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Tipo do documento: Monografia
Título: A formação continuada de professores de alunos diagnosticados com TEA de escolas com educação bilíngue: um olhar sobre educação inclusiva e bilíngue
Autor: Vasconcelos, Mateus Ernesto Caetano
Primeiro orientador: Riedel, Márlia Socorro Lima
Resumo: Com o aumento de escolas com educação bilíngue e das demandas de alunos com TEA nas escolas, os professores destas instituições precisam estar preparados para lidarem com as necessidades específicas de cada aluno para que possam se desenvolver integralmente e serem inseridos na sociedade. Desse modo, este trabalho teve como objetivo principal, compreender o impacto da formação continuada de professores de alunos diagnosticados com autismo em escolas com educação bilíngue (Português-Inglês) e inclusiva, tendo como base os conceitos produzidos por Flory e Sousa (2009), Brites e Brites (2019), Megale (2018) e Gadia, Tuchman e Rotta (2004). Este trabalho se deu por meio de uma análise comparativa entre duas Dissertações de Mestrado intituladas como: “Formação de professores em contextos bilíngues no Brasil: Um estudo do currículo de docentes em escolas bilíngues na cidade de São Paulo.” (COSTA, 2021) e “Inclusão escolar de alunos com autismo: quem ensina e quem aprende?” (MENEZES, 2012). Ao final da investigação, foi confirmado que a inserção dos alunos em escolas de educação bilíngue é possível desde que tenham professores capacitados para lidarem com esse alunado.
Abstract: With the increase of bilingual school and the needs of students diagnosed with ASD, teachers from these institutions must be able to deal with the specific needs from each student so that they can fully develop and be included in society. Thereby, this study had as its main goal understand the impact of continuing education for teachers of students diagnosed with autism in schools with bilingual (Portuguese – English) and inclusive education, based on the concepts produced by Flory and Sousa (2009), Brites and Brites (2019), Megale (2018) and Gadia, Tuchman and Rotta (2004). This work was done through a comparative analysis between two master dissertations named as: “A aquisição do inglês por uma criança em uma escola bilíngue: contexto e formas de alteridade” (PIZZANI, 2021) and “Contribuições das neurociências para a formação continuada de professores visando a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista” (FERREIRA, 2017). By the end of this investigation, it was confirmed that the insertion of students in schools with bilingual educations is possible since they have capable teachers to deal with this scholar.
Palavras-chave: Educação Bilíngue
TEA
Inclusão
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: VASCONCELOS, Mateus Ernesto Caetano. A formação continuada de professores de alunos diagnosticados com TEA de escolas com educação bilíngue: um olhar sobre educação inclusiva e bilíngue. 2022. 43f. Monografia (Licenciatura Plena em Letras – Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/751
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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