Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Antonio Gabriel Oliveira Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2232052739008841por
dc.contributor.advisor1Miranda, José da Cruz Bispo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7266128518981253por
dc.contributor.advisor2Veras, Hermes de Sousa-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0623441518771115por
dc.date.accessioned2025-12-17T13:52:26Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationROCHA, Antônio Gabriel Oliveira Silva. Pedagogia da conversão: fé, educação e enraizamento comunitário no budismo de Nichiren em Teresina. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttps://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2960-
dc.description.resumoEste estudo analisa os processos de conversão, prática e retenção de membros na Brazil Soka Gakkai International (BSGI) em Teresina. Investiga como os ensinamentos do Budismo de Nichiren Daishonin são apropriados e reinterpretados para formar práticas educacionais, éticas e comunitárias, com base na pedagogia da criação de valores, pioneira de Tsunesaburo Makiguchi e disseminada por Daisaku Ikeda. Por meio de observação etnográfica e análise documental, esta pesquisa identifica dois mecanismos centrais para o enraizamento comunitário e a retenção de membros: um discurso que valoriza a experiência cotidiana e a busca da felicidade holística, coletivamente conhecido como "revolução humana". Esses mecanismos são sustentados pelos conceitos-chave de shakubuku — uma prática dialógica de propagação baseada na transformação interior — e kosen rufu —o ideal coletivo de paz universal. Dialogando com teóricos como Weber, Durkheim e Geertz, o estudo demonstra que a conversão na BSGI não é meramente um evento religioso, mas um processo formativo contínuo que reorganiza os significados de fé, educação e pertencimento. Conclui-se que a abordagem pedagógica da BSGI para a conversão articula efetivamente espiritualidade e sociabilidade, produzindo modos distintos de construção comunitária e transformação subjetiva.por
dc.description.abstractThis study analyzes the processes of conversion, practice, and member retention within the Brazil Soka Gakkai International (BSGI) in Teresina. It investigates how the teachings of Nichiren Daishonin’s Buddhism are appropriated and reinterpreted to form educational, ethical, and community practices, based on the pedagogy of value creation pioneered by Tsunesaburo Makiguchi and disseminated by Daisaku Ikeda. Through ethnographic observation and documentary analysis, this research identifies two core mechanisms for community rooting and member retention: a discourse that valorizes everyday experience, and the pursuit of holistic happiness, collectively known as "human revolution." These mechanisms are sustained by the key concepts of shakubuku — a dialogic practice of propagation based on inner transformation — and kosen rufu — the collective ideal of universal peace. Engaging with theorists like Weber, Durkheim, and Geertz, the study demonstrates that conversion in the BSGI is not merely a religious event, but an ongoing formative process that reorganizes meanings of faith, education, and belonging. It concludes that the BSGI’s pedagogical approach to conversion effectively articulates spirituality with sociability, producing distinct modes of community building and subjective transformation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Antonio Gabriel Oliveira Silva Rocha Rocha (tonygarocha@gmail.com) on 2025-12-16T21:26:11Z No. of bitstreams: 2 PEDAGOGIA_DA_CONVERSÃO_ANTONIO_GABRIEL_ROCHA.pdf: 460302 bytes, checksum: 66c50d5bd68130e4048d3997a0813914 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_28229_assinado (1) (1).pdf: 378264 bytes, checksum: 2b61e00f316f618caea3b0a752d652b2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-17T13:52:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PEDAGOGIA_DA_CONVERSÃO_ANTONIO_GABRIEL_ROCHA.pdf: 460302 bytes, checksum: 66c50d5bd68130e4048d3997a0813914 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_28229_assinado (1) (1).pdf: 378264 bytes, checksum: 2b61e00f316f618caea3b0a752d652b2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-17T13:52:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PEDAGOGIA_DA_CONVERSÃO_ANTONIO_GABRIEL_ROCHA.pdf: 460302 bytes, checksum: 66c50d5bd68130e4048d3997a0813914 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_28229_assinado (1) (1).pdf: 378264 bytes, checksum: 2b61e00f316f618caea3b0a752d652b2 (MD5) Previous issue date: 2025-11-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBudismo de Nichirenpor
dc.subjectBrazil Soka Gakkai International (BSGI)eng
dc.subjectConversão Religiosapor
dc.subjectCriação de Valorespor
dc.subjectRevolução Humanapor
dc.subjectShakubukupor
dc.subjectKosen Rufupor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.titlePedagogia da conversão: fé, educação e enraizamento comunitário no budismo de Nichiren em Teresinapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Ciências Sociais (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf449,51 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.