem laboratório de ciências.por
dc.description.abstractThe teaching of chemistry at the basic education level faces challenges, especially due to students' difficulties in understanding abstract concepts, such as those found in electrochemistry. In this sense, it is necessary to seek and utilize alternative methodologies to increase student interest and thus achieve meaningful learning. This work presents the "chemical chameleon" experiment as a didactic tool to support the teaching of electrochemistry. This simple experiment consists of the reaction between potassium permanganate and glucose in a basic medium. Articles showing the application of this experiment in electrochemistry teaching were researched, and it was noted that it is possible to use the "chemical chameleon" experiment to support teaching about oxidation numbers, redox reactions, and kinetics. The reduction of manganese is observed through the color change of the solution, allowing students to see in practice the transformations carried out during a redox reaction. The researched articles demonstrate that the use of the "chemical chameleon" experiment as an active methodology generates greater student engagement, facilitates the understanding of electrochemistry content, and makes learning more meaningful and efficient. This is a low-cost and easy-to-perform experiment, allowing it to be applied in different educational contexts, such as schools without science labs.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Reidner Morais DA SILVA (moraisreidner132@gmail.com) on 2025-12-12T15:20:57Z No. of bitstreams: 2 TCC Reidner repo....pdf: 986348 bytes, checksum: 882aeca0699be52a4e813f57235df4f1 (MD5) Termo-de-Autorizacao-UESPI_-_Assinado_1_assinado (1).pdf: 123852 bytes, checksum: 7b8c44553c86cc0dabc15fe8a9252151 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-12T16:14:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC Reidner repo....pdf: 986348 bytes, checksum: 882aeca0699be52a4e813f57235df4f1 (MD5) Termo-de-Autorizacao-UESPI_-_Assinado_1_assinado (1).pdf: 123852 bytes, checksum: 7b8c44553c86cc0dabc15fe8a9252151 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-12T16:14:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC Reidner repo....pdf: 986348 bytes, checksum: 882aeca0699be52a4e813f57235df4f1 (MD5) Termo-de-Autorizacao-UESPI_-_Assinado_1_assinado (1).pdf: 123852 bytes, checksum: 7b8c44553c86cc0dabc15fe8a9252151 (MD5) Previous issue date: 2025-11-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectEletroquímicapor
dc.subjectEducação Químicapor
dc.subjectCamaleão Químicopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.titleO experimento “camaleão químico” para aprendizagem de reações redox: uma atividade experimentalpor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Química (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

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