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http://localhost:8080/tede/handle/tede/761
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | Análise comparativa de duas pesquisas que enfatizam os gêneros textuais como facilitador da aquisição de vocabulário da língua inglesa |
Autor: | Cavalcante, Thais Helena da Silva |
Primeiro orientador: | Riedel, Marlia Socorro Lima |
Resumo: | O estudo de línguas estrangeiras traz consigo o acesso ao conhecimento de diferentes culturas. Os gêneros textuais são conhecidos como instrumentos facilitadores do estudo de línguas, trazendo consigo muitas formas de aprender e desenvolver as quatro habilidades em língua inglesa. Com isso, está monografia teve, como objetivo, analisar o processo de ensino, buscando averiguar se, de fato, existe eficiência na aprendizagem da língua inglesa através da utilização dos gêneros textuais trabalhados nas salas de aula. Os principais autores utilizados para embasar este estudo foram Santos (2017) e Gonçalves (2011). Para se efetivar este estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Com base nas informações obtidas nos dados coletados a partir de duas dissertações, foi possível confirmar que, apesar de diferentes contextos, tecendo considerações sobre diferentes formas de linguagem e gênero, os dois estudos demonstraram que a utilização de vários tipos de gêneros textuais distintos, nas aulas de inglês, favorece o processo de aprendizagem das quatro habilidades em língua inglesa. |
Abstract: | The study of foreign languages brings a global access to knowledge from different cultures. Textual genres are known as facilitators for foreign language learning, bringing along many ways to learn and develop the four skills in the English language. Therefore, this monograph aimed to analyze the teaching process, seeking to ascertain whether there is efficiency in learning English through the use of textual genres worked in English classes by means of two published dissertations. The main authors who supported this study were Santos (2017) and Gonçalves (2011). To carry out this study, a bibliographic research with qualitative approach has been used as methodology, both complementing each other. Based on the information obtained from the data extracted from two dissertations, it was possible to confirm the previous hypotheses set out for the study. Despite of different contexts, weaving considerations about different forms of language and genre, the two studies demonstrated that the use of several types of distinct textual genres in English classes favors the learning process in order to improve the four skills in English language process. |
Palavras-chave: | Gêneros Textuais Língua Estrangeira Aprendizagem |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
Citação: | CAVALCANTE, Thais. Análise comparativa de duas pesquisas que enfatizam os gêneros textuais como facilitador da aquisição de vocabulário da língua inglesa. 2022. 43 f. Monografia (Licenciatura Plena em Letras – Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/761 |
Data de defesa: | 2022 |
Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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