Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/778
Tipo do documento: Monografia
Título: Os fatores que motivam o ensino da língua inglesa na pré-escola e como este ensino acontece na educação infantil
Autor: Vieira, Uilkianne
Primeiro orientador: Riedel, Márlia Socorro Lima
Resumo: O ensino da Língua Inglesa vem sendo introduzido cada vez mais cedo nas escolas e na vida cotidiana das crianças brasileiras. Em uma sociedade competitiva, cheia de anseios quanto ao futuro e, principalmente, quanto ao futuro dos seus filhos, pais buscam, de forma às vezes equivocada, prepará-los para uma via adulta bem estruturada. O objetivo principal desta pesquisa foi buscar entender os motivos que levam a inserção da língua inglesa na pré-escola e como acontece este ensino na educação infantil (3 a 5 anos). Os principais teóricos que fundamentaram este trabalho foram Linguevis (2007), Forte (2010), Oliveira (2014) e Silva (2014). Esta é uma pesquisa explicativa com abordagem qualitativa. Devido à natureza subjetiva da pesquisa qualitativa, seus resultados foram apresentados através de relatórios que relatam resultados alcançados em duas dissertações de mestrado que tiveram o propósito de analisar como acontece o ensino de inglês na educação infantil (3 a 5 anos) em duas escolas em São Paulo, sendo uma do ensino regular e a outra de uma escola de idiomas. Foi utilizado o método comparativo com o objetivo de verificar afinidades e explicar as divergências entre as duas pesquisas, com o propósito de melhor compreender o comportamento das crianças durante o aprendizado de língua inglesa na pré-escola. Pode-se constatar, ao final da investigação, que estudar inglês na educação infantil pode ser vantajoso, pois, além de fazer com que a criança aprenda o novo idioma, também estimula as funções cognitivas.
Abstract: The English language teaching has been introduced very early in schools and in the daily lives of Brazilian children. In a competitive society, full of anxieties about the future and, mainly, about the future of their children. This happens because parents seek to prepare them for a well-structured adult path in a wrong way. The main objective of this research was to seek to understand the reasons for an early English language learning in preschool and how this teaching takes place in early childhood education (3 to 5 years). The main theorists who supported this work were Linguevis (2007), Forte (2010), Oliveira (2014) e Silva (2014). This is an explanatory research with a qualitative approach. Due to the subjective nature of the qualitative research, its results were presented through reports that show the main findings from two master ́ dissertations which had the purpose of analyzing how the English language teaching happens in early childhood education (3 to 5 years old) in two schools in São Paulo – a regular school and an English language school. The comparative method was used in order to verify and explain affinities and differences between the two schools, with the purpose of better understanding the children’s behavior during the English language learning process in preschool. It can be seen, at the end of the investigation, that studying English in early childhood education can be advantageous because it allows children not only to learn the new language, but it also stimulates their cognitive functions.
Palavras-chave: Língua inglesa
Educação infantil
Ensino
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: VIEIRA, Uilkianne. Os fatores que motivam o ensino da língua inglesa na pré-escola e como este ensino acontece na educação infantil. 2022. 31 f. Monografia (Licenciatura plena em Letras – Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/778
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfTexto Completo348,65 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.