| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/749Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Cavalcante, João Victor Pires | - |
| dc.contributor.advisor1 | Pinheiro, Mário Eduardo | - |
| dc.date.accessioned | 2024-09-16T20:33:32Z | - |
| dc.date.issued | 2022 | - |
| dc.identifier.citation | CAVALCANTE, João Victor Pires. Desafios docentes frente à diversidade sexual e o ensino de língua inglesa. 2022. 42 f. Monografia ( Licenciatura em Letras – Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022. | por |
| dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/749 | - |
| dc.description.resumo | Ao longo da história, constata-se que questionamentos envolvendo gênero, raça e sexualidade ainda apresentam caráter polêmico em decorrência do grau de complexidade, emergindo a necessidade de tratar esses temas oportunizando uma reflexão e desconstrução das regras sobrepostas para as identidades de gênero, de raça e de sexualidade, colaborando para a construção de uma sociedade inclusiva, acolhedora e democrática. Neste contexto, verifica-se que, emergem muitos desafios à sociedade contemporânea envolvendo o sistema de ensino, haja vista que, a sociedade se transforma e com ela vão surgindo novas necessidades, onde a língua inglesa é atingida por esse novo cenário. Este estudo teve, como objetivo, refletir sobre as os desafios docentes frente à diversidade sexual e o ensino de Língua Inglesa.A metodologia utilizada acerca de revisão bibliográfica foi pautada em teóricos como Butler (2010), Silva (2020), Foucault, Tyson, Ferreira e Sene (2018), Fonseca e Sant´Anna (2020), Ribeiro Filho (2018), Alves (2015), Diniz (2018), Lima (2020).A ausência de políticas públicas e educacionais voltadas à comunidade LGBT desencadeiam o crescimento acelerado de práticas discriminatórias, sendo que, a teoria queer utilizada em sala de aula de língua inglesa propicia a problematização e desconstrução da prática docente, oportunizando um ambiente mais humanizado e igualitário independentemente da orientação sexual. | por |
| dc.description.abstract | Throughout history, it’s verified that questions involving gender, race and sexuality still have a controversial naturedue to the level of complexity emerging the need to address these topics providing an opportunity for reflection and deconstruction of overlapping rules for gender, race and sexuality identities, collaborating to build an inclusive, welcoming and democratic society. Based on this, it turns out that many challenges to contemporary society emerge, implying the education system, considering that the society transforms itself and with it new needs show up where the English language is affected by this new scenario. This study purpose was to reflect on the teaching challenges facing sexual diversity and English teaching. The methodology used for the literature review was based on theoreticians such as Butler (2010), Silva (2020), Foucault (2005), Ferreira and Sene (2018), Fonseca Sant'Anna (2020), Ribeiro Filho (2018), Alves (2015), Diniz (2018), Lima (2020). The lack of public and educational politics to LGBTQIA+ cause the accelerated growth of discriminatory practices, whereas the Queer theory used in English classes provide the problematization and deconstruction of teaching practice, providing a more humanized and egalitarian environment, regardless of sexual orientation. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-09-16T19:56:16Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 305778 bytes, checksum: 854430bdd5a80f8887a2730ed5e7dd56 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 521358 bytes, checksum: 210099feccb7218c22ee29d51fbbac09 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2024-09-16T20:33:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 305778 bytes, checksum: 854430bdd5a80f8887a2730ed5e7dd56 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 521358 bytes, checksum: 210099feccb7218c22ee29d51fbbac09 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-16T20:33:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 305778 bytes, checksum: 854430bdd5a80f8887a2730ed5e7dd56 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 521358 bytes, checksum: 210099feccb7218c22ee29d51fbbac09 (MD5) Previous issue date: 2022-08-04 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciências Humanas e Letras | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Inglês | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Diversidade sexual | por |
| dc.subject | Ensino de Língua Inglesa | por |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
| dc.title | Desafios docentes frente à diversidade sexual e o ensino de língua inglesa | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | Texto Completo | 298,61 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
