Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2963
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Evyla Kataryna Ivo-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Lucirene da Silva-
dc.contributor.referee1Ramos, Norma Suely Campos-
dc.contributor.referee2Cassiano, Héberton Mendes-
dc.date.accessioned2025-12-17T14:56:00Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationARAÚJO, Evyla Kataryna Ivo. A ortografia no livro didático de EJA e as representações múltiplas do fonema /s/: uma abordagem reflexiva. 2019. 54f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttps://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2963-
dc.description.resumoOs livros didáticos de língua portuguesa têm tirado o foco da ortografia, porém os alunos continuam apresentando dificuldades nesse tipo de conhecimento. Em função disso, é necessário que haja uma maior discussão sobre isso, especificamente, no tocante a fonemas que apresentam mais dificuldade e complexidade para o aluno. Por essa razão, o livro didático deve fazer uma abordagem mais frequente. Assim, um dos fonemas que merece mais atenção é o fonema /s/, porque esse fonema corresponde a dez grafemas, sendo eles: s, c, ss, ç, x, sc, xc, sç, z, xs, por isso, suas relações são mais complexas e consequentemente o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a abordagem de ensino reflexivo acerca do fonema /s/ é de suma importância para que os alunos sejam conscientes das regras ortográficas. Nesse aspecto, esse trabalho analisou como esse fonema e suas múltiplas representações são tratadas nos livros didáticos adotados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia adotada é de cunho documental e bibliográfico, com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi o de analisar as coleções EJA MODERNA (2013) e Apoema (2015) e detectar a presença ou não de conteúdos ortográficos, identificando o tratamento das representações do fonema /s/, observando a partir de qual metodologia de ensino os livros da EJA se apoiavam. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Suassuna (1995), Cagliari (2002), Rangel (2006), Morais e Silva (2007), Lemle (2009), Nóbrega (2013), Seara, Nunes e Lazzarotto-Volcão (2015) e documentos oficiais PCN (1998) e Guia do PNLD (2014), entre outros. Concluiu-se, nessa pesquisa, que alguns livros didáticos adotaram a perspectiva construtivista de ensino, não havendo sistematização da ortografia, todavia é enfatizada a correção ortográfica. Também se constatou que há livros didáticos que tem mudado e estão adequando os conteúdos de ortografia ao ensino reflexivo, entretanto também foi evidente o quanto o ensino tradicional ainda é predominante nos livros didáticos de língua portuguesa.por
dc.description.abstractThe Brazilian Portuguese textbooks have taken the focus of orthography however students are still presenting difficulties in this kind of knowledge. Therefore, there needs to be a wider discussion about this, specifically, regarding phonemes that present more difficulty and complexity for the student. For this reason, the textbook must approach this teaching more frequently. Thereby, one of the phonemes that deserves more attention is the /s/ phoneme, once it corresponds to ten graphemes, being: s, c, ss, ç, x, sc, xc, sç, z, xs, therefore, their relationships are more complex and consequently, the teaching-learning process as well. In this way, the reflective teaching approach about the /s/ phoneme is of utmost importance for the students to be aware of the orthographical rules. In this view, this research analyzed how this phoneme and its multiple representations are treated in textbooks used in youth and adult education. The methodology adopted has a documentary and bibliographical nature, with a qualitative approach, whose goal was to examine the collections EJA MODERNA (2013) and Apoema (2015) and detect the presence or absence of orthographical content, identifying the treatment of representations of the phoneme /s/, observing from which teaching methodology the textbooks of youth and adult education were supported. The theoretical foundation was based on authors such as Suassuna (1995), Cagliari (2002), Rangel (2006), Morais and Silva (2007), Lemle (2009), Nóbrega (2013), Seara, Nunes and Lazzarotto-Volcão (2015) and official documents PCN (1998), Guia do PNLD (2014), among others. This research had as conclusion that some textbooks adopt the perspective of constructivist teaching, in the absence of systematization of spelling, however the spell checking is emphasized. It was also found that there are textbooks that have changed and are adapting the contents of spelling to the reflective teaching. However, it was also clear how much the traditional teaching is still prevalent in Brazilian Portuguese textbooks.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Evyla Araújo (katarynaivo@hotmail.com) on 2025-12-16T19:15:01Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1722172 bytes, checksum: 405a06d7f0ea155fa777375bc582930f (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 83160 bytes, checksum: 670a3df437648a2df4bcde9c1e492e9d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-17T14:56:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1722172 bytes, checksum: 405a06d7f0ea155fa777375bc582930f (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 83160 bytes, checksum: 670a3df437648a2df4bcde9c1e492e9d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-17T14:56:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 1722172 bytes, checksum: 405a06d7f0ea155fa777375bc582930f (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 83160 bytes, checksum: 670a3df437648a2df4bcde9c1e492e9d (MD5) Previous issue date: 2019-01-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFonologiapor
dc.subjectOrtografiapor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectEnsino Reflexivopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)por
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleA ortografia no livro didático de EJA e as representações múltiplas do fonema /s/: uma abordagem reflexivapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.