Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/789
Tipo do documento: Monografia
Título: Fanfictions: uma ferramenta facilitadora na compreensão e produção de textos em inglês
Autor: Carvalho, Andrezza Elen Alencar de
Primeiro orientador: Oliveira, Cláudia Verbena de
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo demonstrar como as fanfictions podem ser uma ferramenta facilitadora na compreensão e produção de textos em Língua Inglesa. Primeiramente, participaram desta pesquisa alguns alunos do curso de Letras Inglês da Universidade Estadual do Piauí e participantes do grupo NewFictions - grupo criado em um aplicativo de mensagens para a discussão de fanfictions de variados temas. Este trabalho teve como suporte teórico estudos de Black (2006) e Vargas (2015), dentre outros especialistas da área de leitura e escrita em inglês e pesquisadores acerca do fenômeno das fanfictions. Foram utilizados para a coleta de dados dois questionários: um questionário com perguntas gerais sobre fanfictions e um segundo questionário, este já mais específico, que buscou coletar detalhes e informações diferenciadas. A análise dos dados confirmou que a constante leitura de fanfictions oferece ao leitor vocabulário básico que permite a comunicação entre pessoas e a compreensão em língua inglesa. Enfatizamos que, quanto mais o leitor adquire vocabulário, mais ele consegue escrever em inglês, aprimorando, assim, sua escrita. Portanto, essa pesquisa reforça a importância de aplicar essa nova forma de escrita e leitura, que são as fanfictions,no contexto de ensino e de aprendizagem da Língua Inglesa, tornando o jovem e o adulto ainda mais motivados para o ambiente de instrução
Abstract: The current work had the objective to demonstrate how the fan fictions can be a facilitating tool in the comprehension and production of texts in English. Firstly, participated in this research some students of English course from Universidade Estadual do Piauí and participants of the group NewFictions - group created in a messaging applicattion for discussion of fanfictions of various themes. This work had as theoretical support studies of Black (2008) and Vargas (2015), among other english reading and writing experts and researchers on the phenomenon of fan fictions. Two questionnaires have been utilized for data collection: a questionnaire with general questions about fan fictions and a second questionnaire, this one more specific that sought to collect details and differentiated information. Data analysis confirmed that constant fan fiction reading provides the reader basic vocabulary which allows comunicattion between people and the comprehension in English. We emphasized that the more the reader acquires vocabulary, the more he can write in English, thus improving his writing. Therefore, this research reinforces the importance of applying this new form of writing and reading which are fan fictions, in the context of english language teaching and learning, making young people and adults even more motivated for the instructional environment
Palavras-chave: Fanfictions
Ensino e aprendizagem
Ferramenta facilitadora
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: CARVALHO, Andrezza Elen Alencar de. Fanfictions: uma ferramenta facilitadora na compreensão e produção de textos em inglês. 2019. 41f. Monografia (Licenciatura em Letras-Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/789
Data de defesa: 2019
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfTexto Completo345,37 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.