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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2962| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A influência da atividade física no desenvolvimento motor de crianças: uma revisão narrativa |
| Autor: | Carvalho, Carlos Chayde Cardoso |
| Primeiro orientador: | Leal, Marina Gonçalves |
| Primeiro membro da banca: | Santos, Ana Kariele da Silva |
| Segundo membro da banca: | Vicente, Patrícia Ribeiro |
| Resumo: | O desenvolvimento motor é um processo fundamental para a formação integral da criança, sendo influenciado por diversos fatores, incluindo hereditariedade, ambiente e experiências motoras vivenciadas durante a infância. A atividade física favorece a ampliação das experiências motoras, estimula a exploração ativa do ambiente e contribui para o aprimoramento de habilidades motoras essenciais, influenciando diretamente o desenvolvimento motor infantil. Este trabalho objetivou analisar a influência da atividade física no desenvolvimento motor de crianças. Trata-se de um estudo de revisão narrativa da literatura realizado entre os meses de julho a outubro de 2025, utilizando as bases de dados SciELO, CAPES, PubMed e Google Scholar, buscando publicações entre os anos de 2019 e 2025. A estratégia de busca compreendeu as palavras-chave e operadores booleanos: (“physical activity" OR "exercise") AND ("motor development" OR "motor skills") AND (children OR childhood). Foram encontrados 157 registros, dos quais apenas 19 atenderam os requisitos de inclusão para integrar o estudo. Ao todo, 12 estudos investigaram a influência de atividades estruturadas, 5 de atividades não estruturadas e 2 analisaram a correlação entre a prática de atividade física e o desenvolvimento de habilidades motoras. De modo geral, todos os estudos demonstraram resultados positivos entre a prática de atividade física e habilidades motoras, contudo, as atividades estruturadas tiveram efeitos mais significativos, especialmente quando conduzidas por especialistas. Os resultados indicaram que a implementação de programas de intervenção no desenvolvimento motor em pré-escolas e escolas primárias pode ser eficaz na promoção de habilidades motoras fundamentais de crianças com desenvolvimento típico. Conclui-se a prática regular de atividade física influencia positivamente o desenvolvimento motor de crianças, promovendo avanços nas habilidades motoras fundamentais e complexas, sobretudo nas locomotoras. Essas intervenções exigem prática consistente e repetida ao longo do tempo para atingir a proficiência. |
| Abstract: | Motor development is a fundamental process for the child’s overall formation and is influenced by several factors, including heredity, environment, and motor experiences acquired during childhood. Physical activity enhances the range of motor experiences, stimulates active exploration of the environment, and contributes to the improvement of essential motor skills, directly influencing motor development in children. This study aimed to analyze the influence of physical activity on children's motor development.. The present study aimed to analyze the influence of physical activity on children’s motor development. This narrative literature review conducted between July and October 2025, using the SciELO, CAPES, PubMed, and Google Scholar databases, with searches covering the years 2019 to 2025. The search strategy included the keywords and Boolean operators: (“physical activity” OR “exercise”) AND (“motor development” OR “motor skills”) AND (children OR childhood). A total of 157 records were identified, of which only 19 met the inclusion criteria. Among these studies, 12 investigated the influence of structured activities, 5 unstructured activities, and 2 analyzed the correlation between physical activity and the development of motor skills. All studies demonstrated positive associations between physical activity and motor skills, however, structured activities supervised by specialists showed more significant effects. The findings suggest that motor development intervention programs in preschools and primary schools can promote fundamental motor skills in typically developing children. In conclusion regular physical activity positively influences children’s motor development, promoting significant improvements in fundamental and complex motor skills. These interventions require consistent and repeated practice over time to achieve proficiency. |
| Palavras-chave: | Desenvolvimento Motor Exercício Físico Desenvolvimento Infantil Atividade Motora Destreza |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Educação Física |
| Citação: | CARVALHO, Carlos Chayde Cardoso. A influência da atividade física no desenvolvimento motor de crianças: uma revisão narrativa. 2025. 46 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2962 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS) |
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