Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/788
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, André Felipe de-
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Mário Eduardo-
dc.date.accessioned2024-09-24T20:30:27Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUSA, André Felipe de. A música como fator motivador para o desenvolvimento da habilidade de listening no ensino de língua inglesa. 2020. 51f. Monografia (Licenciatura em Letras-Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/788-
dc.description.resumoEste trabalho teve como foco observar a música como fator motivador para o desenvolvimento da habilidade de listening no ensino de língua inglesa. A pesquisa foi do tipo experimental e caracterizada como estudo de caso, realizado na Escola Municipal Professor Ofélio Leitão, de ensino fundamental regular e no campus Poeta Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí, ambas as instituições localizadas em Teresina-PI. Na coleta de dados foram aplicados testes divididos em duas etapas. Durante a análise de dados foi possível observar a progressão do desempenho dos alunos ao memorizarem e assimilarem os sons e escrita das palavras trabalhadas. A análise de acertos quantitativa ao final das comparações dos progressos de cada teste, demonstra que não houve êxito expresso por ambas as amostras no teste I. Já no teste II, a amostra da UESPI alcançou a média estabelecida pelo pesquisador em que 60% da amostra acertou 60% do teste. Este trabalho fundamenta-se em: Susan Gass e Selinker (2008), Stephen Krashen (1981), Maria Lúcia Santaella (2017), Sampaio e Leite (2011), Marco Silva (2010), dentre outros não menos importantes. A importância deste estudo está em promover o uso da música em sala de aula para a aprendizagem de língua inglesa. Assim também sugere que a música pode ser trabalhada através de técnicas de ensino que articulem textos e recursos audiovisuais em geral. É um princípio que pode e deve ter dentre outros estudos em área acadêmicapor
dc.description.abstractThis work focused on observing music as a motivating factor for the development of listening skills in English language teaching. The research was experimental and characterized as a case study, conducted at the Escola Municipal Professor Ofélio Leitão, of regular elementary school and on the Campus Poeta Torquato Neto of Universidade Estadual do Piauí, both institutions located in Teresina-PI. In data collection, tests divided into two steps were applied. During data analysis it was possible to observe the progression of students' performance when memorizing and assimilating the sounds and writing of the words worked. The analysis of quantitative correct answers at the end of the comparisons of the progress of each test, demonstrates that there was no success expressed by both samples in test I. Already in test II, the Sample of The UESPI reached the mean established by the researcher in which 60% of the sample hit 60% of the test. This work is based on: Susan Gass and Selinker (2008), Stephen Krashen (1981), Maria Lúcia Santaella (2017), Sampaio and Leite (2011), Marco Silva (2010), among others no less important. The importance of this study is to promote the use of music in the classroom for English language learning. Thus, it also suggests that music can be worked through teaching techniques that articulate texts and audiovisual resources in general. It is a principle that can and should have among other studies in the academic fieldeng
dc.description.provenanceSubmitted by Grasielly Oliveira (grasiellymuniz@uespi.br) on 2024-09-20T14:24:39Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 904638 bytes, checksum: 7eb66781bd4a5bc0aa8ced6af870a697 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 534825 bytes, checksum: 4d5d3d3d4eeba173e9ff88ba651a6bde (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2024-09-24T20:30:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 904638 bytes, checksum: 7eb66781bd4a5bc0aa8ced6af870a697 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 534825 bytes, checksum: 4d5d3d3d4eeba173e9ff88ba651a6bde (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-24T20:30:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 904638 bytes, checksum: 7eb66781bd4a5bc0aa8ced6af870a697 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 534825 bytes, checksum: 4d5d3d3d4eeba173e9ff88ba651a6bde (MD5) Previous issue date: 2020-09-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectListeningpor
dc.subjectAprendizagem de Língua Inglesapor
dc.subjectTecnologia em Salapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleA música como fator motivador para o desenvolvimento da habilidade de listening no ensino de língua inglesapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfTexto Completo883,44 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.