Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Gabriel Silva de-
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Neymar José Nepomuceno-
dc.date.accessioned2025-12-18T11:38:41Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA, Gabriel Silva de. Uma abordagem conceitual e didática no estudo de noções gerais de termodinâmica. 2025. 71 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025.por
dc.identifier.urihttps://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2967-
dc.description.resumoO ensino de Física, em diferentes níveis educacionais, tem sido historicamente marcado pela dissociação entre seus aspectos conceituais e matemáticos. A ênfase excessiva na resolução algorítmica de problemas, em detrimento da compreensão dos princípios físicos subjacentes, compromete a formação de uma visão integrada dos fenômenos. Esse cenário se manifesta de forma particularmente evidente no ensino de Termodinâmica, área fundamental da Física que, apesar de sua relevância, ainda é abordada de modo predominantemente mecanizado e pouco intuitivo. O presente trabalho tem como objetivo propor uma abordagem conceitual e didática para o ensino de Termodinâmica, fundamentada na estrutura teórica apresentada por Herbert B. Callen em Thermodynamics and an Introduction to Thermostatistics. A metodologia consistiu em uma análise teórica e bibliográfica da obra de Callen, com destaque para seus postulados fundamentais e a formulação sistemática das relações termodinâmicas, buscando traduzi-las para um contexto pedagógico acessível aos cursos de Licenciatura em Física. Os resultados dessa análise apontam para a viabilidade de integrar a formalização rigorosa de Callen a práticas didáticas que valorizem a clareza conceitual e a aprendizagem significativa. Conclui-se que essa abordagem contribui para a superação de visões mecanicistas no ensino da Termodinâmica e favorece a compreensão global de seus princípios estruturantes.por
dc.description.abstractThe teaching of Physics, at different educational levels, has historically been marked by the dissociation between its conceptual and mathematical aspects. The excessive emphasis on the algorithmic resolution of problems, to the detriment of understanding the underlying physical principles, compromises the formation of an integrated view of phenomena. This scenario is particularly evident in the teaching of Thermodynamics, a fundamental area of Physics that, despite its relevance, is still approached in a predominantly mechanized and unintuitive way. This work aims to propose a conceptual and didactic approach to the teaching of Thermodynamics, based on the theoretical structure presented by Herbert B. Callen in Thermodynamics and an Introduction to Thermostatistics. The methodology consisted of a theoretical and bibliographical analysis of Callen's work, highlighting his fundamental postulates and the systematic formulation of thermodynamic relations, seeking to translate them into a pedagogical context accessible to undergraduate Physics courses. The results of this analysis point to the feasibility of integrating Callen's rigorous formalization with didactic practices that value conceptual clarity and meaningful learning. It is concluded that this approach contributes to overcoming mechanistic views in the teaching of Thermodynamics and promotes a comprehensive understanding of its structuring principles.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriel Sousa (gsdesousa@aluno.uespi.br) on 2025-12-17T17:59:24Z No. of bitstreams: 2 Monografia-Completa.pdf: 1317046 bytes, checksum: 0725a9bf484e014ebe0b9ec182c0c220 (MD5) Termo-de-Autorizacao-para-Publicacao.pdf: 548270 bytes, checksum: c0003dca34f08f90588f4c9d2981f6a6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-18T11:38:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia-Completa.pdf: 1317046 bytes, checksum: 0725a9bf484e014ebe0b9ec182c0c220 (MD5) Termo-de-Autorizacao-para-Publicacao.pdf: 548270 bytes, checksum: c0003dca34f08f90588f4c9d2981f6a6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-18T11:38:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia-Completa.pdf: 1317046 bytes, checksum: 0725a9bf484e014ebe0b9ec182c0c220 (MD5) Termo-de-Autorizacao-para-Publicacao.pdf: 548270 bytes, checksum: c0003dca34f08f90588f4c9d2981f6a6 (MD5) Previous issue date: 2025-11-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectTermodinâmicapor
dc.subjectConceitospor
dc.subject.cnpqFISICA GERAL::FISICA ESTATISTICA E TERMODINAMICApor
dc.titleUma abordagem conceitual e didática no estudo de noções gerais de termodinâmicapor
dc.title.alternativeA conceptual and didactic approach to the study of general notions of thermodynamicseng
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Física (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.