Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/774
Tipo do documento: Monografia
Título: A festa do chá: as referências intermidiáticas de alice’s adventure in wonderland na cultura pop e a construção de uma nova imagem arquetípica
Autor: Rodrigues, João Victor Sousa
Primeiro orientador: Nunes, Francisco Romário
Resumo: A presente pesquisa, intitulada A Festa do Chá: As Referências Intermidiáticas de Alice’s Adventure In Wonderland Na Cultura Pop e a Construção de uma nova Imagem Arquétipa, buscou observar os símbolos, por conseguinte, os novos arquétipos que a personagem Alice, do romance de Lewis Carroll, evoca hoje. O objetivo principal da pesquisa foi investigar o romance Alice’s Adventures in Wonderland em comparação com as produções da música pop a partir de conceitos encontrados em Rajewsky (2012), Lefevere (1992) e Jung (2000). Esta é uma pesquisa qualitativa com abordagem comparativa. A personagem de Carroll, desde seu lançamento, vem constantemente se reinventando à medida que a sociedade, também, assim o faz. Pensando nessas transformações, principalmente em um contexto atual, esta pesquisa investiga as referências acerca da Alice na mídia, em especial no meio musical, e como essa inserção da personagem em um dispositivo midiático é capaz de alterar sua imagem, criando e ressignifacando seus símbolos, trazendo à tona novos temas e conceitos a serem discutidos e que impactam as mais diversas áreas da sociedade. Diante disso, comprovou-se a hipótese de que a personagem Alice, inserida e reescrita na música pop, gera imagens diversas e diferentes do romance de Carroll, compondo outros arquétipos imaginários da personagem. Generates several and different images from Carroll’s romance creating other archetypes around the character
Abstract: This very research, entitled A Festa do Chá: As Referências Intermidiáticas de Alice’s Adventure In Wonderland Na Cultura Pop e a Construção de uma nova Imagem Arquétipa, sought to observe the symbols, therefore, the new archetypes that Alice, the main character in Carroll’s novel, evokes today. The main objective refers to investigate the novel Alice’s Adventures in Wonderland compared to pop music productions related to key concepts found in Rajewsky (2012), Lefevere (1992) e Jung (2000). Therefore, this is a qualitative research with a comparative approach. Carroll’s character, since the first publication, has been constantly reinvented as the society does so. It is regarding these changes, mainly in current society, that this research analyses Alice’s references within the media, especially in music scenario, and how these references within media devices is capable of changing Alice’s imagery, creating and reframing symbols, bringing up new themes and concepts to be discussed and to impact more diverse areas in society. With all this, the hypothesi that the character Alice, inserted and rewritten in pop music, generates several and different images from Carroll’s romance creating other archetypes around the character was confirmed
Palavras-chave: Alice
Arquétipo
Intermidialidade
Símbolos
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: RODRIGUES, João Victor Sousa. A festa do chá: as referências intermidiáticas de alice’s adventure in wonderland na cultura pop e a construção de uma nova imagem arquetípica. 2022. 47f. Monografia (Licenciatura Plena em Letras-Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/774
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfTexto Completo931,55 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.