Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/785
Tipo do documento: Monografia
Título: Multimodalidade: análise do livro didático a partir da metafunção composicional
Autor: Sousa, Shelton dos Santos
Primeiro orientador: Holanda, Maria Eldelita Franco
Resumo: A evolução da tecnologia de informação e de comunicação propiciou profundas alterações na linguagem escrita, tornando necessário o uso de textos multimodais, agora existem três tipos de texto, o texto verbal, oral e imagético, pois apenas o texto verbal e oral não é suficiente, visto que a sociedade vive na era visual devido ao avanço da tecnologia e da comunicação. Desse modo, o objetivo desta pesquisa está na compreensão dos elementos representados nas imagens e sua relação com o letramento visual, e para que isso seja desenvolvido utilizou-se da análise da metafunção composicional da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006) em livros didáticos de língua inglesa. O arcabouço teórico adotado nesta pesquisa centra-se em autores que discutem a Multimodalidade, Multiletramento, Semiótica Social, Gramática do Design Visual, letramento visual, livro didático e BNCC, como: Kress e Van Leeuwen (2006), Bezemer e Kress (2010), Machin (2007), van Leeuwen (2005), Cope e Kalantzis (2000), entre outros. A pesquisa se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, que consiste na investigação analítica e descritiva do corpus com vista no letramento visual propiciado pelo livro didático. O corpus se constitui um total de 8 imagens extraídas das unidades dos livros Anytime! (2020) e Take Action! (2020). Investigou-se nas análises como o significado composicional, o valor da informação, saliência e enquadramento transparecem na composição e harmonia das imagens contidas no livro didático de língua inglesa e sua contribuição para o letramento visual multimodal. Os resultados preliminares apontam que os livros didáticos Anytime! (2020) e Take Action (2020) se configuram como um suporte multimodal, uma vez que a composição das imagens é usada como um caminho de leitura propiciando o letramento visual.
Abstract: The evolution of information and communication technology has led to profound changes in written language, making the use of multimodal texts necessary, now there are three types of text, verbal, oral and imagery text, because only verbal and oral text is not enough, since society lives in the visual era due to the advancement of technology and communication. Thus, the objective of this research is to understand the elements represented in the images and their relationship with visual literacy, and for this to be developed, we used the analysis of the compositional metafunction of the Grammar of Visual Design by Kress and van Leeuwen (2006) in English language textbooks. The theoretical framework adopted in this research focuses on authors who discuss Multimodality, Multiliteracy, Social Semiotics, Visual Design Grammar, visual literacy, textbooks and BNCC, such as: Kress and Van Leeuwen (2006), Bezemer and Kress (2010), Machin (2007), van Leeuwen (2005), Cope and Kalantzis (2000), among others. The research was carried out through a bibliographical research of a qualitative nature, which consists of the analytical and descriptive investigation of the corpus with a view to the visual literacy provided by the textbook. The corpus consists of a total of 8 images extracted from the units of the Anytime! (2020) and Take Action! (2020). It was investigated in the analyzes how the compositional meaning, the value of information, salience and framing appear in the composition and harmony of the images contained in the English language textbook and its contribution to multimodal visual literacy. Preliminary results indicate that Anytime! (2020) and Take Action (2020) are configured as a multimodal support, since the composition of the images is used as a reading path providing visual literacy.
Palavras-chave: Multimodalidade
Livro Didático
Gramática do Design Visual
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: SOUSA, Shelton dos Santos. Multimodalidade: análise do livro didático a partir da metafunção composicional. 2023. 49f. Monografia (Licenciatura em Letras-Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/785
Data de defesa: 2023
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfTexto Completo1,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.