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Tipo do documento: Monografia
Título: A condição feminina na narrativa distópica The Hunger Games: uma análise comparativa entre o romance e o filme
Autor: Gomes, Bruna Vitória Vieira
Primeiro orientador: Nunes, Francisco Romário
Resumo: Esta pesquisa analisa a adaptação da obra The Hunger Games (2008), de Suzanne Collins, para o cinema. O romance é o primeiro livro de uma série sobre guerra e violência em uma realidade controlada por um sistema totalitário e centralizador. A narrativa conta a história de Katniss Everdeen, que vive com a mãe e a irmã mais nova, por quem Katniss se sacrifica ao se voluntariar para participar dos Jogos Vorazes, considerados por muitos uma sentença de morte. Adaptada para o cinema em 2012, a narrativa ampliou sua visibilidade, principalmente por estabelecer um engajamento com uma geração de jovens atentos às transformações contemporâneas. Assim, romance e filme dialogam no que se refere aos impactos da ficção que apresenta um futuro distópico para a humanidade. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva uma análise comparativa da obra literária The Hunger Games e sua adaptação fílmica homônima com foco na tradução da personagem feminina, Katniss Everdeen, no contexto de uma narrativa distópica. Os seguintes autores fornecem suporte teórico: Claeys (2017), acerca do gênero distopia; Butler (2020) sobre questões de gênero; Foucault (2014) e Varsam (2003), acerca da dimensão política da literatura; e, finalmente, estudos de adaptação cinematográfica de acordo com Cattrysse (1992), Hutcheon (2011) e Stam (2006). Resultados preliminares mostram que personagens femininas em narrativas distópicas não recebem grande espaço durante o despertar do gênero no século XX. No entanto, no século XXI, narrativas distópicas ampliam o espaço e condição de personagens femininas no gênero. Constata-se que obras contemporâneas apontam um protagonismo feminino muito maior ao ponto que personagens como Katniss, quando traduzidas da literatura para o cinema, proporcionam ressignificações e estampam representações femininas significativas para o contexto atual. Ademais, a compreensão da obra como um artefato cultural é relevante para entendermos como a ficção distópica contemporânea vem se destacando cada vez mais devido às adaptações cinematográficas populares de obras literárias, que recebem um protagonismo por perpetuar movimentos sociais entre os leitores e espectadores que se identificam com os problemas de opressão da narrativa.
Abstract: This research analyses the adaptation of the book The Hunger Games (2008), by Suzanne Collins, to film. The novel is the first book of a series about war and violence in a world controlled by a one-party totalitarian system. The narrative tells the story of Katniss Everdeen, who lives with her mother and younger sister, to whom Katniss sacrifices by volunteering to participate in the Hunger Games, which is to many a death sentence. The narrative, adapted to film in 2012, broadens its visibility, mainly to establish an engagement with the younger generations mindful of contemporary transformations. Thus, novel and film dialogue referring to the impacts of this fiction representing a dystopic future for humankind. In this sense, this research aims to make a comparative analysis between the literary work The Hunger Games and its homonymous film adaptation focusing on the female character’s translation, Katniss Everdeen, in a dystopic narrative context. The following authors provide the theoretical support: Claeys (2017), about the dystopian genre; Butler (2003), on premisses about the female representativeness; Foucault (2014) and Varsam (1999), concerning the political dimensions of literature; and, finally, regarding adaptation studies, Cattrysse (1992), Hutcheon (2011) and Stam (2006). Early outcomes show that female characters in dystopian narrative do not receive great space during the rise of the genre in the twentieth century. Only in the twenty-first century did dystopian narratives broaden the compasses to female character conditions in the genre. It is possible to observe that contemporary dystopian texts tend to place women as protagonists in a greater degree, and characters such as Katniss, when translated from literature to cinema, provide resignifications and print female representativeness applicable to today’s context. Also, viewing this literary work as a cultural artifact is relevant to comprehending how contemporary dystopian fiction has been standing out more and more due to popular cinematographic adaptations of literary works, which receives a protagonist role in perpetuating social movements among the many readers and viewers who relate to the oppressive struggles from the narrative.
Palavras-chave: Literatura
Cinema
Adaptação Fílmica
Distopia
The Hunger Games
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: Gomes, Bruna Vitória Vieira. A condição feminina na narrativa distópica The Hunger Games: uma análise comparativa entre o romance e o filme. 2022. 99f. Monografia ( Curso de Licenciatura Plena em Letras – Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/741
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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